A Chave do Portão

A Chave do Portão Katie Hickman

Resenhas - A Chave do Portão

Ket 23/01/2020

Bonzinho...
A chave do portão é um romance histórico que insere um personagem fictício em uma corte que realmente existiu: o harém do Sultão Mehmet III, no século XVI. Nesse livro vamos acompanhar o destino da Celia, uma inglesa que foi capturada e depois entregue ao Império Otomano como presente ao monarca.

Apesar da ideia interessantíssima, não achei a narrativa muito envolvente. Acho que faltou um pouco de força, principalmente nos personagens. O livro se passa em dois momentos, no passado acompanhamos a Celia e no presente, uma pesquisadora de Oxford chamada Elizabeth que está em busca da história da primeira. Mas, apesar de duas protagonistas, nenhuma delas me conquistou ou fez com que eu me importasse muito com o destino que teriam... Sinceramente, em relação à Elizabeth, se os capítulos dela fossem suprimidos do livro, não faria lá muita diferença.

Mas acho que o livro vale pela descrição de como funcionava a ordem de poderes (que não eram muitos...), das mulheres dentro harem de Mehmet III e como a Sultana Safiye movia as cordas de acordo com suas vontades. Ela, inclusive, é figura histórica e chegou a trocar correspondências com Elizabeth I. De longe o personagem mais interessante da história.