O Desejo de Pintar

O Desejo de Pintar Charles Baudelaire

Resenhas - O DESEJO de PINTAR

Biblioteca Álvaro Guerra 31/01/2024

Em o desejo de pintar e outros poemas em prosa de Charles Baudelaire , Mario Vale cria imagens ao mesmo tempo que elas ajudam a inaugurar uma nova fase do seu trabalho . O já conhecido ilustrador das cenas do cotidiano infantil com recorte/colagem , dos cartoons bem-humorados e dos livros de imagens ,apresenta ,agora, ao público , o seu lado tradutor.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576731474

CarolBD 31/07/2023

O desejo de pintar
O desejo de pintar é um livro de poemas, não foi uma das melhores coisas que eu já li na vida, nem uma das que mais me conectei, acredito q eu precise dar outra chance mais para frente, porém não foi horrível, houve até algumas marcações e a leitura é extremamente rápida.

Sara.Maria 31/03/2023

Uma breve introdução da produção de Baudelaire
Lindo. Breve. Simbólico. Profundo.

Tenho muito carinho pelos 'poetas malditos', e acho que essa coletânea foi bem didática para introduzir Baudelaire aos jovens.

O estilo de poema em prosa facilita a leitura e interpretação de forma linear. A linguagem romântica do autor te transporta pra um mundo tão real, mas ao mesmo tempo tão poético em sua simplicidade... fenomenal

Recomendo muito!

Leticia 12/06/2022

Maravilhoso!
Sempre serei grata pelos livros que ganhei da escola. Mesmo não dando muito valor na época, considero hoje em dia os melhores livros da minha estante. "O desejo de pintar é outros poemas em prosa de Charles Baudelaire", sem dúvida, foi um desses livros que recebi da escola, deixei parado por anos na estante e que se tornou um favorito quando finalmente o li e compreendi toda sua preciosidade. É simplesmente magnífico, tanto os textos quanto a ilustração do Maria Vale.

Brí 22/12/2021

Interessante
Confesso que não é meu estilo de leitura, mas gostei e achei muito legal o trabalho das ilustrações, que proporcionaram uma visão singular dos poemas.

thaisraiz 11/11/2021

A dignidade me é entediante
Misturou arte pictórica com poesia, eu to dentro.
Sério esse livro é super curtinho mas ver a conexão dos poemas com os quadros me vez sentir sortuda de ter encontrado minha paixão na vida e de estar viva para ler e sentir as coisas que esses artistas me podem oferecer.
Me senti muito inspirada, e com certeza esse livro me acordou e animou bastante nessa manhã de batente chuvosa.
Quero sair do trabalho agora e ir escrever!
(08:00 de uma quinta-feira na empresa)

Ana Sales 08/07/2021

Pois então, você me dirá:
"Será que essa lenda é verdadeira?".
Que importa que a realidade seja fora de mim, se ela me ajuda a viver, a sentir o que eu sou e quem eu sou?

Desirre2 20/01/2019

Literatura e Outros Sistemas.

Caio 07/01/2019

A Arte é maravilhosa
Esse livro faz tempo, ganhei quando estava no ensino fundamental, e me encantou na primeira vez. Amo ilustrações e isso agrega muito na explicação, encantamento do texto, é um exemplo que quando no livro.... Ele agrega valor, agrega identidade e isso que eu gosto. Pretendo conhecer mais os trabalhos de Charles Baudelaire onde foi um grande escritor francês e além de um dos precursores do Simbolismo. Então vale a pena esse livro sim para quem ama poesia...
" O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice." - Baudelaire.

Ana SPV 21/07/2017

Não indico
Apenas não gostei.

mmurilo 08/07/2016

O livro conta vários poemas (em prosa) do poeta francês Charles Baudelaire, sob as ilustrações/pinturas de Mario Vale, um grande admirador da obra de Baudelaire.
São 6 poemas sendo o último, A perda da auréola, o melhor em minha opinião.

@andressamreis 27/01/2016

É um vapt vupt
Este livro considerado em sua tríade: poemas de Baudelaire, tradução descomprometida de Mário Vale e as ilustrações pelo mesmo. Bom, em resumo lemos Baudelaire através do filtro poluído de Mário Vale e o resultado é um belo livro para uma leitura de meia hora. Cumpre bem o papel, mas ficou no ar: "o que faltou? "

Mary D. 07/01/2014

A única coisa que sabia sobre Charles Baudelaire antes desse livro era que ele foi um dos precursores do Simbolismo. Depois do livro continuo sabendo pouco, já que sua fama veio bem posterior a ele.
Mas sobre o livro, é bem curto, das 47 no mínimo 10 são pinturas de Mario Vale. Os poemas focam muito no ser humano, na essência humana. Gostei de alguns trechos como:
"Um porto é uma morada para um coração cansado das lutas diárias."

Ana 11/09/2012

A poesia, te faz viajar. E as pinturas dão cor e vida à sua viagem.
"Olhando de fora, através de uma janela aberta, nunca se vê tantas coisas do que quando se olha por uma janela fechada."

Como eu disse já no título da resenha, o livro é uma junção de duas das maiores artes descobertas e exploradas pelo ser humano: a poesia e a pintura.

Os poemas, como sempre, desmontam e remontam a alma e os anseios do artista, refletindo-se no exterior - e, portanto, em nós mesmos. Por fim, à todo aquele que ler sentindo o que está sendo lido, tais palavras escolhidas com a minúcia de um cirurgião das letras, acabarão por tocar o mais íntimo de si. Pois não há alma nesse mundo que resista ao apelo de outra alma, este transcrito em sábias, vivas e - nesse caso - coloridas palavras.

As cores dão vida à cena. O abstracionismo atiça a imaginação. Os segredos ocultos em cada linha dão diversos significados a cada expressão.

Uma leitura? Eu diria que vai além disso. É mais como uma viagem mesmo... e, mesmo depois de tanto tempo, acredito que eu ainda não tenha voltado dela.

Talvez eu não queira voltar...

Juliana Cardoso 04/01/2012

Perfeito para os jovens...
amei os poemas "As janelas", e "A perda da auréola".

Ótimo para introduzir os jovens aos poemas de Charles Baudelaire e observas as pinturas de Maio Vale.