Recife

Recife Lenice Gomes...

Resenhas - Recife, cidade das pontes, dos carnavais e dos poetas

Na Literatura Selvagem 26/10/2017

Recife, cidade das pontes, dos carnavais e dos poetas
Recife é terra de encantos mil. Eu, como pernambucana, sinto orgulho desse pedaço de terra abençoado e encantador, que apesar dos inúmeros problemas sociais existentes nos tempos recentes, ainda carrega nas pontes que a enlaçam uma beleza de pôr-do-sol espelhado em suas águas, em contraste com os prédios e sobrados decadentes, deixando a paisagem ainda mais bucólica...

Recife - cidade das pontes, dos rios, dos poetas e dos carnavais é uma obra ricamente ilustrada por Tati Móes, realizada por Lenice Gomes e Hugo Monteiro Ferreira. Trata-se da história da origem da cidade de Recife, desde os primórdios do século XVI em que o Brasil era colônia de Portugal.

leia mais em

site: https://torporniilista.blogspot.com.br/2017/07/recife-cidade-das-pontes-dos-rios-dos.html

Pandora 03/04/2012

"RECIFE: cidade das pontes, dos rios, dos poetas e dos carnavais."
Livro infantil que de forma bem didática conta a História do Recife desde seu inicio lá no longínquo século XVI, especificamente no dia 12 de Março de 1537, com o nome de "Vila de Ribeiro do Mar dos Arrecifes" onde residia um pequeno grupo de pescadores sem importância nenhuma. Aliás, economicamente importante mesmo eram os riquíssimos moradores de Olinda, a cidade da açucarocracia portuguesa na América, pq sim, naquela época todos os homens livres existentes nessa terra se consideravam muito portugueses, brasileiro era quem carregava pau-brasil.

Ele conta os episódios marcantes de nossa história, a presença holandesa por essas bandas de cá, a primeira ponte das amaricas, a história de um boi voador de mentirinha, a Guerra dos Mascates, a vida as margens dos rios Capibaribe e Beberibe.

O século XIX e um tal de processo de modernização que fez nascer espaços como um certo Teatro Santa Isabel, também são citados, assim como as várias revoluções que nasceram sobre nosso chão quente, como a Revolução de 1827, a Praiera e a Confederação do Equador. A presença da escravidão, a chegada do século XX, os nossos poetas, os Carnavais.

No geral eu gostei do livro, ele da conta da história oficial da cidade com uma certa graça e a Tati Moes se inspirou nos grandes artistas que pintaram a cidade em outros tempos e fez um trabalho muito lindo como ilustradora. Da até orgulho de ser recifense!

Publicado também em http://elfpandora.blogspot.com.br/2011/03/sobre-recife.html