Para Entender As Notícias

Para Entender As Notícias Cristina Ponte




Resenhas - Para Entender As Notícias


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 27/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"Para Entender As Notícias: Linhas de análise do discurso jornalístico" é um livro escrito por Cristina Ponte, publicado em 2005. Nesta obra, a autora oferece uma análise abrangente do discurso jornalístico, fornecendo aos leitores ferramentas e conceitos para compreender as notícias veiculadas pela mídia. O livro pretende promover a alfabetização midiática e estimular a capacidade crítica dos leitores em relação às mensagens jornalísticas.

Resumo do conteúdo:
O livro está estruturado em capítulos que abordam diferentes aspectos do discurso jornalístico e fornecem linhas de análise para a compreensão das notícias.

Capítulo 1: Introdução ao discurso jornalístico
Neste capítulo introdutório, Cristina Ponte apresenta os conceitos básicos do discurso jornalístico e discute a importância de uma leitura crítica das notícias. Ela explora a relação entre a mídia e a sociedade, destacando a influência da linguagem e das estratégias discursivas na construção do sentido das notícias.

Capítulo 2: A estrutura do texto jornalístico
A autora analisa a estrutura típica do texto jornalístico, incluindo a manchete, o lead, o corpo da notícia e a conclusão. Ela explora como esses elementos são utilizados para transmitir informações, destacar pontos de vista e construir narrativas.

Capítulo 3: Fontes, vozes e enquadramentos
Cristina Ponte discute o papel das fontes e das vozes presentes nas notícias, examinando como as escolhas editoriais influenciam a construção da mensagem jornalística. Ela aborda o conceito de enquadramento e explora como as notícias são apresentadas de acordo com determinadas perspectivas e interesses.

Capítulo 4: Ética e responsabilidade jornalística
A autora aborda questões éticas relacionadas ao jornalismo, discutindo o papel do jornalista como mediador da informação e as responsabilidades envolvidas na produção e disseminação das notícias. Ela analisa exemplos de práticas éticas e antiéticas no jornalismo contemporâneo.

Capítulo 5: Análise crítica das notícias
Neste capítulo final, Cristina Ponte apresenta abordagens e ferramentas para a análise crítica das notícias. Ela discute o papel da linguagem, dos estereótipos e das representações na construção do discurso jornalístico e oferece diretrizes para uma leitura crítica e reflexiva das notícias.

Conclusão:
"Para Entender As Notícias: Linhas de análise do discurso jornalístico" de Cristina Ponte é um livro que visa desenvolver a capacidade crítica dos leitores em relação às notícias veiculadas pela mídia. Através da análise do discurso jornalístico, a autora oferece ferramentas e conceitos para uma leitura atenta e reflexiva das informações apresentadas. Publicado em 2005, o livro continua sendo relevante e atual, fornecendo insights e orientações úteis para aqueles que desejam compreender as dinâmicas e os mecanismos do jornalismo contemporâneo. Com uma abordagem acessível e embasada teoricamente, Cristina Ponte contribui para a formação de leitores críticos e informados em relação à mídia. A obra é recomendada para estudantes, pesquisadores e todos os interessados em desenvolver uma compreensão mais aprofundada do discurso jornalístico e sua influência na sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR