Hard-Boiled Wonderland and the End of the World

Hard-Boiled Wonderland and the End of the World Haruki Murakami

Resenhas - Hard-Boiled Wonderland and the End of the World

Martha37 09/09/2023

Em estilo Murakami surrealista, mais uma história envolvente e sutilmente profunda. Um livro sobre a ideia do ser, e de como a mente nos pertence mesmo quando a estamos perdendo.

thaispmendes 03/01/2023

Já li vários livros de Murakami, e como todo livro dele, amei a escrita deste. Realmente parece que você está lendo um sonho. Acontecem coisas impossíveis que não vão ter explicação, mas te afetam de um jeito profundo e você passa o dia com aquilo te acompanhando. Gosto demais da falta de seriedade na reação do personagem diante das diversas situações absurdas ao longo do livro.

O problema de Murakami é como ele escreve personagens femininas, o fetiche por partes específicas do corpo, o jeito que ele fala sobre o corpo das mulheres na história é muito ofensivo. A personalidade que ele cria para elas também é sempre misteriosa, muito inteligente, "quirky" e sexy... elas sempre apresentam essa qualidade fantástica. Não se assemelham nada com uma mulher real. Se pensarmos que as histórias dele se parecem com sonhos, faz sentido elas serem assim. Mas sendo mulher, incomoda bastante ler os livros dele nesses momentos. Se não fosse por isso, eu daria 5 estrelas.

Thaisa 05/04/2022

Um livro extremamente confuso, estranho e melancólico
Antes de tudo, já aviso: esse é o livro mais confuso que eu já li na vida!
Aqui nós encontraremos duas narrativas: a de Hard-Boiled Wonderland é mostrada nos capítulos ímpares, e a de The End of the World, nos capítulos pares.
Na primeira, somos apresentados ao protagonista, que é um Calcutec (passou por um procedimento e consegue criptografar e descriptografar informações apenas com o seu cérebro). Ele é chamado por um cientista que fez uma grande descoberta e precisa que essas informações fiquem seguras, pois se caírem em mãos erradas (como nas dos Semiotecs, antigos Calcutecs que tentam roubar informações, ou nas dos Inklings, criaturas que vivem embaixo da terra), será o fim do mundo.
Já na segunda, vemos o protagonista chegando em uma cidade completamente murada, com um grande portão. Ao entrar, o Porteiro avisa que seu trabalho será ler sonhos antigos presos em caveiras de unicórnios; pra isso, ele passa por um procedimento nos olhos e é separado de sua sombra.
Essa obra de Murakami mistura fantasia, ficção científica, terror, romance, drama... Uma leitura densa, complicada, com elementos próprios, e que, se o leitor resistir a confusão que o livro traz, será recompensado com uma história linda e melancólica, lotada de simbolismos e cheia de reflexões.
Um aspecto negativo que me fez querer desistir da leitura várias vezes foi o protagonista gordofóbico - e como ele escancara isso sempre que possível. Além disso, esse não é um livro recomendado para quem quer começar a ler Murakami, pois é completamente maluco e pode desagradar quem não estiver disposto a embarcar nessa louca jornada.
No entanto, eu mergulhei na história, criei teorias, tentei encaixar as peças que faltavam, e adorei essa experiência tão única, além da ousadia do autor em criar algo tão complexo, singular e bonito.
Mesmo que o livro seja arrastado por ser confuso, o último ato é maravilhoso: quando as narrativas se encontram e chegamos ao clímax da história, Murakami demonstra toda a sua genialidade com uma conclusão extremamente profunda, brilhante e, principalmente, inesquecível.

Lali 23/09/2021

Um dos melhores do Murakami. História surpreendente, fluida, bem estruturada, com ótimos pontos de virada. Fantástico.

Pappa 12/11/2009

Murakami e a Fantasia
Uma explêndida obra de fantasia cyber-punk. O livro é dividido em duas tramas que correm simultaneamente: uma é a história de um tipo de "programador", um rapaz que é capaz de introduzir dados em seu cérebro e encriptá-los (embaralhá-los), que se envolve com um cientista maluco e suas experiências; a outra é a história de um homem que chega a um lugar estranho - uma cidade toda murada, cheia de regras e costumes bizarros - e tenta entender como ela funciona e porque ele está ali, já que não lembra de nada antes de sua chegada. É claro que as histórias se relacionam, e descobrir a ligação entre elas é um dos prazeres da leitura.

Os personagens são o ponto forte, são verossímeis, profundos, emotivos, têm seus problemas e traumas, e também suas qualidades, e interagem com uma trama alucinante e diria até alucinógena de tão louca. Por falar na trama, apesar de ser altamente "viajante", não deixa o leitor desistir pelo exagero. É fantasiosa, porém a forma como é passada faz com que seja aceitável e muito agradável.

Tendo lido apenas dois livros de Haruki Murakami já me transformou em um fã. Para mim suas histórias surreais, cheias de referências à cultura pop japonesa e internacional, me deixam fascinado. Neste romance novamente ele não decepciona, mostrando toda sua criatividade e a profundidade de seus trabalhos.