Apenas Miúdos

Apenas Miúdos Patti Smith

Resenhas - Só Garotos

Maria 31/01/2023

?Patti, será que a arte nos entendeu??
Esse livro é triste, apesar de muito bonito. Eu me senti dentro da história de Robert e Patti, torcendo pra dar tudo certo no chamado que, inicialmente, nem eles sabiam muito bem o que era. Várias vezes eu fiquei pensando "por que eles não desistem e vão viver uma vida normal?", por causa das situações bizarras que aconteciam. Terminei o livro feliz por eles terem se encontrado nessa vida e não terem desistido do que acreditavam, por mais que o caminho tenha sido difícil.

Patti escreve de uma forma muito tocante, dá pra sentir todo amor e carinho que ela sente por Robert. Isso deixa a parte final do livro bem mais difícil, porque você vê Robert morrendo e Patti sem poder fazer nada, enquanto acompanha ela tendo essa mesma reflexão também. É muito triste. Ambos são geniais à sua maneira e se entendiam de um jeito surreal. É uma das histórias de amizade mais bonitas que já vi.

? ?Muito já se falou sobre Robert, e outras coisas ainda serão ditas.? ?

Lucas.Gabriel 31/01/2023minha estante
História de amizade?? Pensei que era romance!

Lucas.Gabriel 31/01/2023minha estante
Muito boa resenha ?

Maria 31/01/2023minha estante
Ele descobre que é gay na metade do caminho

Maria 07/03/2023minha estante
?????????????????????????????????????

Clara2471 31/01/2023

união entre artistas
ah, ser artista nos anos 60-70 em nova york... me senti inspirada, angustiada e curiosa com toda essa vivência dos dois

bianca 28/01/2023

just kids
"Enfim, junto ao mar, onde Deus está em toda parte, lentamente fui me acalmando. Continuei olhando o céu. As nuvens tinham as cores de um Rafael. Uma rosa ferida. Tive a sensação de que ele próprio tinha pintado a nuvem. Você o verá. Você o conhecerá. Você verá a mão dele. Essas palavras me vieram, e eu soube que um dia veria um céu pintado pela mão de Robert."

uma das minhas partes favoritas ?

Manu.Taylors 24/01/2023

não vou conseguir esquecer eles
Eu nunca tinha escutando falar sobre Patti, Robert ou a grande maioria dos muitos artistas citados nesse livro, mas depois dessa leitura é impossível não se sentir próximo a eles. Tantas descrições sobre tudo e todos, sobre cada detalhe, o processo criativo, os pensamentos bons e ruins e todas as emoções. Não tenho nada a reclamar é um livro ótimo.

lavínia 24/01/2023

um dos meus novos livros favs
eu irei me m nao to brincando meu deus livro que é real sempre me pega e o fato de tudo que ela ta falando ai ter realmente acontecido tlgd eh surreaaaallll estou mutcho mutcho triste

Felipe99 24/01/2023

?AMOR?
?Muito ja? se falou sobre Robbert, e outras coisas ainda sera?o ditas.?

Em 2010, a cantora, poetisa e escritora Patti Smith nos presenteou com seu primeiro livro memoriali?stico ?so? garotos?, que traz para os leitores o peri?odo em que Patti encontra o grande artista de sua vida e incentivador, o foto?grafo Robert Maplethorpe, vivendo intensamente como amigos, amantes e parceiros, na vida e na arte. Patti, registra tambe?m, sua relac?a?o com a arte, que comec?a ainda na infa?ncia e se intensifica quando conhece Robert. A pedido do foto?grafo antes de morrer, que Patti escrevesse sobre a vida deles, ela sem nos poupar de qualquer detalhes nos conta, com muito sentimentalismo e afeto, sobre suas vive?ncias, seus encontros e desencontros, seus caminhos trac?ados pela fotografia, poesia e mu?sica. Registra tambe?m seus encontros com grandes nomes da mu?sica, das artes visuais e da literatura que passaram por sua vida deixando va?rias refere?ncias. Um livro intenso, poe?tico, que fala de uma amizade ta?o sensi?vel, um amor com mu?ltiplas facetas, cheio de arte e descobertas. ??

Debeeð 22/01/2023

Sensível e sincero
Patti e Robert construíram aquilo que chamamos de conexão de outras vidas. Um amor que passou por diversas fases e modos, o carinho, respeito e admiração que os dois carregavam não se definem apropriadamente como amantes, amigos ou irmãos, eles são e foram mais que isso!
A sensibilidade de Patti Smith com a trajetória e genialidade artística de Robert e a sua própria transportam o leitor ao papel de coadjuvante na história, como um amigo que acompanha a intimidade da relação entre os dois, sem entender racionalmente mas sentindo essa união entre estrelas cósmicas de uma galáxia particular. Um universo só deles.

Christyele 22/01/2023

Surpreendente
Ao pegar o livro para ler pensei que seria um romance clichê como qualquer outro, mas fui pega desprevinida.
Além de contar uma história real, a escrita de Patti é tão poética que você simplesmente não consegue parar de ler. Tudo no livro te envolve.
Que historia linda, estou realmente emocionada, um livro que te faz pensar sobre a vida e sobre como com tão pouco você consegue fazer muito. Com certeza esse livro me ensinou a valorizar o que eu tenho e como posso usar tudo isso ao meu favor.

ticinhachan 21/01/2023

"Nossa arte são nossos filhos"
Patti Smith é uma das artistas mais completas que temos e teremos no mundo. Poesia, desenho e música são suas forças motrizes e nunca tinha lido sobre uma pessoa que vivia em função de criar e entrar em conexão com sua própria arte. Tendo uma infância e adolescência humildes e chegando a morar na rua, Patti percorreu caminhos muito inclinados até chegar a ser essa artista reconhecida de Nova York.

Mas é além disso, sabe? O seu relacionamento com Robert é algo de outro mundo, ultrapassa qualquer tipo de rótulo como amizade, namoro, companheirismo, é algo que chega a ser outra coisa que gente não sabe bem definir. Eles eram confidentes. Irmãos. Amantes. Gêmeos. Eles cresceram juntos e não havia uma relação de posse, de julgamento, de competição. Era simplesmente apenas um pelo outro. Eram os dois e arte que criavam.

Esse livro é sublime, simplesmente me acabei em choro quando cheguei ao final. Não canso de admirar ainda mais os dois artistas e foi com certeza a melhor biografia que já li. Leitura obrigatória pra todo artista, sem dúvidas.

day 20/01/2023

eu nao to chorando, vc q ta ??
boêmio. nao existiria patti sem robert. não existiria robert sem patti. eles eram alma gêmeas, o relacionamento todo era perfeito, na medida certa, meudeus to emocionada ?

da pobreza até o estrelato, sem inveja, apenas queriam o melhor pro outro. é lindo o jeito que eles levaram a vida juntos apesar das dificuldades, sempre um apoiando o outro, o importante era ficar juntos. a arte sempre esteve presente, e isso foi maravilhoso, no livro todo tem referências a filmes, escritores do séc XVIII/XIX, cantores, letras de músicas, fotografias, livros, peças de teatro, tudo. o puro suco da arte tá toda nesse livro.

é um livro que traz um cenário da juventude undergound dos anos 60 de Nova York, com dr0g?s, amores não correspondidos, liberdade, arte e mt rock. simplesmente recomendo dms nao tenho palavras pra digitar o meu amor incondicional por esse livro com ctz vou reler pra sentir tudo oq eu senti lendo essa obra de arte *video da andressa urach falando que quando abriu a bíblia teve um extase maior que a c0c?inå*

Carol Vidal 19/01/2023

Um relato muito vivo do que era ser artista na Nova York das décadas de 60 e 70. Patti tem uma forma muito gostosa de narrar, que me transportou pra esse tempo mesmo que muitas referências não fizessem sentido pra mim.

Achei muito interessante esse exercício dela de voltar ao passado e analisá-lo com a distância dos anos, fazendo conexões e reflexões que só o distanciamento é capaz de provocar.

16/01/2023

"Eu já sou livre", falei.
Quando li o título senti que precisa lê-lo.

Patti Smith, glorisa e artística, transformou o amor e a saudade nesse livro.

Só garotos tem cheiro de arte e memórias agridoce de dois jovens apaixonados que respiravam e amavam o mundo artístico.

Patti se lembra com tanto carinho de Robert Mapplethorpe, que até eu estou com saudades dele.

Gab 15/01/2023

Não sabia sobre o quê o livro seria quando comecei a ler. Não imaginava também que leria a homenagem mais bonita feita à alguém.

PaulonoRio 14/01/2023

Só Garotos
Um livro de memórias que nos brinda com uma amizade complexa e bela. Patti E Robert eram almas gêmeas e opostas que se ligavam em tantas coisas quanto os seus gostos. Uma NY de 60 a 80 com referências, nomes e datas. Daqueles livros que tem que ler com um google aberto. Uma biografia sobre o se descobrir no mundo e achar o seu caminho. Belo livro