A monarquia brasileira

A monarquia brasileira José Murilo de Carvalho

Resenhas - A monarquia brasileira

mary701 12/11/2022

Eu tive o prazer de ler isso para uma aula da faculdade e sinceramente foi uma das melhores coisas que já fiz.
José Murilo de Carvalho é um excelente autor, explica as coisas da maneira fácil e clara, além de ser fácil notar a sua opinião sobre as questões do livro.
O assunto tratado é bem comum e do conhecimento de todos, mass, ele traz pro leitor coisas que antes ? pelo menos eu ? não tinha visto ainda se você tiver lido o assunto apenas no ensino médio/fundamental, porque normalmente isso é apresentado de uma maneira mais superficial e no livro tem muitas informações valiosas e tudo explicado com bastante detalhe.
A parte que mais me chamou atenção foi a conclusão da obra, nela carvalho faz uma comparação entre o Brasil República e o Brasil império, deixa clara suas opiniões e da bons exemplos dos pontos positivos e negativos de cada um.
Não vejo a hora de ler mais de suas obras e recomendo muito para quem não tem muito conhecimento de história e quer aprender mais.

Gabriel Ferraz 26/02/2017

Ótimo pelo que se propõe a ser
Esse livro é um resumo das considerações de José Murilo de Carvalho sobre a experiência monárquica como forma de governo no Brasil entre os anos de 1822 e 1889. Nessa obra, o autor expõe desde sobre as razões que teriam levado à nossa independência e à escolha da forma monárquica de governo até a queda da Monarquia. Ele fala sobre o sistema de governo, sobre as eleições, o Poder Moderador, a dinâmica do sistema imperial, e mais pro final faz uma comparação com a Primeira República, traçando pontos positivos e negativos entre os regimes. O autor procura fazer uma leitura o mais imparcial disso tudo. É um livro escrito para leigos, numa linguagem muito acessível. O texto é super fácil de compreender. A despeito disso, o José Murilo é um historiador que expõe suas ideias de maneira sempre muito clara (e é isso o que mais gosto nele). É pena que o texto não seja referenciado. O autor só oferece ao leitor, no final, uma listas de obras que podem servem de introdução ao tema.

Luís Fernando 23/11/2010

Fiquei um pouco decepcionado, o livro tem pouca ou quase nenhuma referência e ficou num tom muito leigo, aparentemente foi feito para um publico mais desconhecedor de história.

A parte interessante fica por conta das eleições imperiais, que ficam muito bem explicadas. No fim o autor da sua opinião, que eu não concordei muito, mas vá lá.