Emília no País da Gramática

Resenhas - Emília no País da Gramática

1 | 2 | 3 | 4

Priscila.Colucci 19/10/2023

Nostálgico.
Ler o Sítio do Pica-Pau Amarelo é como revisitar a infância. Emília No País da Gramática me levou de volta à sala de aula do Ensino Fundamental, onde não guardo boas lembranças, mas pude relembrar o que não aprendi ou esqueci. Foi uma experiência prazerosa recordar coisas já esquecidas. Quando somos crianças, não percebemos as mensagens indiretas; tudo é engraçado, divertido e inocente, por isso não notamos o eugenismo e o racismo do autor. Não o julgo! Seria anacrônico, mas também não ignoro o racismo presente nas obras de Monteiro Lobato.
Devemos ler com uma visão crítica e extrair o que há de melhor em suas obras.
Maminiuski 19/10/2023minha estante
Top

Gislaine Feitosa 07/09/2023

Muito bom!
Exceto alguns comentários preconceituosos e racistas (por isso dimunuí uma estrela), aplaudo a ideia brilhante do Monteiro Lobato de escrever um livro ensinando a gramática às crianças (e adultos) de forma simples e divertida. Este livro deveria ser adaptado.

Testemunha de Kindle 30/08/2023

Ótima forma de aprender
Um livro que vale por muitas aulas, nos ensina e nos relembra de uma forma simples, leve e divertida.

sabren 29/08/2023

São muitas nuances ao falar de monteiro lobato, mas é inegável o conhecimento linguístico que ele possuía e até as conclusões que ele chegou mesmo antes de estar acordado na linguística, propriamente dita como ciência, é só ler a obra encaixando-a no seu tempo. apesar de uma outra fala sutilmente racista e de algumas "malcriações" desnecessárias da boneca emília, não é uma leitura totalmente dispensável, é que muito interessante em alguns pontos.

Mirella :) 27/08/2023

Legal!
Eu recomendo só não gostei muito porque é sobre a língua portuguesa, e eu não gosto muito dessa matéria...

Valentina.Kurtz 24/05/2023

Maravilhoso
A criatividade de Monteiro Lobato me encanta! Esse é o MELHOR LIVRO pra ensinar gramática para as crianças! No entanto deve ser lido e relido antes de ser utilizado em sala, pois tem algumas falas racistas bem pesadas. No entanto, ainda vale pela maneira criativa com que ensina regras de gramática.

Mari 23/02/2023

É uma maneira bem divertida de se aprender a gramática. Aprendemos várias regras e usos com os personagens. Eu dei várias risadas com algumas falas de Emília, é uma leitura leve.

Guinho 02/02/2023

NÃO LEIA ESTE LIVRO COM OLHOS ATUAIS!!!!
Embora um professor na faculdade tenha sido categórico em dizer que os taubateanos têm obrigação de conhecer todas as obras de Monteiro Lobato, eu só tive o conhecimento da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo somente na versão mais recente do programa infantil da Globo.
Foi com este pensamento que resolvi escolher EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA – único livro que eu possuía do autor da minha cidade – para ler. De princípio, acredito que ele acerta ao que se propõe: incitar o ensino da Língua Portuguesa para as crianças através de uma aventura de Emília e companhia. No entanto, como a história não é mais para a minha idade, imaginei se o Igor, mais criança, gostaria desse livro.
Creio que sim! Uma vez que a interação entre os principais como os pertencentes do País da Gramática é extremamente divertida, tendo diálogos que eu até ri. Já o ensinamento da nossa língua – o carro-chefe do enredo – varia bastante, ou seja, em alguns momentos têm bastante criatividade no lúdico e em outros, beira ao didático, dando a impressão de estarmos em uma sala de aula. Falando sobre isso... não sei como é nas edições mais novas, mas aqui, as nomenclaturas das palavras são datadas. Isso, na minha visão, pode comprometer um pouco a utilização da obra nos dias atuais.
Geralmente quem do Sítio que é o mais sabido e, portanto, explica todos os conceitos para as crianças e a boneca é o Visconde de Sabugosa, contudo quem faz isso aqui é o rinoceronte Quindim. Gostei dessa troca de função! Mais ainda por saber que o sabugo de milho faz parte da narrativa.
Quando se comenta sobre as obras de Monteiro Lobato, relaciona-as muito a racismo, certo? No livro resenhado, TALVEZ tenha duas falas da Emília que podem ser consideradas ofensivas, mas nada digno de um textão do Facebook. Quer saber mais? É só ler o livro para responder melhor essa questão.
Após minha opinião acima, você deve ter certeza que não recomendaria este livro, não é? Pelo contrário, eu recomendo, apenas pelo fato da nostalgia. Todavia sem deixar de te dar um conselho: não o leia com ‘os olhos atuais’, pois vai achar bastante pelo em ovo”, hein?
Nota: 4,1

Donatti 07/07/2022

Um país bem divertido...
assim como o próprio livro.
Apesar haver alguns termos antigos, que hoje levam outro nome, a leitura desta obra é uma agradável surpresa para quem quer entender a língua portuguesa de forma mais específica, sem desconsiderar a diversão e o entretenimento, e a ideia de Monteiro Lobato de criar um país em que os habitantes são os verbos, advérbios, substantivos etc. é genial e simples ao mesmo tempo.
A edição da Globo é sagaz ao trazer algumas notas que explicam as mudanças das nomenclaturas, fazendo com que a obra não se perca no tempo e não seja tão datada, fazendo com que ela seja uma leitura que pode ser apreciada até nos dias atuais. Recomendadíssimo para todos os professores, independentemente de suas áreas, e para alunos de diversas idades.
expressodoslivros9 07/07/2022minha estante
Eu li quando era criança e amei. ?

Thalia.Mutuana 29/06/2022

Eu li ?Emília no País da Gramática?, obra publicada em 1934 pelo escritor brasileiro
Monteiro Lobato, com fins pedagógicos. Neste livro, nos são contadas as aventuras e desventuras vivenciadas por Emília, Narizinho e Pedrinho quando viajam ao País da Gramática, personagens esses já canonizados no imaginário popular da literatura infantil brasileira a partir da publicação de ?Reinações de Narizinho? (1931), do mesmo autor. No País da Gramática, as crianças
protagonistas ? e também os leitores ? aprendem a língua portuguesa de forma criativa, fazendo uso da imaginação e ludicidade.
Lobato, ao publicar ?Emília no País da Gramática?, foi um dos precursores no Brasil do que hoje conhecemos por obras paradidáticas, livros que, além de entreter, também buscam ensinar e são utilizados no ambiente escolar para tal feito. Diferente dos livros didáticos, as obras paradidáticas conseguem abordar determinados conteúdos de forma leve e atrativa, cativando os alunos. Desse modo, a obra de Lobato consegue apresentar etimologia, morfologia e sintaxe da Língua Portuguesa clara e criativa.
Antes de figurarem as aventuras no País da Gramática, Emília e sua turma foram
apresentados ao público leitor em ?Reinações de Narizinho? (1931), obra que seria o primeiro título da famosa série de livros situada no, hoje clássico, Sítio do Pica Pau Amarelo, que retrata as trapalhadas da boneca de pano Emília e todos os outros moradores do sítio, incluindo seres do folclore brasileiro. Os livros são ambientados durante a primeira
metade do século XX e, por isso, refletem determinados pensamentos e costumes da
época, questões essas que podem ser devidamente problematizadas pelos professores ao
guiarem uma leitura reflexiva com os alunos.

Elô 25/06/2022

EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA
Não gostei do livro, muitas informações e pouca história, li para uma prova escolar, a escrita é arrastada e enjoativo literalmente dormi 2 vezes enquanto lia, não esperava muito mais por conta do escritor, mas ele deixou a desejar, sendo um dos escritores mais conhecidos do Brasil.

linne 05/04/2022

Achei a ideia do livro bem legal, um jeito diferenciado de ensinar conceitos gramaticais. Entretanto, encontrei uns termos problemáticos que me incomodaram, apesar de eu gostar do formato geral da obra.

Tori 17/09/2021

É um livro ótimo para passar o tempo e eu aproveitei bastante quando criança. A história é bem interessante e rápida de ler.

LariLeitão 28/07/2021

Livro de edição antiga
A forma de ensinar e contextualizar o uso da gramática é interessante.
Ponto fraco é a edição ser antiga e usar linguajar em desuso.

1 | 2 | 3 | 4