A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien




Resenhas - A Sociedade do Anel


3033 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


JORGE387 10/06/2024

A trilgia é grande más vale cada página.
Do início ao fim, A Sociedade do Anel é o começo perfeito para uma história perfeita. E ainda que seja bem mais lento que seus sucessores, é um livro essencial e cheio de maravilhas.
A Terra-média é rica em detalhes, construção e ambientação; é o tipo de mundo literário que salta das páginas e ganha vida conforme você o conhece mais.

Obs: Não é obrigatoriedade más recomendo que se inicie pelo livro O Hobbit.


comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sara 08/06/2024

Um Anel para todos governar e aprisioná-los na escuridão!
Analisar um clássico é sempre uma grande responsabilidade, mas falar sobre a experiência de ler "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel", de J. R. R. Tolkien, parece ser ainda mais complexo, principalmente depois de ter ficado mais de um ano sem tocar na obra.

Após tanto pensar, quero tentar falar sobre o livro a partir de uma palavra: o medo, sentimento comum a todos nós. Se tem algo que eu percebi durante essa leitura, é que, além do medo maior, da prevalência do mal sobre o bem, a maioria dos personagens, ou todos, apesar da coragem e da irmandade, enfrenta a jornada para salvar a Terra Média sabendo que trata-se de uma tarefa aterradora. Mais até do que eles pensavam. É interessante destacar como as festas e os fogos de artifício do Condado são substituídos pelos Espectros e as florestas sombrias. A iminência de um futuro tenebroso é quase certa. E até mesmo os elfos, seres da floresta e da natureza, sentem o peso desse mal crescente.

A questão é que ou você enfrenta o medo ou provavelmente ele vai te dominar, ainda mais quando o Anel supremo está em suas mãos, aquele que dá o poder de a todos governar e, claro, a todos destruir. A cada uso do anel, mais um passo é dado em direção ao mundo das sombras. As consequências são irreversíveis. Frodo, um hobbit, um homem pequeno, nosso herói improvável, sabe disso.

É interessante acompanhar um personagem que é querido por todos, mas que guarda muitos segredos para si. Afinal, só ele tem noção do que significa carregar o fardo de ser o protetor do anel. E que anel! Frodo é acompanhado por seu fiel amigo Sam, talvez o mais sensível dos personagens. É ele quem diz que Frodo sabe qual decisão tomar, mas tem medo. E não é só ele. Aragorn, líder enigmático, caminhante, aventureiro nato, um guerreiro descendente de Reis e conhecedor do mundo antigo, também sente o peso de ter que enfrentar um mal inimaginável. Diversas vezes ele não sabe qual decisão tomar ou qual conselho dar, mas ele age, levanta a moral do grupo e tenta seguir em frente. Merry e Pippin, primos de Frodo, funcionam como alívio cômico, mas não abrem mão de dizer o que realmente sentem. E na maioria das vezes é o desejo de voltar para casa.

É na segurança do lar que parece sabermos quem somos, onde nenhum mal parece ser capaz de dominar, mas é fora dela, da zona de conformo, que começamos a ter consciência de quem queremos ser, pelo o que queremos lutar e do porquê o retorno para casa nem sempre é a melhor opção. É nesse ponto que o primeiro livro de "O Senhor dos Anéis" parece dialogar com o sentido da vida, seus momentos de júbilo, como a estadia na encantada terra élfica Lothlórien, onde o tempo para; em contraste com o penoso caminho para as terras sombrias de Mordor, onde o Anel precisa ser destruído. Nada é suficientemente duradouro. Até mesmo Legolas, elfo arqueiro, inteligente e habilidoso, sabe que só a coragem não é suficiente, nem somente o poderio dos elfos. É necessário se permitir e se aproximar de outros, até mesmo de seus inimigos mortais, os anões. Gimli é um deles. Aparentemente carrancudo, mas de bom coração. Forte e corajoso.

Difícil é descrever Gandalf, mago capaz de reunir literalmente todos e de se sacrificar por cada um. Um personagem tão poderoso, mas que também é humano, com falhas e receios, amigo, sarcástico e que não hesita em dar uns puxões de orelha. Boromir, apesar de sua força, parece ser a pedra no sapato do grupo, aquele que se acha superior, que dá para trás em todas as ideias, que questiona todas decisões, mas aquele que também difícilmente é ouvido pela equipe. É Boromir que jamais desiste de seu povo em Gondor, que insiste em levar toda a comitiva para salvar sua população. Cada um dos nomeados aqui faz parte da famosa Sociedade do Anel.

Não vou dizer que é fácil ler "O Senhor dos Anéis", mas é muito prazeroso quando você se permite entrar no mundo de Tolkien, mais do que se preocupar com as minuciosas descrições, capítulos longos, linguagem por vezes rebuscada, entre outros detalhes que podem dificultar inicialmente. Acredito que seja uma leitura de insistência, que gradativamente se torna única e arrebatadora. É muito bela e escrita com primor, um presente para todos que amam jornadas fantásticas e personagens épicos, além de, claro, um temas universais.

Acredito que agora estou mais preparada para embarcar no segundo livro. Espero que sim!
Fabio 10/06/2024minha estante
Resenha, simplesmente impecável, minha querida!??????
Digna deste clássico dos clássicos!!!


Sara 13/06/2024minha estante
Muito obrigada, Fabio! Fico feliz de saber.




Elton120 08/06/2024

O senhor dos anéis: A sociedade do Anel
O senhor dos anéis: A sociedade do Anel. O livro explora temas de amizade, coragem, sacrifício e a luta entre o bem e o mal. Livro muito bom
comentários(0)comente



Pedro Leitor 07/06/2024

Muito Bom
Elfos, Anãos, Magos, Orcs, Homens, Hobbits. Lugares mágicos e maravilhosos. Lugares assustadores.
Tolkien um gênio para dar continuidade ao Hobbit com essa obra sensacional. Com um dinâmica muito descritiva (confesso que tinha horas que me cansava dessa parte) que detalha cada lugar, situação e até mesmo personagens. A parte da trama, a estória em si nos prende e nos fascina. Só leiam. O filme não é nada comparado ao livro.
comentários(0)comente



Mary 07/06/2024

Eu amei o enredo todo, e no final eu não estava esperando por ele de jeito nenhum... Ansiosa pelo próximo volume
comentários(0)comente



Lucas.Baccile 06/06/2024

Primeiro mergulho
Após a (quase) necessária leitura de "O hobbit", A sociedade do anel é o primeiro mergulho nesse mundo que nos faz querer entender mais e mais do mundo de Tolkien
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arya1420 05/06/2024

Um ótimo livro, superou todas as minhas expectativas, e admiro o trabalho que o autor teve ao criar este mundo tão complexo, onde tudo e todos são importantes, e não nego que sofri bastante para decorar todos os nomes de pessoas e lugares
comentários(0)comente



Carol 05/06/2024

A Sociedade do Anel
Amei, amei..... Porque não seguiram o filme?? Tem tantos detalhes e tantas partes que sequer mencionam no filme..... Por isso prefiro livros....
comentários(0)comente



Miss Pris 05/06/2024

O Livro e o Filme, a experiência.
Eu queria falar apenas do livro, mas sinto muito, porque irei ter que meter o filme (eu vi há muitos anos atrás e tenho poucas memórias) entretanto, o livro , me fez lembrar de muitas cenas do filme.

Hoje eu entendo, porque a trilogia "O Senhor dos Anéis" foi um fenômeno nos anos 2000, e por que muitos consideram os filmes melhor que os livros...
Quando se trata de adaptação, já sabe-se nem sempre vai ser igual ao livro. Por muitas questões que se for falar nessa resenha, não vou acabar nunca. ??
Acredito que raras exceções aconteceram no cinema, é o caso "O Senhor dos Anéis" e "Jogos Vorazes" (detalhe: pretendo ler os livros de Suzanne Collins).

Eu só vi os filmes na época em que saíram, depois não mais.
Tanto que ler "A Sociedade do Anel" despertou lembranças de algumas cenas.
Vou começar fazer isso quando um filme for adaptação de livro, vou ver o filme e depois ler o livro.

O entendimento de algumas atitudes e decisões do personagem é compreensível justamente por ler o que se passa na cabeça dele.
Me peguei muito nesses casos ao ler o ponto de vista do Frodo.

Analisando "A Sociedade do Anel", sinceramente não tenho queixas e como disse na resenha de "O Hobbit" esse contato que estou tendo hoje com as obras de Tolkien é muito oportuno, eu tentei ler anos atrás, bem depois que tinha saído todos os filmes da trilogia e não consegui ler. Se tivesse lido, não teria sido com as mesmas ideias e cabeça que tenho hoje.

Até agora, para mim, ainda não se tornou uma leitura cansativa. Claro que demoro mais por questões que único tempo que tenho para ler é a noite, e também só demorei em postar essa resenha porque tenho obrigações de leitura em outro lugar. Além de quê precisei digerir um pouco tudo que li. ?

Se era fascinada pelo universo quando apenas tinha visto os filmes, a experiência de ler o livro é um outro tipo de imersão. A profundidade que Tolkien dá para cada personagem não tenho palavras, os diálogos são tão cheio de esperança que o fardo do Frodo vai dar um futuro melhor para cada ser, de verdade a vontade é de segurar a mão do Frodo e seguir ele onde quer que for.

Não posso de deixar de enaltecer o trabalho do tradutor, nem consigo imaginar o quão difícil é ser fiel ao que Tolkien escreveu anos atrás com palavras em inglês nque faça sentido em português, olha... Um trabalho fantástico.

Minha nota nem preciso dizer. Tolkien simplesmente genial.

Um adendo: Não quis entrar no mérito de comentar cada trecho que lembrou o filme, mas preciso falar que a emoção de ler o embate entre Gandalf e o Balrog na ponte de Khazad-Dûm é considerado momento mais icônico que li em um livro de ficção.

Comecei a ler "As Duas Torres", acredito que esse não venha ter tantas memórias do filme, não sei se lendo elas apareçam. Bora ver!
comentários(0)comente



Rusbis 05/06/2024

Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler na vida. A fantasia épica perfeita, narrativa hipnotizante por parte do Mestre Tolkien e personagens carismáticos e encantadores, sem contar na trama soberba e um mundo espantosamente bem construído e desenvolvido.
É um prazer poder reler essa obra-prima depois de tantos anos de minha primeira leitura e continuar me encantando com cada palavra, capítulo ou personagem ao longo de toda essa jornada.
Rumando para o segundo volume imensamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



carlinhxz 04/06/2024

Lá e de volta outra vez.
De fato um marco para o gênero de fantasia. Que história gostosa de se ler ( mesmo a primeira parte sendo meio chatinha, e quase me fazendo dropar a leitura ).

Em contrapartida, a segunda me engajou de mais no universo, e as reviravoltas me deixaram eletrizado. "A ponte de Khazad-Dum" foi definitivamente meu capítulo favorito, e acho que é, tirando o final, um ponto de virada crucial pra história. tô bastante ansioso pra ver o que vêm pela frente.

? Elen síla lúmenn omentielvo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Edu021 05/06/2024minha estante
Boa resenha.


Luana0612 06/06/2024minha estante
Exceto por algum erros de pontuação que foram cometidos pela escrita apressada


Gabriel.Afonso 03/07/2024minha estante
QUE SAUDADE DO TOM BOMBADIL ????




3033 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR