Cartas Chilenas Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Cartas Chilenas

Sofidajaca 29/03/2024

Vestibular vc me paga
As "cartas chilenas", incluem um conjunto de 13 coletâneas que possuem versos decassilabos e brancos. Repleta de uma linguagem satírica, irônica e agressiva, nem se compara a obra "Marília de Dirceu" do msm autor.
As cartas retratam correspondências entre Critilo (pseudônimo do autor) e Doroteu (receptor Cláudio, um árcade do msm periodo). O principal tema são as críticas diante do Fanfarrão Minésio (referência ao Luis de Cunha governador de MG), apontando corrupção, tirania, abusos de poder, narcisismo, nepotismo e outros, durante a época da Inconfidência Mineira.
Também por causa dessa obra que Tomás Antônio foi preso. Como crítica literária reconheço sua importância, mas como leitura, foi pesada e tediosa de ler.

Déa 23/03/2024

Ouro Preto berço da história
Sei que meu olhar é bem diferente do olhar da maioria das pessoas que lê esse livro pq tive o prazer de crescer em Ouro Preto. Ler esse livro lá é quase como ser transportada para o passado, ainda mais quando o li pela primeira vez junto com uma das melhores professoras de português que pude ter, fazendo análise e interpretando cada carta em sala de aula.
O mais marcante é que estudávamos um prédio atrás do que hoje é o Museu da Inconfidência, à época do livro, Casa de Câmara e Cadeia, e me lembro de que já era inverno e a Daliana dizia "se está frio aqui dentro, garotinhos, imagina pra eles que estavam presos pra construir esse monumento e não tinham nem um teto na cabeça". E quem conhece Ouro Preto sabe bem como o frio do inverno a noite pode castigar...
Depois dessa época já li esse livro mais algumas vezes e em cada uma eu me surpreendia com a astúcia e ousadia deles de falarem sobre problemas tão sérios que o Brasil enfrentava, da forma que fizeram.
Foi realmente genial.
Esse livro representa um marco na busca pela liberdade do povo brasileiro e quem diz que ele é ruim é pq infelizmente não entende absolutamente nada de história.

eduarda 06/12/2023

Clássico
Li por causa da escola, último seminário antes de me forma. Misto de emoções, devido a isso. Quanto ao livro? Nada demais, não me marcou.

mandaaaa 25/09/2023

Fichamento de Cartas Chilenas
Os poemas de ?Cartas Chilenas? foram escritos por Tomás Antônio Gonzaga entre 1788 e 1789. São 13 cartas em forma de poemas decassílabos brancos (sem rima) e fazem críticas sociais ao governo de Minas, sendo o personagem Fanfarrao Minésio, o governador Luís da Cunha Meneses (o qual tinha um desafeto pelo autor).
Foi uma leitura bem rápida de se fazer por estar em forma de poema, porém a linguagem é bem robusta e complexa, por isso exige mais atenção. Por não gostar de tais características em um livro, foi uma leitura beeem arrastada pra conseguir terminar logo. :)

skuser02844 10/07/2023

Crítica Política em forma de poemas.
Li esse livro por conta da prova da UEL, não gostei muito de primeira, mas aos poucos fui aprendendo a gostar dele. Achei muito interessante o jeito que o autor escreveu uma crítica ao governador mineiro da época na qual esse livro fora escrito forma de poemas sob um pseudônimo.
Um dos fatores que me fez gostar desse livro, foi a mistura de política com poemas. Como uma pessoa que gosta dos dois, foi muito fácil para mim gostar desse livro.
Em suma, é um livro muito bom, que retrata de forma incrível a situação política que minas gerais estava passando na época!

LuAsa10 21/06/2023

É um livro bem interessante, vi muitos comentários dizendo que não gostaram e etc., mas digo para vocês que o livro é bom, o problema é que por ser um livro antigo possui uma leitura mais complicada, além de ser necessário conhecimento prévio da época e da História da Inconfidência Mineira, já que o livro é uma crítica ao governador de Vila Rica (atual Ouro Preto). Como disse o livro é uma espécie de "denuncia" aos governos da época, ao excesso de impostos cobrados e etc, o Fanfarrão Minésio é o Governador de Santiago do Chile, forma que o autor encontrou para falar do real governador de Minas Gerais, onde Santiago seria Vila Rica e o Chile seria Minas Gerais, composto por 13 cartas, sendo a última inacabada, fazem uma espécie de denuncia de corrupção, nepotismo, injustiça, abuso de poder, administração do poder.... Vale relembrar da História, onde as elites da época elite, onde muitos dos pertencentes iam estudar na Europa, nas universidades, onde tinha acontecido a Revolução Francesa, apoiada nos ideais iluministas, tais estudantes quando voltaram ao Brasil e inspirados na Revolução Francesa e baseados no iluminismo, começam a questionar o governo, os impostos e etc, e é basicamente isso sobre o que o livro trata, os absurdos que aconteciam na pequena capital de Minas Gerais, a indignação das pessoas por não concordarem; levam a uma revolta que baseada nos principios ilumunistas, culminam na Futura Inconfidência Mineira.

andre.nns 29/04/2023

Mais um livro extremamente chato que a escola me faz ler, pelo menos foi uma leitura mais sadia que o "Macunaima" e tem um contexto histórico muito legal

Madu Suewertd 25/03/2023

Título: Cartas Chilenas
Nota: ???

Sinceramente quem que lê isso por vontade própria??
Juro leitura muito demorada é com palavras que poderiam ser substituídas por outras para melhor compreensão.

portgasfav 25/03/2023

Chato
Meu deus, que livro CHATO. escola, vc me paga por fazer eu ler esse livro. juro, não entendi absolutamente NADA, a história é muita chata, que livro insuportável. passei as cartas inteiras amaldiçoando as próximas 10 gerações da família do autor. odiei ?
Math 25/03/2023minha estante
??

Batatinha 21/01/2023

Muita treta
É um livro antigo? Sim. Mas quem disse que não existia treta em 1700 e lá vai bolinha né? Enfim é um livro bom pra quem tá estudando literatura masss de vdd n quero ler nunca mais Kkk eu só consegui terminar com a ajuda de um audiobook. Recomendo para estudantes de plantão.

riquelme 08/11/2022

blé...
tive que ler p escola e entendo q foi uma crítica visionária do passado e q ainda tem temas mais q atuais mas msm assim achei uma grande de uma merda ter que ler issokkkkskkkksskskskk

Lize 05/09/2022

Cartas Chilenas
Esse foi um pouquinho mais interessante do que os outros que a escola passou. Primeiro livro brasileiro que eu li na aula de Literatura, até que eu gostei desse.

aelinlantsov_ 06/06/2022

Cartas chilenas
A leitura é meio devagar por ser em versos e as cartas são meio arrastadas, mas quando eu embalei, a história até que rendeu.

lila 23/11/2021

Cartas Chilenas
Chato, só li para vestibular. Linguagem bem arcaica e cansativa, racista e machista.

Não recomendo.

cindy 17/08/2021

só li pq era livro de vestibular
cara, eu sei que a intenção de ler é entender toda a história e o quanto a sociedade daquela época era criticada, mas esse livro é chaaato demais. não sei se é pq eu sou burra e não conseguia interpretar as críticas de primeira, mas sei lá bem razoável