Leviathan Wakes

Leviathan Wakes James S. A. Corey

Resenhas - Leviathan Wakes

FERES. D. 16/03/2024

Engraçado e empolgante
Tive receio quando entrei nessa empreitada. Mas o livro um é muito divertido e fluído. Gostei da experiência e pretendo ler o segundo livro em breve!

LGjs 29/02/2024

Uma releitura mais do que merecida
Foi muito bom reler esse livro, não só pelos detalhes, mas pela história geral também. Boa demais a escrita deles, o ambiente de space opera meio noir é maravilhoso, o universo é muito bem construído e os personagens são incríveis.

Como um dos autores mesmo fala na entrevista que tem no final, a diferença de visão dos dois personagens principais é fundamental pra história. Acho até que essa divergência impulsiona a grande maioria dos passos e curvas que a história toma. É realmente como ele disse (e muitos outros), a ficção científica usa ideias futuristas pra falar de problemas do presente: no caso, o problema da informação e do acesso a ela.

Além disso, os personagens são excelentes, bem construídos, profundos e maravilhosamente falhos. O desenvolvimento deles, mesmo que num livro só, já é perceptível e muito bom.

Mas enfim, essa história é muito boa e eu queria muito ter sabido que tinha continuação quando li em português (NÉ DONA ALEPH?!). E adorei a entrevista no final também com o autor e o capítulo do próximo, no estilo Percy Jackson.

Aline | @42.books 09/02/2024

Stars are better off without us
Foi uma grata surpresa.
A história me envolveu, tanto em seu enredo central, que considero pertencer ao desenvolvimento do dois protagonistas, quanto no arco secundário de politicagem, ambientado no arranjo de guerra, mistério e conspiração dos três centros humanos no espaço: o Cinturão, Marte e a Terra. A relação social, econômica e política deles é bem concebida e dá substância para as continuações ambientadas nesse mesmo universo. Isso garante "muito pano para a manga" (e boas expectativas para as continuações).
Em especial, gostei muito de como tudo é justificável de um ponto de vista racional/emocional coerente, e como, apesar de não concordar com determinados personagens, compreendemos suas perspectivas e motivações. É um livro tridimensional, intrigante e muito bom de ler. Fora da curva!

Luis Fernando 13/07/2023

De fato livro 4 estrelas
Por onde começar? Primeiramente nunca assisti a serie, fui de mente aberta ler ele.

É um bom livro de ficção cientifica, com alguns outros elementos, porem não perde a sua característica de ficção cientifica. Muitas pessoas descrevem o livro falando que contem horror cósmico... É bem entediante que hoje em dia qualquer reviravolta em um livro de ficção cientifica as pessoas chamem de horror cósmico. "ah meu pão caiu no chão com a manteiga virada para cima... HORROR COSMICO!!!!!! ESTOU FICANDO LOUCOOo.!!!!"

4 estrelas, faz o feijão com arroz, o tipo de livro que não agride mas também não faz nada de novo e espetacular mas faz sua parte de forma competente, bom para ler em um fim de semana.

Trama: 1/4 é muito bom, 2/4 é excelente, 3/4 em diante força a amizade, na minha opinião pula o tubarão espacial, mas te mante preso o bastante até o final.

Algumas partes são muito boas porem outras bem genéricas e se arrasta um pouco no meio para o final, as personagens são interessantes, algumas bem mais desenvolvidas do que outras, algumas personagens não ganham tanto espaço quanto as outras, tem um personagem que rouba o livro por volta de 2/4 da trama, se o livro tivesse umas 100 paginas a menos estaria de bom tamanho porem me deixou curioso o bastante para ler a seqüencia.

A escrita é boa e da para acompanhar bem (li em inglês não sei como foi traduzido), clara e objetiva, porem se arrasta um pouco no meio, o cenário é bem elaborado e interessante, futuro plausível não tão distante, trama perde um pouco do gás no meio com uma troca de marcha bem brusca porem consegue te manter lendo até o final...um final meio genérico, mas bom o bastante para querer ler a seqüencia.

Enfim, bom livro, historia boa, não sei se irei reler no futuro porem quero ler a seqüencia para ver se o autor melhora ou piora a historia.

Nathaniel.Figueire 26/04/2023

Space opera + horror cósmico (com um gostinho de noir) é a fórmula para me conquistar!
Eu me preparo há anos para ler essa série. Inclusive antes de a ler eu li "The Stars My destination", do Alfred Bester, que os autores falam ser uma grande influência (e, de fato, o é).

Eu vi as primeiras três temporadas da série televisiva, gostei da história, de alguns atores como alguns personagens (como os atores que interpretam o Miller e o Amos), mas eu criei uma antipatia ENORME com o Holden (que meio que é o protagonista da série televisa, o que não estou vendo nos livros) pelo ator que o interpreta e pela forma como a personalidade do personagem é caracterizada.

Ao terminar de ler Leviathan Wakes, minha conclusão é que é um ótimo começo de série e que supera a adaptação televisiva.

É um space opera pensado com tecnologias de um "futuro não muito distante". Claro, há aqui tecnologia para fazer um planeta anão do Cinturão de Asteroides ter gravidade própria a partir de uma rotação artificial, há os motores Epstein e tudo o mais, mas não é nada completamente fora do que conhecemos, como motores de dobra ou de salto. É uma space opera da colonização do sistema solar dentro do "possível", onde os problemas com a gravidade, os recursos no espaço etc são demonstrados na narrativa de forma que te convence como algo "realista", mas sem a dureza de um hard sf (do qual não sou muito fã).

Casar space opera como horror cósmico é para mim o ponto alto do primeiro livro e dessa série. A história se desenvolve em um ambiente de estagnação tecnológica (semelhante ao que vivemos hoje): os motores Esptein já possuem centenas de anos, Marte continua na sua lenta terraformação (e lidera os poucos avanços tecnológicos do período), a Terra precisa lidar com diversos problemas sociais e políticos pela sua hegemonia especial (com uma frota espacial ultrapassada), os Belters lutam para sobreviver em um clima tipicamente "cyberpunk" (pois são as megacorps que dominam no Cinturão de Asteroides). Entre um certo decadentismo tecnológico (todo mundo em naves antigas, meio remendadas etc) e pressões políticas e sociais (conflitos entre a Terra e Marte independente e entre a OPA belter), surge essa coisa completamente alienígena que faz os seres humanos finalmente perceberem sua pequenez na imensidão do cosmos e suas limitações cognitivas de compreender o mundo a sua volta: a "protomolécula", um vírus enviado em direção à Terra há bilhões de anos cujo provável objetivo era "hackear" a vida emergente então no planeta para algo que ninguém sabe o que é.

A história nos é contato a partir da técnica de ponto de vista: James Holden, um XO de um cargueiro extrator de gelo no Cinturão que vê sua nave ser destruída em condições misteriosas após responder a um sinal de socorro; Josephus Miller, um detetive de Ceres que ganha a missão de encontrar uma patricinha terráquea "brincando de pobre" entre os Belters. O primeiro encarna aquele estereótipo típico de herói pulp, justo, correto, integro; o segundo, encarna o típico herói noir, decadente, cínico, niilista.

O livro "me ganhou" no contraste entre Holden versus Miller, pois eles são o contrário um do outro (apesar de, no fim, terem objetivos semelhantes). Aqui os autores foram muito felizes na utilização da técnica de perspectiva para narrar, pois é muito interessante confrontar a visão idealista do Holden conta a visão cínica do Miller sobre os acontecimentos. Miller dá o tom noir da história, o que muito me agrada. Ficou para mim ainda mais claro o porquê de eu não gostar do Holden (acho-o um idiota, na verdade), mas dentro da história funcionou a babaquice ingênua dele e não me desagradou tanto quanto na série televisiva.

Só não dou cinco estrela porque achei o antagonista desse primeiro livro maniqueísta demais. Sem spoilers, acho que foi uma visão muito do tipo "olha, esses caras são MAUS!". Além disso, acho que o livro explica muito mal o incidente que dá início a toda a história (o incidente com as naves Scopuli - Anubis, o ataque à Canterbury).

Há algo que me incomoda particularmente na construção das facções dentro desse universo. A Terra é uma espécie de estado de bem-estar social misturada com um capitalismo selvagem das megacorps. Marte me parece uma espécie de socialismo de mercado estilo Chinês (posso estar errado), com toda sua sociedade voltada para o esforço da terraformação do planeta. As estações no Cinturão de Asteroides, Júpiter e Saturno são controladas principalmente pelas megacorps da Terra (até agora na série não vi falaram explicitamente de uma megacorp marciana, estou no terceiro livro), tendo uma organização de Estado quase que somente formal, pois são as empresas privadas que controlam tudo.

A população desses últimos, os Belters, são de gerações criadas em baixa gravidade, o que gerou alterações físicas e inclusive a criação de uma língua própria. Eles sentem que são constantemente sacaneados pelos marcianos e pelos terráqueos, pois vivem em um anarcocapitalismo onde até a justiça é privada. Casos como incidente na Estação Anderson, de uma revolta porque as taxas cobradas iam obrigar os Belters a racionar ainda mais recursos básicos para viver (como oxigênio), são o exemplo padrão de uma vida onde tudo, tudo mesmo, é mercadoria. Aí entra a OPA, uma organização meio terrorista, meio tentativa de ser um estado independente Belter (acho que os autores se inspiraram no Hamas). Porém, qual é exatamente a ideologia da OPA, que cada vez mais vai ganhando força durante a série? Eles surgem como uma espécie de sindicato em defesa dos interesses Belters (com diversos dos seus integrantes extremamente xenofóbicos) e se desenvolvem para uma forma de organização política. Mas o que exatamente eles querem? Acabar com a propriedade privada sobre recursos básicos de sobrevivência? Ou simplesmente a vaga ideia de "independência" em relação aos Inner Planets (Terra e Marte)? Essa foi para mim uma grande "mancada" do primeiro livro (que, até o terceiro, não vi se resolver).
Percebe-se que a OPA é uma organização mais descentralizada, como elementos ideológicos de anarquismo (células e tal), mas me faltou uma clareza do que esse grupo quer, afinal de contas, além de formar mais um estado autônomo dentro do sistema solar (o que, a meu ver, pouco resolveria os problemas que vemos os Belters enfrentarem no início dessa série).

Enfim, tirando essas coisas que me incomodaram, essa série é muito empolgante e com certeza esse ano eu termino a saga de ler os nove livros que a compõem, ainda que eu tenha a impressão de que esse primeiro livro é o ponto alto da série.

site: https://universoespeculativo.wordpress.com/2023/04/26/leviathan-wakes-the-expanse-1-space-opera-horror-cosmico-com-um-gostinho-de-noir-e-a-formula-para-me-conquistar/

gabrisingr 28/12/2022

hmmmmmm
olha, eu não tenho problemas com histórias pesadas que retratam aspectos cruéis da humanidade, mas vou te dizer que nessa deram uma exageradinha
foi difícil ler ambos os protagonistas objetificando e sexualizando as personagens femininas o tempo todo além de eu ter me incomodado com a quantidade de menções casuais e um pouco cínicas a crimes sexuais, a narrativa não ganha em NADA e é até meio sem graça a gente observar que mesmo com o avanço da "civilização" os autores não encontraram uma outra forma de retratar os vícios e o lado sujo sem ser com a violação dos corpos femininos
achei o final de um certo personagem completamente ridículo, uma fixação doentia que acabou salvando os mundos? difícil de engolir, parece que justificou a maneira como a memória da personagem foi deteriorada e usada pra propósitos próprios
enfim, quero continuar a série pq tiveram elementos de ficção científica que eu gostei MUITO e vejo muito potencial se esses detalhes forem explorados de uma forma mais adequada

Sidney 12/03/2022

Uma boa ficção
Achei melhor que a série. A história foca personagens com ideologias diferentes em um contexto de exploração dos habitantes dos corpos celestes externos pelos habitantes da Terra e Marte. Fica meio cansativo no meio do livro, mas a parte final é surpreendente.

julia 17/04/2021

Resenha: Leviathan Wakes
Eu meio que ouvi o audiobook de Leviathan Wakes e meio li o ebook e foi uma experiência incrível! Peguei o livro depois de maratonar o seriado e fiquei muito surpresa com o quão fiel foi a adaptação? As batidas da história e os conflitos eram familiares para mim por causa disso, mas ler sobre esse universo ainda era fantástico.

Eu não esperava que o livro fosse contado de duas perspectivas diferentes, mas gostei tanto dos pontos de vista de Holden e Miller. A escrita, em geral, era muito fácil de seguir e as grandes diferenças de caráter entre Holden e Miller serviram como um grande contraste ao longo do livro. Eu não esperava ter um ponto fraco por Miller e a personalidade de Holden me irritou um pouco mais do que no seriado kkk, mas eu o amava como personagem também.

Quanto à construção do mundo: foi brilhante. Era um mundo tão complexo e detalhado e eu amei como ele foi fundamentado. Era tão crível para mim que sim, se a humanidade conseguisse viajar pelo espaço, seria assim que aconteceria. Havia também tantos pequenos detalhes sobre chuveiros e a falta deles e a maneira como o corpo de alguém reagiria à gravidade ou à falta dela e eu adorei que os autores tenham tido tempo para considerar isso cuidadosamente e apresentá-lo aos leitores.

Minha única reclamação foi a forma como os subtramas de romance foram escritos lol, foi tudo muito repentino e, da parte de Miller, um pouco creepy. Isso não afetou meu amor pela história e meu prazer ao lê-la, mas às vezes me deixou um pouco desconfortável. Estou curiosa para ver como isso será desenvolvido ao longo dos outros livros, no entanto!

O final também foi incrível e adorei o epílogo da perspectiva de outro personagem. Ao longo do livro, todos foram atormentados por questões de moralidade e certo versus errado e fazer o que era necessário versus fazer o que era desejado e uma conversa que aconteceu no final capturou isso perfeitamente.

Definitivamente um novo favorito e mal posso esperar para ler o resto da série!

Karoline 26/03/2021

Dada a excelência da série de TV (que eu simplesmente venero), estaria mentindo se dissesse que não esperava o mesmo do livro que foi a origem de tudo, não é mesmo? E assim, esse primeiro volume não decepcionou em nada!

A leitura é bastante ágil e apesar de na série ter mais perspectivas de outros personagens, aqui é basicamente uma narrativa com apenas dois pontos de vista: Holden e Miller. E eu achei isso incrível pois eles são aqueles casos em que ambos tem personalidades bem opostas, mas que no fundo acreditam e lutam por as mesmas coisas, resultando em diálogos que me fizeram refletir bastante, pois ambos estão certos, ao mesmo tempo em que estão errados também.

Acho que o que mais amo nessa história, além do fato de ser realista pra burro em relação ao futuro da espécie humana, é essa complexidade linda das personagens, tornando-as tão reais que você apenas, sei lá, queria ser amigas delas, queria fazer parte da tripulação da Rocinante, tomar um café com o Holden, cantar karaokê com a Naomi, ficar na expectativa de ouvir algo totalmente inesperado do Amos ou ter uma conversa filosófica com o Miller.

É, verdadeiramente, uma das melhores histórias de ficção científica que eu encontrei nos últimos anos, então se você gosta do gênero ou se apenas curte uma boa história com personagens bastante humanos, The Expanse vai te fazer a melhor companhia que você poderia querer, tanto em forma de série quanto em livro.

DryBooks 16/08/2020

Escutem as amigas de vcs!
Eu escutei a minha e comecei a ver a serie que nasceu desse livro.

Adorei.

E nao foi diferente com esse livro. Os personagens são vivos e vc se sente parte da galera. Incrivel!

Vai la ler!

Ronan 21/01/2020

resgatando a ficção cientifica
Sou fã de carteirinha de ficção científica, ainda adolescente descobri um livro da série Perry Rodhan na estante de minha madrinha, ali começou esse meu encantamento pelo tema. Lembro-me de visitar a seção de ficção científica da biblioteca da Penha aqui em São Paulo e de ter lido Encontro com Rama de Arthur C. Clark, sem falar dos livros do Asimov. Há tempos não lia uma obra de ficção científica tão bacana, o texto mescla de forma muito inteligente elementos de ciência, trama policial e um “quê” de “alien”, tudo isso se desenrolando em um pano de fundo político complexo que os autores (pois os dois escrevem sob o pseudônimo de um) elaboram para o sistema solar apinhado de pessoas e em conflito por recursos naturais. Outro ponto que vale a pensa considerar é que as tecnologias ali mencionadas são bastante plausíveis e podem, efetivamente, estarem à nossa disposição num futuro, ainda que não tão próximo. O livro é extenso mas te prende, está cheio de reviravoltas e mantém a tensão da narrativa até o final. Já quero ler o próximo, descobri que são vários e que este é o primeiro, tanto que o seu final é uma deixa para o que virá a seguir nas outras obras

Alan 31/12/2016

Ficção científica bem elaborada
Estava receoso em adquirir esse livro e me frustrar com o enredo de ficção científica ou muito lento ou muito superficial. Felizmente, nenum desses problemas me ocorreu. O livro conta grosso modo a estória no em torno de importante eventos entre Terra, Marte Belt (cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter), ocupado pelos humanos. Há, como sempre, tensões políticas por todos os lados, além é claro de a dificuldade de se locomover entre esses três focos principais. O livro começa desse jeito e rapidamente evolui para algo mais complexo e para um questionamento que eventualmente nós, seres humanos, iremos fazer dada a exploração espacial.
Meu problema com o livro talvez tenha sido alguns personagens em si, que não provocam empatia suficiente e cujo enredo foi mal colocado. Mas ainda assim, o livro é uma boa leitura.

Lit.em Pauta 04/11/2016

Literatura em Pauta: seu primeiro portal para críticas e notícias literárias!
"Parte noir, parte space opera, Leviathan Wakes é um romance de ficção científica eficiente: escrito por James S. A. Corey, o livro consegue equilibrar a celeridade de sua narrativa com o desenvolvimento de seus personagens e ideias."

Participe da discussão, lendo a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/leviathan-wakes-critica/