50 Anos a Mil

Cláudio Tognolli

Resenhas - 50 Anos a Mil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carol 19/03/2012

Afirmo, sem sombra de dúvidas, que "50 Anos A Mil" foi uma grata surpresa. Devido a n motivos posso dizer que há uns cinco anos muito mal sabia da existência do Lobão e aos poucos fui descobrindo mais da sua obra e agora de toda sua vida. Arriscaria dizer que essa é uma leitura obrigatória para quem gosta de música nacional, principalmente para quem acompanhou a cena a partir dos anos 80.
Por já ter ouvido (ou lido) algumas entrevistas sobre o livro sabia de algumas das diferenças enormes na trajetória do Lobão (a infância de superproteção para uma fase adulta bastante desregrada), mas elas se mostraram ainda maiores com a história ali, por escrito. Mudou totalmente a visão que tinha dele, tanto como pessoa, quanto como artista.
Não faltam histórias belas, nem as pesadas e dramáticas... Até mesmo as "viagens". Não há divergência com a trajetória mostrada anteriormente. Durante a leitura prazerosa vemos muitas linhas retas, curvas, trancos e barrancos - sem se fingir qualquer faceta de bom ou vilão.
Apesar dos pesares Lobão ainda está aí, dando a cara a tapa e mostrando o motivo de ser melhor viver "dez anos a mil do que mil anos a dez".
Rejane 18/05/2012minha estante
Queria muito esse livre e o ganhei como presente de aniversário.
Adorei o livro e gosto muito da pessoa Lobão. Ele é sincero, honesto, não está preocupado em agradar ninguém, fala o que pensa e é uma mente brilhante e inquieta.
Lobão não é desses caras bonitinhos que duram uma temporada; Lobão fez História. Lobão é História.

Ana 09/03/2012

Me senti apegada a este livro,fiquei com pena de chegar ao fim!
Uma história muito bem contada de um homem inteligente, absurdamente louco e indescritivelmente maravilhoso!!.

Flavia 21/01/2012

Sensacional
Livro inteligente, bem escrito, retrata os anos 80 de uma forma direta e real.
Me vi em vários daqueles palcos e cenários.
Já admirava o Lobão músico, hoje admiro acima de tudo a pessoa.
Sensacional, vai deixar saudades.

Viviane 20/01/2012

Um livro de 500 páginas que segundo o autor teve 200 cortadas, incrivel a memoria com ricos detalhes desde a infância de Lobão, apesar de "grosso" o livro não é cansativo.

Um livro sem reservas onde ela fala de tudo, da relação complicada com a mãe , da perseguição d policia e dos inumeros processos.

Raposo 07/01/2012

"Praça Tiradentes é o ca........."
Lobão é, na minha opinião, o músico da 'geração 80' que mais soube amadurecer sem perder sua essência.
Sua natureza contestadora permanece até hoje agora com toques de humor e acidez ao invés de agressividade pura e simples. Quem acompanha sua obra musical percebe isso em seus (e muito bons) CDs mais recentes.
O livro retrata desde sua infância reprimida até sua luta pela democratização do acesso à música, passando pelo seu envolvimento com as drogas e suas prisões que, na minha opinião, acabaram por ofuscar seu talento como compositor.
O que mais me impressionou no livro foi que seu amor pela música fez com que nunca tenha passado pela sua cabeça seguir outra profissão. É mais facil ele desistir de si mesmo que de sua música.

Lobão, pra mim, tem talento no mesmo nivel de Cazuza, Renato Russo e Humberto Gessinger que são meus compositores favoritos no rock brasileiro.

Quem sabe se ele tivesse morrido no auge teria mais reconhecimento... mas ainda bem que ele ainda está por aí.
E Vida longa!

Livro para fãs e não fãs!

Kamila 19/11/2011

Por ser um relato muito pessoal e honesto sobre os seus primeiros 50 anos de existência, “50 Anos a Mil” acaba muita vezes funcionando como uma forma de terapia, como uma maneira de Lobão exorcizar tudo aquilo que ele viveu antes deste momento mais calmo e tranqüilo de sua vida e pudesse olhar em frente para poder, um dia, quem sabe, como ele mesmo promete, na frase que fecha o epílogo do livro, nos entregar uma nova reunião de memórias sobre os 50 anos que ele está vivendo e que estão por vir. Para nós, que acompanhamos o trabalho dele de longe, a obra fica muito como um importante registro para que possamos compreender uma personalidade única e multifacetada, que esteve muito à frente de seus colegas de geração, que conseguiu se reinventar ao longo destes anos todos (e contra todos os indícios que provavam o contrário) e que não recebe o devido crédito que merece. Quem sabe o livro não faz isso para ele.

BibliotecaCCBNB 07/11/2011

Lobão já cantou a "vida, louca vida", a "vida bandida" e que "a vida é doce". Agora, nas quase 600 páginas de sua autobiografia - assinada com o jornalista Claudio Tognolli -, "Lobão: 50 anos a mil", o músico reafirma seus versos. Sua saga é repleta de loucura, banditismo (no sentido figurado, de transgressão, ou literal, de disparar tiros contra a polícia ao lado de traficantes) e - quase estranha para quem imagina a figura da selvagem metralhadora - doçura.

Eduardo Kasse 18/10/2011

Humano, demasiadamente humano
Lobão narra a sua trajetória, desde a tímida e fragilizada infância no Rio de Janeiro, vivida entre travessuras e ataques epiléticos, sob as asas – sufocantes - de sua mãe até os dias de Rock n’ Roll.

Buscou suas verdades, com erros suicidas e acertos ritmados tais quais as batidas ferozes das baquetas na bateria.

Sentimentos e paixões movidos à medicamentos e drogas, em nuances químicas de uma mente ora frenética, ora em frangalhos.

Aproveitou bem os momentos de farra e viveu – como só ele sabe – a solidão, a perda.

Lobão pode ter várias alcunhas, mas a mais intrínseca é: lutador.

O livro é um elogio à loucura, mas essa talvez seja muito mais racional do que a realidade forjada de algumas pessoas.

Uma história de morte e vida, de perdas e conquistas...

Em que, o melhor ainda está por vir.

mura 12/09/2011

Um livro excelente. Nele Lobão relata passagens da sua vida com detalhes e com sinceridade. Um livro essencial para a geração que cresceu ouvindo o rock nacional dos anos 80. O Brasil necessita de mais artistas com a cabeça do Lobão.

Fabio 26/08/2011

Um Astro Nacional
Independente da sua posição política atual, quando eu pensei em ler a auto-biografia do Lobão foi com o objetivo de entender, conhecer um pouco mais do auge do rock 'n roll brasileiro, nos anos 70 e 80, por considera-lo um dos grandes pilares do estilo no pais.
Lobão escreveu este livro brilhantemente, como o esperado, mas o que mais me surpreendeu foi conhecer um garoto super protegido pela familia, amado pelos avos, envolto de tradiçoes e espiritualidade, o que fez dele, juntamente com as suas experiencias pos-desestrutura familiar, um homem culto, intelectualmente ativo, amigo de todos que o cercavam, amante fiel de suas mulheres e buscador de um ideal de vida que para muitos era utopico, para a imprensa era um absurdo, mas que para ele era um alvo a ser atingido - e que tornou-se real.

Definitivamente, Lobão é um astro nacional!

j_almansa 24/08/2011

Uma grande inteligência que não se deixou prender pelo marxismo cultural, apesar de ter sido enrolado pelo discurso pseudo-libertário deles.
É o Olavo de Carvalho da música popular brasileira, tem a coragem de realmente se opor ao domínio esquerdista.

mura 12/09/2011minha estante
Concordo contigo. As partes "Lobão na mídia" foram desnecessárias. Sem essas páginas o livro ficaria menor e não afugentaria muita gente que tem preguiça de ler livros extensos.

flavicaldeira 14/06/2011

Arrependi de ter lido pelo que se tornou o cara, hoje!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6