Espinhos do Tempo

Lucius

Resenhas - Espinhos do Tempo

1 | 2 | 3 | 4

Claudia 14/12/2021

Espinhos do tempo traz a comovente história de Maria José, que, ainda muito jovem, se casou com um rico proprietário de terras do interior de São Paulo, com quem teve três filhos. Subitamente, o marido da moça adoece, e ela se vê na iminência de assumir as rédeas dos negócios da fazenda. Para essa empreitada, Maria José conta com a ajuda do cunhado Menelau, um brilhante advogado que tem com ela uma ligação de muitas vidas. Tendo como cenário o conturbado período de transição da Monarquia para a República no Brasil, uma sucessão de fatos concorrerá para o desenrolar da trama, e apenas o tempo será capaz de remover os espinhos cravados no destino de cada personagem. Uma história de aceitação e resignação, que demonstra que o verdadeiro amor é infindável e que exige responsabilidade e compromisso.
Rah 03/01/2022minha estante
Tem romance?

Claudia 04/01/2022minha estante
Bem sutil

Rah 04/01/2022minha estante
É com um personagem novo ou o marido dela?

Claudia 04/01/2022minha estante
Oi!!! A história e a mesma ,o que mudou foi a capa edição nova

Ka Castoldi 30/04/2009

Zíbia Gasparetto é a melhor autora espírita da atualidade. Adoro o estilo com que ela e Lucius conduzem os romances, pq o enredo é sempre fascinante e as mensagens são incalculavelmente valiosas. Em "Espinhos do Tempo", temos um pouco da visão espírita da traição, sem colocar "culpados" ou "vítimas". É isso que tanto me atrai no Espiritismo.
Rabelo11 02/08/2023minha estante
Não estou conseguindo ler o livro ?

Rabelo11 02/08/2023minha estante
Espinhos do tempo, como faço pra ler

Tainã Almeida 26/04/2019minha estante
acho que não foram todos . Ao que me pareçe foi só o Menelau , para que pudesse ficar ao lado de maria antonia . Os outros ja estavam desencarnados, iam lembrar de qualquer jeito .

Guilherme Ramos 02/04/2021

Paixão e História !!!

Espinhos do tempo trás um romance entre Maria José e seu marido Demerval e também de Menelau e Maria Antônia, sendo os homens irmãos de sangue, Demerval o mais velho e Menelau o mais novo.

O irmão mais velho reside em sua fazenda no interior de São Paulo, na cidade de Itu. Ele é dono de uma personalidade metódica, sisuda e rigorosa, o oposto de sua esposa e de seu irmão mais novo que reside na capital Rio de Janeiro, sim, Rio de Janeiro, não se assuste, pois esse romance se passa nos anos finais da época do Brasil-Império de Dom Pedro II, então o Rio era a capital do país naquela época.

Embora a grande distância entre os irmãos, Menelau sempre se faz presente visitando a família no interior paulista, já Demerval vive tão metodicamente para suas terras que nunca viaja, nunca sai dali. Maria José, cansada de tantas regras e metodismos impostos por seu marido e por uma sociedade machista característica da época, onde a mulher não tinha poder de voz, se vê cansada da vida medíocre que vive e deixa se levar pelo desânimo. Zefa, sua leal escrava, se sente infeliz ao ver sua sinhá naquela situação e recorre a Bentinho, escravo mandigueiro da fazenda em que eles vivem, ele por sua vez completamente apaixonado por Zefa, realiza um trabalho espiritual encomendado pela mesma. Bentinho é um médium vidente e de potente cura, mas, trabalha cegamente realizando trabalhos de baixa vibração. Ele designa uma energia de doença ao senhor daquele engenho que por sua vez cai de cama.

O médico que vive aos arredores da fazenda não consegue dar um diagnóstico a Demerval que impaciente por sua vez, emite uma ordem para que o mesmo não adentre mais em sua fazenda, já que este chegou a desconfiar de obra de baixa magia, uma vez que cientificamente não tinha como justificar tamanha moléstia que assolava o pobre descrente. Assim, Menelau toma nota no Rio de Janeiro sobre o estado do seu irmão e vem com sua arrogante esposa prestar suporte a sua família de Itu e auxiliar na direção da fazenda até a recuperação total de seu irmão.

No entanto, sua esposa Maria Antônia é acometida por uma crise de tédio e irritabilidade e põe-se a voltar a capital no meio da noite com a sua carruagem, deixando o esposo para trás, pois ela não estava acostumada à vida pacata, soberba que só, vivia de aparência pelos bailes e saraus da capital brasileira. Menelau inicia então um treinamento de sua cunhada Maria José no gerenciamento da fazenda e dos negócios de sua família, pois em breve também deverá voltar. Isso faz com que se aproxime de sua cunhada e passe a percebê-la de outra forma, já que ambos têm muitas características em comum. Maria José então começa a ter uma pouco mais de independência e voz ativa naquele lugar, uma vez que seu marido segue acamado.

Menelau então parte para a capital com a promessa de retornar a fazenda com um amigo, Eduardo, que detém de muitos conhecimentos espirituais, depois que retornou da França e de lá trouxe conhecimentos de uma nova doutrina Cristã que explicava de forma científica e filosófica além de religiosa as causas e efeitos, provas e expiações deste mundo, entende-se o espiritismo como já bem sabemos. Assim, logo que Eduardo chega aquele lugar percebe de imediato que trata-se de obsessão espiritual devido a uma demanda negativa enviada ao senhor Demerval e logo inicia seu trabalho de desobsessão e doutrinação naquele ambiente para não somente com aquele, mas, com os demais irmãos que ali vivem, negros, brancos, encarnados e desencarnados.

Durante a evolução do romance vamos ter uma linda e penosa história de amor, quase impossível de se viver, que enfrenta através do tempo os espinhos que dificultam a junção de duas almas que há muito tempo luta para vencer os desafios que insistem em puni-los devidos aos equívocos cometidos em encarnações passadas. Além de renúncia e obsessão, causa e efeito, esse lindo romance também vai abordar temas como a importância do perdão e da reencarnação, pois somente através da oportunidade de reencontrar com um ou mais desafetos do passado e trabalhar no sentimento do perdão é que os protagonistas desse romance tão bonito e doloroso poderão renunciar o desejo de viver juntos para quebrar de vez os espinhos do tempo, consumando assim o sofrimento com a promessa de um futuro mais leve e verdadeiramente feliz.

Recomendo essa rica leitura, que além de uma história intensa de amor, trará também ao leitor algumas passagens históricas, mexendo com o imaginário e o abastecendo de cultura, além de enriquecer a obra com uma evolução sincrética e um desfecho perfeito!
Elenai 03/06/2021minha estante
Tenho este livro em casa e lendo sua resenha, muito bem escrita, decidi que não irei ler a obra. Se trata de mais uma história elitista da autora. Fica claro que colocam a tal sinhá e o dono da fazenda como vítimas. "Zefa, sua leal escrava, se sente infeliz ao ver sua sinhá naquela situação". De virar os olhos!

Eunice.Vilares 12/08/2009

Achei o livro muito bom e a história uma lição de vida

Amadeu 07/09/2012

Fantástico!!!
Este foi o primeiro livro que li dessa autora maravilhosa e desde então passei a ler com muito carinho todas as suas obras.

Kevin Kretzu 31/12/2012

Muuuuito bom! Rápido, sempre tem uma reviravolta quando menos esperamos! Trata da vida como ela é, cheia de erros e acertos, decepções e esperanças. Não há vilões ou mocinhos neste livro, apenas pessoas confusas em busca da própria felicidade.

jaq 04/12/2013

linda historia vale a pena ler

Gabi 14/11/2014

Linda obra, na verdade não é nenhuma novidade, já que ao meu ver todos os romances desenvolvidos pela Zíbia Gasparetto são imensamente importantes para o engrandecimento do nosso espírito e valioso valor à nossa conduta.
Uma história incrível, cheia de surpresas e muito bem escrita, digna de ser lida algumas outras vezes.
Fica marcado que é um livro com imenso valor para mim, já que para sempre recordarei dos momentos que o mesmo me proporcionou.
Dedico ao parque, aos sons, aos cheiros, aos sentimentos, a minha companheira de leitura, a real felicidade que pude experimentar.

"O amor não acaba nunca. Podemos senti-lo de diversas formas e a vida, a reencarnação favorecem a que ele cresça sempre rumo ao seu objetivo maior, que é o amor sincero e fraterno entre todas as criaturas. O que costuma acabar são as nossas ilusões, nossos enganos. A verdade acaba aparecendo, mostrando que o sentimento a que demos o nome de amor não passa de interesse, conveniência, vontade de amor, imaturidade, falta de paciência para esperar as coisas acontecerem".

16/04/2024

Traz a comovente história de Maria José, que, ainda muito jovem, se casou com um rico proprietário de terras do interior de São Paulo, com quem teve três filhos. Subitamente, o marido da moça adoece, e ela se vê na iminência de assumir as rédeas dos negócios da fazenda. Para essa empreitada, Maria José conta com a ajuda do cunhado Menelau, um brilhante advogado que tem com ela uma ligação de muitas vidas. Tendo como cenário o conturbado período de transição da Monarquia para a República no Brasil, uma sucessão de fatos concorrerá para o desenrolar da trama, e apenas o tempo será capaz de remover os espinhos cravados no destino de cada personagem. Uma história de aceitação e resignação, que demonstra que o verdadeiro amor é infindável e que exige responsabilidade e compromisso.

Luciana 12/10/2015

Demerval e família
Um dos melhores livros espiritualistas que li nos últimos tempos. O livro conta a história da família de Demerval no tempo presente, e apresenta os dramas envolvidos em vidas passadas para que o leitor possa entender o porque de certos acontecimentos atuais. Maravilhoso ! Fiquei presa com muita satisfação, até o livro acabar.

Ronaldo 01/07/2016

os ensinamentos de Menelau
Não gostei mt do final (muito clichê, e conto de fadas), achei q algumas partes ela exagerou e deixou mt radical o espiritismo, principalmente por ela enaltecer q é baseado numa estória verídica... mais ao todo é uma boa estória, nos faz entender bem "os espinhos do tempo" (claro, segundo o espiritismo), nos mostra como Deus é justo e bom, tbm nos faz criar um afeto pelos personagens (Menelau, Maria José), diz por cima sobre a situação social da época (século XIX), porém, este ñ era o objetivo, então td bem, deixando religião de lado, um bom livro, com uma boa estória de amor, e bons ensinamentos de base familiar tbm, bom livro.

Ana Lúcia 27/01/2017

Espinhos do tempo
Maria José, uma mulher educada para ser submissa, mas com muito amor no coração,casada com Demerval, um homem egoístas e prepotente, recomece em seu cunhado, Menelau, casado com Maria Antônia, o grande amor de sua vida.Deste amor impossível, nasce Romualdo.
Narrado em terceira pessoa é um livro que mostra as dificuldades que temos de enfrentar para concretizarmos os nossos sonhos, pois sempre trazemos história não resolvidas de outras vidas e temos de resolver todos os " Espinhos do tempo" que deixamos para trás.
É uma história de amor e abnegação; de fé e espera e muito empenho para realizar Os desígnios que Deus tem para o nosso crescimento espiritual.
Uma linda história, romântica, embora cheia de entraves. Afinal " quando trabalhamos em harmonia com nossos desígnios, ganhamos imensa força. Não devemos ser pretensiosos querendo consertar este estado de coisas. Se ele existe, terá por certo sua função".
Isso nos leva a confiar, orar e lutar pelo nosso crescimento espiritual, observando o que a vida espera de nós.

1 | 2 | 3 | 4