Espinhos do Tempo

Lucius

Resenhas - Espinhos do Tempo

1 | 2 | 3 | 4

Ka Castoldi 30/04/2009

Zíbia Gasparetto é a melhor autora espírita da atualidade. Adoro o estilo com que ela e Lucius conduzem os romances, pq o enredo é sempre fascinante e as mensagens são incalculavelmente valiosas. Em "Espinhos do Tempo", temos um pouco da visão espírita da traição, sem colocar "culpados" ou "vítimas". É isso que tanto me atrai no Espiritismo.
Rabelo11 02/08/2023minha estante
Não estou conseguindo ler o livro ?

Rabelo11 02/08/2023minha estante
Espinhos do tempo, como faço pra ler

Guilherme Ramos 02/04/2021

Paixão e História !!!

Espinhos do tempo trás um romance entre Maria José e seu marido Demerval e também de Menelau e Maria Antônia, sendo os homens irmãos de sangue, Demerval o mais velho e Menelau o mais novo.

O irmão mais velho reside em sua fazenda no interior de São Paulo, na cidade de Itu. Ele é dono de uma personalidade metódica, sisuda e rigorosa, o oposto de sua esposa e de seu irmão mais novo que reside na capital Rio de Janeiro, sim, Rio de Janeiro, não se assuste, pois esse romance se passa nos anos finais da época do Brasil-Império de Dom Pedro II, então o Rio era a capital do país naquela época.

Embora a grande distância entre os irmãos, Menelau sempre se faz presente visitando a família no interior paulista, já Demerval vive tão metodicamente para suas terras que nunca viaja, nunca sai dali. Maria José, cansada de tantas regras e metodismos impostos por seu marido e por uma sociedade machista característica da época, onde a mulher não tinha poder de voz, se vê cansada da vida medíocre que vive e deixa se levar pelo desânimo. Zefa, sua leal escrava, se sente infeliz ao ver sua sinhá naquela situação e recorre a Bentinho, escravo mandigueiro da fazenda em que eles vivem, ele por sua vez completamente apaixonado por Zefa, realiza um trabalho espiritual encomendado pela mesma. Bentinho é um médium vidente e de potente cura, mas, trabalha cegamente realizando trabalhos de baixa vibração. Ele designa uma energia de doença ao senhor daquele engenho que por sua vez cai de cama.

O médico que vive aos arredores da fazenda não consegue dar um diagnóstico a Demerval que impaciente por sua vez, emite uma ordem para que o mesmo não adentre mais em sua fazenda, já que este chegou a desconfiar de obra de baixa magia, uma vez que cientificamente não tinha como justificar tamanha moléstia que assolava o pobre descrente. Assim, Menelau toma nota no Rio de Janeiro sobre o estado do seu irmão e vem com sua arrogante esposa prestar suporte a sua família de Itu e auxiliar na direção da fazenda até a recuperação total de seu irmão.

No entanto, sua esposa Maria Antônia é acometida por uma crise de tédio e irritabilidade e põe-se a voltar a capital no meio da noite com a sua carruagem, deixando o esposo para trás, pois ela não estava acostumada à vida pacata, soberba que só, vivia de aparência pelos bailes e saraus da capital brasileira. Menelau inicia então um treinamento de sua cunhada Maria José no gerenciamento da fazenda e dos negócios de sua família, pois em breve também deverá voltar. Isso faz com que se aproxime de sua cunhada e passe a percebê-la de outra forma, já que ambos têm muitas características em comum. Maria José então começa a ter uma pouco mais de independência e voz ativa naquele lugar, uma vez que seu marido segue acamado.

Menelau então parte para a capital com a promessa de retornar a fazenda com um amigo, Eduardo, que detém de muitos conhecimentos espirituais, depois que retornou da França e de lá trouxe conhecimentos de uma nova doutrina Cristã que explicava de forma científica e filosófica além de religiosa as causas e efeitos, provas e expiações deste mundo, entende-se o espiritismo como já bem sabemos. Assim, logo que Eduardo chega aquele lugar percebe de imediato que trata-se de obsessão espiritual devido a uma demanda negativa enviada ao senhor Demerval e logo inicia seu trabalho de desobsessão e doutrinação naquele ambiente para não somente com aquele, mas, com os demais irmãos que ali vivem, negros, brancos, encarnados e desencarnados.

Durante a evolução do romance vamos ter uma linda e penosa história de amor, quase impossível de se viver, que enfrenta através do tempo os espinhos que dificultam a junção de duas almas que há muito tempo luta para vencer os desafios que insistem em puni-los devidos aos equívocos cometidos em encarnações passadas. Além de renúncia e obsessão, causa e efeito, esse lindo romance também vai abordar temas como a importância do perdão e da reencarnação, pois somente através da oportunidade de reencontrar com um ou mais desafetos do passado e trabalhar no sentimento do perdão é que os protagonistas desse romance tão bonito e doloroso poderão renunciar o desejo de viver juntos para quebrar de vez os espinhos do tempo, consumando assim o sofrimento com a promessa de um futuro mais leve e verdadeiramente feliz.

Recomendo essa rica leitura, que além de uma história intensa de amor, trará também ao leitor algumas passagens históricas, mexendo com o imaginário e o abastecendo de cultura, além de enriquecer a obra com uma evolução sincrética e um desfecho perfeito!
Elenai 03/06/2021minha estante
Tenho este livro em casa e lendo sua resenha, muito bem escrita, decidi que não irei ler a obra. Se trata de mais uma história elitista da autora. Fica claro que colocam a tal sinhá e o dono da fazenda como vítimas. "Zefa, sua leal escrava, se sente infeliz ao ver sua sinhá naquela situação". De virar os olhos!

Bru 14/05/2020

Sempre gostei muito dos livros da Zíbia, mas confesso que achei um pouco monótono o começo, e acabei mudando de ideia somente da metade para o final.
Romances espíritas normalmente nos deixa uma lição, o desse traz como exemplo o do perdão, resignação e amor ao próximo, trazendo a tragetória da vida passada dos personagens como explicação para os acontecimentos presentes.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
E essa crença se nota através dos meios de comunicação em sua abordagem pessimista dos fatos, assustando as pessoas impressionáveis

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Hugo 23/10/2020

Um ótimo livro espirita. Prende do início ao fim, características dos livros de Lucius.

Domino 09/02/2021

Um dos livros mais lindos que ja li e que mais me fizeram pensar em tudo o que passamos na vida eu acho que foi.uma das leituras que mais fiz no tempo certo

jdelisiario 21/11/2020

Ensinamentos básicos envolvidos em situações cotidianas
Zíbia e Lucius tem uma escrita clássica que desmistifica o Espiritismo e a reencarnação. Traz elementos que vemos no nosso dia a dia para a explicar situações em que nem sempre conseguimos compreender sem os olhos do pós vida. Acredito que são obras muito boas para aqueles que querem entender essa perspectiva dos espíritos, obras claras, sem termos exagerados ou extraordinários. #leituraTerapia

Calado 03/04/2021

Surpreendente
Custou-me a ler este livro dada ao seu desenrolar monótono da história atribulado com personagens odiosos que de muito possuíam preconceitos em seus corações.

Todavia, ao dar uma segunda chance à este livro, saí com uma bela lição e com um bom sentimento de ter dado esta chance. A medida que a narrativa se desenrola, podemos sentir a história nos captar e instigar nossa atenção, como se fôssemos um dos espíritos que de muito analisam as cenas sobre outro plano.

Um livro emocionante que roubou-me alguns pertences de lágrimas, uma ótima viagem sobre o âmbito espírita tendo uma escrita gostosa de se ler.

Devo enaltecer o arco de Menelau com Maria Antônia; o que eu acreditava que seria um núcleo maçante e repetitivo, tornou-se abruptamente em um dos melhores elementos do livro - a evolução de todos os personagens são tão notórias que quase nos é palpável.

Sinto-me honrado de poder ter tal exemplar - que pertencera à senhora minha avó, que desencarnara - sobre minhas mãos. Por muito, refleti como seria bom se ela estivesse comigo para debatermos sobre a trama e seus respectivos personagens; mas, após terminar de ler essa fantástica obra, realizei que, poderei ter essa conversa com ela muito posteriormente, num plano que nos restará demasiada paz e alegria!

Lucas.Ferraz 08/02/2022

Perdão
Primeiro livro que leio da Zíbia, achei incrível a mensagem que ela passa sobre perdão. Aliás, o mal é só uma ilusão.

Marcella 01/08/2023

Uma fazenda, um marido duro e uma esposa apaixonada...
Todos nós temos, ao embarcar nesse mundo, uma missão que precisamos honrar, por mais que não lembremos dela. A vida se encarregará de aplicar as condições necessárias para enfrentarmos os desafios e conseguimos superar nosso maior inimigo: nós mesmos. nossas emoções super vividas das quais somos escravos.

Carla.Parreira 25/10/2023

Espinhos do tempo...
Alguns trechos:
??Mesmo nos casos de mandinga, há sempre as ligações de vidas passadas. Elas podem evidenciar algo que estava ainda por vir a ser. Podem acordar os inimigos da pessoa visada e utilizá-los na conquista do seu objetivo?
Nem sempre o que queremos e nos parece ser bom é bom aos olhos de Deus. Só quando ele aprova nossos atos é que vem em nosso auxilio?
Quando fazemos o melhor, quando nos esforçamos para ser honestos e cumprimos nosso dever, Deus faz o resto?
A imposição jamais representou a verdadeira força. É apenas o forte subjugando o fraco. Somos todos iguais em direitos perante Deus. A vida exige isso de nós, que respeitemos os direitos dos outros e sua liberdade?
Para esperarmos que os outros façam isto ou aquilo, nós precisamos ser capazes de fazer primeiro?
Nos casamentos de reajuste, quando o amor não é a motivação maior, ao haver essa mudança poderá até dar uma sensação de alivio e de liberdade. Porém, isso não impede o deslocamento energético e uma certa sensação de perda, ou insegurança, medo ou mesmo desorganização de seu próprio equilíbrio?
O amor não acaba nunca. Podemos senti-lo de diversas formas e a vida, a reencarnação favorecem a que ele cresça sempre rumo ao seu objetivo maior, que é o amor sincero e fraterno entre todas as criaturas. O que costuma acabar são as nossas ilusões, nossos enganos. A verdade acaba aparecendo, mostrando que o sentimento a que demos o nome de amor não passa de interesse, conveniência, vontade de amar, imaturidade, falta de paciência para esperar as coisas acontecerem. A prudência nos faz tentar compreender nossos verdadeiros sentimentos para que a leviandade não nos coloque em problemas desnecessários?
Seja verdadeiro. Para ajudar as pessoas não precisamos forçar situações. A simplicidade, a naturalidade, a boa vontade, a sinceridade produzem maiores resultados?
Os maledicentes não são dignos da nossa preocupação. Eles sempre encontram o que dizer quando olham a vida das pessoas. Não merecem nossa atenção?
Tudo que vem de fora é apenas reflexo do que emitimos dentro de nós, é sintoma, é resposta, não é a causa. Ela se encontra em nossa maneira de ser. Para haver cura, deverá haver mudança. Enquanto se mantiverem os elementos que ocasionaram a doença, ela permanecerá??

Leituras da Dani 20/04/2021

Ótimo livro, de uma ótima escritora espírita ??
Amei essa leitura... No começo, até mais ou menos no meio, achei um pouco arrastada a leitura, mas depois, fluiu super bem. Este, é um livro que nos transmite ensinamentos importantes, lições necessárias e, uma mensagem linda demais! Eu gosto muito dos livros da Zíbia Gasparetto e, recomendo para todos que, gostam de livros agregadores de conhecimentos válidos e, importantes.

Wagner 23/08/2020

Os romances inspirados pelo espírito Lucius nos trazem grandes lições. Termino esse livro com a sensação de que nada é por acaso, tudo tem um propósito de ser. Nada acontece sem a permissão de Deus e do universo.
O caminho é bastante longo, mas, como nos ensina cada capítulo do livro, paciência, fé e confiança devem ser as nossas bandeiras.

Leia um livro espírita 04/01/2021

Maria José é uma jovem que obrigada a casar se muito cedo, vive uma vida limitada as ordens do marido, em uma época em que mulheres não possuíam voz é uma personagem forte e determinada, que assim que o marido adoece toma conta dos negócios com ajuda do seu gentil cunhado Menelau, por qual acaba se envolvendo amorosamente, é um livro que nos mostra a importância de manter a vibração elevada, a nossa responsabilidade com o próximo e a lei da causa efeito... histórias de época sempre me encantam 😊 ótima leitura!

site: https://www.instagram.com/leia.um.livro.espirita/?hl=pt-br

1 | 2 | 3 | 4