O Povo do Abismo

O Povo do Abismo Jack London

Resenhas - O Povo do Abismo

Guilherme 04/02/2023

?Um homem com coração partido não pode sobreviver?
A citação acima pode fazer você pensar que esse livro é sobre amor, um romance, mas você está enganado. Esse livro é uma obra-prima da observação participante socialista, e a citação é do autor falando sobre um homem que foi demitido por estar doente e passou a viver na rua, o que deixou seu coração partido.

Jack London, no início do século XX, foi viver junto aos milhões de vagabundos e miseráveis do império britânico. Ele vive como um deles, de certa forma ?disfarçado?, e vê a miséria em seu nível mais baixo, documenta trabalho análogo à escravidão por meio do Exército de Salvação, a fome generalizada, a loucura e a saúde deteriorada, a violência policial, esta última que inclusive tinha uma lei que proibia mendigos de dormirem nas ruas durante a noite, e desta forma os policiais passavam a madrugada toda acordando pessoas nas ruas e ordenando-as que andassem.

É um livro importantíssimo, se alguém me perguntasse porquê o capitalismo nunca foi ético, provavelmente indicaria este livro.

Algumas coisas poderiam ser melhor, especialmente a conclusão, em que London resume tudo à uma má administração e defende que simplesmente o fim da coroa inglesa resolveria a situação, e creio que também existe um apoio às políticas norte-americanas, que nada eram melhores. De qualquer forma, livro primoroso.

Janice 27/01/2023

Um livro...
Que não é uma história, mas um relato de uma realidade vivida na pele pelo autor Jack London.
Apesar de ter sido escrito em meados do século passado, ele soa familiar quando vemos casos como os do povo ianomâmi.
Como toda obra de Jack London, vale muito a leitura.

Pamela.Christine 01/06/2021

Em tempos de fome e miséria..
Conheci o livro através do Clube de Literatura promovido pela editora Expressão Popular e apesar de retratar os males de Londres no início do século XX, vários paralelos podem ser feitos com o grau de insegurança alimentar e nutricional que temos ainda hoje em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Jack London, que iria cobrir a guerra na África do Sul, ficou sem o patrocínio do jornal para seguir viagem e decidiu passar um período em Londres, mais precisamente o que seria a periferia da cidade - o East End - fingindo ser um pobre naufrago estadunidense em busca de abrigo e comida. Dormiu na rua, em abrigos e albergues, sempre conversando e contando a história e o sofrimento do povo de East End.

Retratou a pobreza e a fome, as pessoas vivendo a base de pão duro e água, quando tinham que procurar restos no chão, ou ainda, quando passavam dias sem qualquer alimento. Tudo isso com o descaso do governo, a exploração da força de trabalho, a poluição em plena Revolução Industrial, a vida em condições precárias entre outros absurdos sociais.

site: www.youtube.com/watch?v=o3zZBGuwE4Q

Vinicius.Miranda 01/01/2021

Livro de época e ainda atual
Não sei se as outras versões também possuem a apresentação feita pela Maria Silvia Betti. A versão que eu li tem. Do meu ponto de vista, essa apresentação faz a contextualização necessária ao livro.
Ao partir pra leitura já estamos preparados para perceber os possíveis pré conceitos do autor, bem como "conceitos" em voga na época. Essa ressalva nos permite filtrar passagens que se mantém relevantes ainda hoje.
O relato de Jack London sobre essa Inglaterra de 1902 assusta pela crueldade do sistema capitalista. É um relato que nos leva a perceber a importância da evolução das leis trabalhistas. É um relato que nos assusta mais ainda, se pararmos pra analisar as novas relações de trabalho e as depreciações que lhe são impostas.
A leitura é fluida, a linguagem é simples. Mesmo sendo um superficial, de um ponto de vista teórico, é uma leitura interessante pra ajudar a discutir os efeitos do capitalismo sobre a classe trabalhadora.

Isabella 29/10/2013

Miséria no Império Britânico
Atualmente, a Inglaterra é conhecida como uma das grandes e mais importantes nações do planeta. Porém, nem sempre ela foi assim. As condições de vida da população era absurdas, recheadas de fome e miséria.
No livro “O Povo do Abismo”, do grande escritor Jack London, é relatada a situação da Inglaterra, especificamente de Londres, no início do século XX.
A obra é narrada por London de forma pouco convencional: uma reportagem. O livro inicia-se com Jack explicando ao leitor que relatará sua viagem a Londres, pois gostaria de ver com seus próprios olhos a situação por que o país passava. Não gostava de ser influenciado pela mídia e gostaria de vivenciar o cotidiano das pessoas do país.
O autor se passa por um londrino pobre e vive naquele submundo por algum tempo. Relata que passou frio, fome, cansaço físico e emocional. Em seu relatório ele critica a realidade do país e aponta cada detalhe frio e triste que encontrava.
O livro é muito tocante, com cenas de trabalho infantil, suicídio e muita miséria. Há cenas realmente fortes que deixam o leitor comovido. Recomenda-se a pessoas que têm interesse na história do Império Britânico.