Cartas para Julieta

Cartas para Julieta Lise Friedman...

Resenhas - Cartas para Julieta

1 | 2 | 3 | 4

Ligia Paulino 01/11/2012

Fiquei interessada em ler Cartas para Julieta assim que eu assisti ao filme feito inspirado no livro, pensei que seria quase a mesma coisa do filme só que me enganei. Isso mesmo vemos no livro algo diferente do filme mais que mesmo assim não deixa de ser especial!.

Adorei a estrutura do livro, ele é capa dura *-* e a folha é estilo de fotografia a coisa mais linda! não tenho que reclamar da obra, ele só nos faz ficar mais e mais encantados pela história de Romeu e Julieta, nos mostra como tudo começou, de onde veio a inspiração de Shakespeare para escrever essa história de amor que conquistou milhões de corações por todo o mundo.

Através da narração das irmãs Lise e Ceil, passamos a conhecer como a lenda desses dois amantes repercute até hoje! conhecemos através delas a linda Verona! é um tremenda viagem a que passamos quando lemos o livro, conhecemos pontos turísticos que são muitos visitados por toda Verona, todos quando digo é os que envolvem a história de Shakespeare.

Gente adorei conhecer mais o trabalho que as secretárias de Julieta fazem! sim para aqueles que assistiram ao filme lá conta a história do Clube de Julieta, e nos livros nós conhecemos como tudo começou e como a admiração pelo amor que Romeu e Julieta tiveram influenciaram muito a vida de pessoas em Verona e por todo o mundo. No Clube de Julieta são respondidas cartas, bilhetes que turistas e até moradores da cidade deixam para Julieta, e durante o livro podemos conferir algumas das cartas que são endereçadas a querida Julieta!! O clube passou então a ser uma atração turística onde quem vai a Verona não pode deixar de conhecer.

Epa quase ia esquecendo de contar uma coisa!! hahaha no livro vemos também que ao decorrer dos anos a fama de Julieta foi crescendo, e havia uma doceria localizada em frente a " Casa de Julieta " e o confeiteiro criou um doce chamado " Baci di Giulietta" ( beijos de Julieta) e gente no livro tem a receita do doce! e digo fiquei morrendo de vontade de fazer! qualquer dia colocarei o avental e mão na massa!

Gente é tanta coisa que vemos e nos encantamos durante a leitura que dá vontade de falar de tudo que gostei! mais se eu for falar não terá graça!! mais vou encerrar a minha resenha do livro com uma das tantas cartas que li no livro que são endereçadas a Julieta que eu fiquei emocionada!

"Querida Julieta,
Estou numa casamata. Escuto mísseis explodindo e disparos de arma de fogo lá fora. Tenho 22 anos e estou amedrontado. Nosso comandante tinha nos dito que logo precisaríamos sair. Estamos para travar uma batalha corpo a corpo. Pressinto que vou morrer. E envio este bilhete como meu testamento ao mundo ao deixar esta vida. Estou confiando-o a você, símbolo do amor universal. Iludo-me pensando que isso vai fazer as pessoas entenderem a futilidade do ódio."
Brian L., Vietnã, 1972. - ( pág. 93-94)

Link da resenha no blog - http://www.ligiaeseumundo.com/2011/02/lire-et-commentant-cartas-para-julieta.html

Flavio 26/08/2021

Quando tem que ser será
Se estiver no seu destino, não importa quanto tempo passa, o que é seu virá até vc.
Mesmo quando tudo diz ao contrário.

Ranya.Fernandes 07/11/2022

Um amor que inspira
O livro é como uma biografia (quando comprei pensei ser um romance, mas não deixa de ser, como a história de alguns romances). É uma leitura tranquila e contagiante, principalmente para quem gosta de história, já que conta a história sobre como começou o Clube da Giulietta, como e quando essas cartas passaram a ser endereçadas a ela e passaram a ser respondidas.

Quando for a Itália quero com certeza passar pelos locais descritos ?

@eu_sandroka 01/07/2019

Uma leitura diferente.
#CartasParaJulieta foi o título escolhido pra minha primeira maratona literária, a #MaratonaPSteratura.
Adorei o contexto do livro. Leitura prazeirosa, que nos leva a desvendar raízes profundas e pungentes sobre a eternização do mito Shakespeariano * Romeu & Julieta *.
As autoras #LisaFriedman e #CeilFriedman fizeram um estudo das obras, histórias e pessoas envolvidas. Há descrições das primeiras representações, das possíveis origens do casal protagonista, dos imóveis das famílias antagonistas, do início e porque da existência do * Clube de Giuletta * e suas secretárias.
Aliás, devo destacar quão belo esse trabalho é.
Tudo entremeado por curiosidades afins e muitas obras de arte.
Detalhe: a sacada não existia.
Projeto lindíssimo. Páginas do tipo fotográficas, reprodução de cartas que emocionam. #recomendadíssimo
#SobreLivrosEseusAfins
#EditoraSeoman #EditoraPensamentoCultrix
Ray 21/11/2019minha estante
Oiiii, Você tem o livro físico?

@eu_sandroka 21/11/2019minha estante
Oiê. :-)
Tenho sim.
É lindo. Capa dura.
Se quiser informar o e-mail, envio fotos pra ti.
;-)

Ray 22/11/2019minha estante
Me mande mensagem por este número, por favor ?. 21 981853186 grata!!

Teca Machado 30/09/2014

Sobre o livro Cartas Para Julieta
Apesar de dizer que o livro inspirou o filme, a versão em papel não conta uma história de ficção com personagens, reviravoltas e final feliz. Ele é como um documentário sobre o Club de Giulietta, um grupo de pessoas que se propõem a responder todas as cartas de todos os lugares do mundo que chegam para Julieta, assim como no filme Sophie (Amanda Seyfried) faz.

Em Cartas Para Julieta vemos o surgimento do clube, a história do seu primeiro presidente/secretário, que foi quem primeiro levou a sério o mito da heroína romântica, as transformações que a ideia sofreu, as reformas na casa que se acreditava ser de Julieta e do seu túmulo e também as mudanças que o mito provocou na cidade, antes esquecida no tempo.

O Club di Giulietta começou pequeno, com alguns poucos recados e notas deixados para Julieta em seu túmulo. Com a criação da Casa de Julieta, eles começaram a se tornar mais frequentes e a cidade viu nisso uma forma de ser mais notável e se tornar um ponto turístico. O Club di Giulietta, também chamado de Secretários de Julieta, foi montado para responder as cartas com os mais diversos assuntos relacionados ao amor, sejam eles felizes ou tristes, nas mais diversas línguas.

Hoje, as cartas são deixadas no muro de Julieta pela própria pessoa que sofre de amor e também podem ser enviadas por correio ou mesmo por e-mail. A Julieta está moderna, meu bem!

Por causa do mito e força de vontade de alguns, Verona virou o refúgio romântico de todos os tempos. Tudo no lugar inspira amor e Romeu e Julieta. Tem um ar de tragédia agridoce que permeia todos os cantos de Verona.

As pessoas levam tão a sério a história dos infortunados amantes que tem gente que até mesmo se casa aos pés do túmulo de Julieta para dar sorte. Bom, cada doido com a sua mania.

Mas, para mim, o melhor do livro foi poder ter acesso a algumas cartas. Elas são lindas, comoventes, engraçadas, sensíveis. Há de idosos falando da vida maravilhosa que tiveram junto ao seu amor, de adolescentes desesperadas porque o garoto dos seus sonhos não gosta delas, de mulheres e homens solitários que desejam um companheiro, de amores proibidos e muito mais. Até mesmo algumas pessoas pedem que Julieta mande uma carta para a pessoa amada para que veja que até mesmo ela, a rainha do amor, acredita no relacionamento deles. É uma delícia de ler e ver histórias de amor que dão certo (e outras que não dão tão certo).

Além de muito interessante e diferente, Cartas Para Julieta é lindo visualmente falando. Repleto de fotos, ilustrações e paisagens de Verona, é daqueles livros para ficar em exposição. Tudo é da melhor qualidade possível. Pena que é fino e de rápida leitura.

Se você quer mandar uma carta para Julieta pedindo conselhos ou contando a sua história, ou apenas ficou curioso, basta acessar esse site e se deixar levar pelas histórias de amor.

Recomendo.

site: http://www.casosacasoselivros.com/2012/11/cartas-para-julieta-o-livro.html

Gabi 08/12/2023

Um livro para se ler lentamente
Esse livro é um verdadeiro deleite,uma viagem magnífica a Verona, não só simplesmente a Verona, mas para a Verona de Julieta. Um livro cheio de imagens e cartas de todo o mundo,um mergulho na cultura do amor veronês,inspirado pela estória,a lenda de Romeu e Julieta. Me diverti muito lendo as cartas enviadas para as secretárias de Julieta,algumas são tristes,mas outras são extremamente engraçadas. Amei cada segundo lendo esse livro.
Sara 04/01/2024minha estante
Gabi, eu simplesmente fiquei encantada por esse livro, senti o carinho das autoras escrevendo essa obra, a todo momento. Tentei ler o mais devagar possível para que eu pudesse degustar cada página e fiquei com uma vontade enorme de me transportar para Verona

Marisa Aziliero 03/03/2014

Encantador a seu modo.
Quando comecei a ler, imaginei que seria mais ou menos como no filme, quando vi que não era nada disso, não tinha nada de romance e sim de história, fiquei um pouco decepcionada, mas mesmo assim continuei a ler, e preciso confessar: eu também escrevi uma carta para Julieta!!
A história é incrível, não me arrependo nenhum pouco de ter comprado!
Leticia.Caetano 04/02/2018minha estante
null

Gersyca Campos 07/01/2019

Romance
Além do lugar onde acontece a história ser lindo, na Itália. O livro aborda que o amor supera a distância e jamais o esquecimento quando se ama de verdade.
Você tem o livro físico?

Você tem o livro físico?

Thananda 23/03/2017

Julieta e seus encantos
Aluguei Cartas para Julieta achando que seria mais um livro de romance fofinho, mas é muito mais do que isso.
Lise Friedman, Ceil Friedman nos mostram o outro lado da famosa história de Romeu e Julieta.

Sabia que Shakespeare não inventou o casal e nem a história?  Relatos de um romance entre membros de duas famílias rivais em Verona que acabou em tragédia, passou de boca em boca por vários anos e muitos países até que Shakespeare a ouvisse e  aperfeiçoasse a história na forma  que a conhecemos hoje.

Sabia também que todos os anos Julieta recebe milhares de cartas vindas de todo o mundo pedindo conselhos amorosos? É principalmente sobre essas cartas e sobre a origem desse costume que Lise Friedman e Ceil Friedman falam nesta obra. Julieta é vista por muitos como santa conselheira, padroeira do amor (e dos amores impossíveis) fazendo com que muitos "devotos" mandem mensagens sobre seus problemas amorosos esperando uma resposta - que surpreendentemente todos acabam recebendo.

Cartas Para Julieta é leve e interessante. Uma verdadeira enciclopédia sobre o casal mais famoso da história e um ótimo guia turístico de Verona. Sempre quis conhecer a Itália, passar por todas as suas cidadezinhas e conhecer a história do lugar. Depois de ler este livro minha vontade triplicou. Espero um dia passar por lá e deixar um bilhetinho para Julieta também.

Recomendo :)
Lucelia.Alves 14/05/2017minha estante
Linda sua resenha

Thananda 14/05/2017minha estante
Obrigada :D

Lucelia.Alves 14/05/2017minha estante
Um Feliz dia das mães

Andriola 24/08/2016

"E" e "Se" palavras que separadas não tem poder algum. Mas quando colocadas lado a lado, tem o poder de nos assombrar pela vida inteira.
Eriko.Bruno 25/08/2016minha estante
romântico... rs

Eriko.Bruno 25/08/2016minha estante
Romântico.... rs

Gigi 28/11/2014

A lenda de Verona
Esqueça Shakespeare por um instante. O conto de Romeu e Julieta é muito mais antigo. Essa foi minha descoberta ao ler o livro 'Cartas para Julieta', de Lise Friedman e Ceil Friedman. As autoras contam que Masuccio Salernitano apresentou a tragédia dos dois amantes em Cinquenta Novelle, em 1476. Entretanto, foi Luigi da Porto que transportou a história para as ruelas de Verona, em 1530. Shakespeare imortalizou o conto, que foi escrito entre 1594 e 1595.

O que é mais intrigante sobre as lendas é que nunca se sabe o quanto é ficção... e o que de verdade permanece. As famílias Dal Cappello e Montéquio residiram de fato em Verona. Segundo as irmãs Friedman, no livro Istoria della Città di Verona, de Girolamo dalla Corte, aparece a descrição do túmulo herege presente na cripta da capela dos Frades Menores Franciscanos. A tumba enfrentou a Segunda Guerra Mundial, com a função de estação de controle de rádio. Com o filme Romeu e Julieta, de George Cukor (1936), o governo de Verona notou o potencial turístico da tumba de Julieta e dos demais locais associados à lenda. Ettore Solimani passou a administrar a cripta e modificar o cenário, a fim de parecer mais cinematográfico.

A cidade de Verona respira a lenda do casal. É possível conhecer a casa da família Capuleto (e da heroína Julieta), dos Montéquio e a tumba de Julieta. O que levou as irmãs Friedman a pesquisar sobre Julieta e seu Romeu? A viajar até Verona, procurar documentos e fotos antigas? Um fato curioso: milhares de cartas chegam até Verona todos os anos - são correspondências de todos os cantos do mundo. O destino: Julieta, Verona. Todas tratam do mesmo assunto: o amor. Os correspondentes buscam conselhos, sugestões e palavras da grande heroína, Julieta Capuleto. Nenhuma carta fica sem resposta. Há mais de setenta anos voluntários mantêm viva a lenda de Julieta e respondem a todas as correspondências. A atividade iniciou com poucas pessoas, que muitas vezes respondiam as cartas no período de folga do trabalho. Hoje o Club di Giulietta cuida das correspondências. O grupo de voluntários responde as cartas de diversos idiomas.

Para mais informações sobre o Clube de Julieta, visite o site do grupo: http://www.julietclub.com/
Para encontrar o livro das irmãs Friedman: Cartas para Julieta, de Lise Friedman e Ceil Friedman. Editora Iseoman.

site: http://longedaquiaquimesmo.blogspot.com.br/2011/06/lenda-de-verona.html

Ann 19/12/2012

Moda e eu
A lenda eterna do casal apaixonado de Shakespeare atrai milhões de visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Mas essa é apenas uma parte da história. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente "Julieta, Verona", chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta.

Este livro conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu. Este livro poético, com uma seleção de cartas sinceras, é perfeito para todas as pessoas que já se apaixonaram uma vez.
- Editora: Seoman
- Número de páginas: 176
- Acabamento: Brochura
- Formato: Médio

Simplesmente todo lindo.
Cortesia da editora parceira Seoman.
Autoria das irmãs Lise Friedman e Ciel Friedman.

Imaginei que o livro tivesse algo a ver com o filme, onde contava uma estória de amor, LINDADEMORRER. Mas não. O livro conta as “verdades” sobre Julieta. Histórias, dados, lendas.
O livro tem a capa linda, quase chorei quando vi. Por dentro as capas são lindas, e também tem umas imagens, fotos divinas, e fatos maravilhosos.
Sabe um livro que apenar de não ser uma historia / estória de amor, ele trás amor. É todo lindo, todo romântico. Cheio de cartinhas endereçadas a Julieta.
Através do livro compreendi coisas assim, que uai! Todos deveriam ler. O livro inspirou ao filme... SUPER APROVADO – Se a nota fosse de um a 10, eu daria onze.
Espero que todos possam ler e se apaixonar por esse livro, e conhecer um pouquinho mais Giulietta.
Da buona italiana, il libro mi ha lasciato con un enorme desiderio di andare a Verona,conoscere la città di Giu tamém e lasciare la mia piccola lettera giusto? Perché il libro descrive luoghi meravigliosi, che quando mi sono sposato. (Deixa eu achar ele primeiro =D ) andare con il mio Romeo. Ucker

Spero vi sia piaciuto. Perché mi piace. AMEI.

Comprare.

AndyinhA 14/05/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

eralmente todo mundo fica com pé atrás quando um livro vira filme e quer antes de tudo ler o livro para não ficar tão decepcionado com o que será cortado nas telonas, mas em Cartas Para Julieta isso não ocorre e se você ficou com pé atrás para ver o filme por causa disso, pode ir assistir. =)

Este livro fala sobre o mito Julieta, como surgiu, porque e as coisas bacanas e outras não tão legais da cidade de Verona. O foco são as cartas que pessoas do mundo inteiro mandam para ela e esperam respostas para suas crises amorosas.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/05/poison-quicks-cartas-para-julieta.html

Canafístula 19/02/2012

Cartas para Julieta, de Lise Friedman com Ceil Friedman
Esse livro foi uma das maiores decepções literárias que já tive. Eu assisti primeiramente ao filme e adorei (é clichê e bem bobinho, mas é romântico e é impossível não ficar derretido, não é?) então pedi o livro emprestado para uma amiga, porque assim que descobri que tinha livro, fiquei bem animada para ler, já que tinha gostado do filme e esperava algo mais profundo do livro.

Logo que o livro chegou, descobri que não se tratava de um romance que abordava a história do filme, mas sim um livro escrito por duas irmãs que contavam a história das cartas para Julieta, a ligação com a cidade italiana de Verona, as secretárias de Julieta, a casa dela, enfim... Um relato mais histórico.

Confesso que isso me agradou bastante, pois eu iria ler algo diferente do que é abordado no filme, não seria uma leitura tão desgastante e repetitiva... Mas...

Sempre tem um mas, né?

O livro é muito, mas muito mal escrito. Eu não sei se isso ocorreu porque o livro foi escrito por duas pessoas diferentes, mas eu achei o livro bem mal escrito mesmo. A escrita é muito contínua e cheia de informações e dados. As autoras, em diversos momentos, fazem confusão sobre vários fatos da obra, até mesmo sobre o fato de Julieta ter existido ou não. Confesso que isso me deixou bem irritada porque é tanta informação que você não consegue parar pra respirar. Apesar de ser um livro bem pequeno, não é daqueles para ser lidos numa sentada só, porque é tanta informação que você precisa ler fazendo pausas, para poder absorver melhor o conteúdo.

Os únicos momentos de alívio da história são quando algumas cartas enviadas para as secretárias da Julieta são divulgadas. Há cartas de todos os lugares possíveis e em todos os idiomas que você possa imaginar. Foi um dos únicos momentos da leitura que eu realmente apreciei. Ver tantas pessoas diferentes, de tantos lugares e de tantas culturas tão distintas unidas por um único propósito, um único sentimento. Cartas tão parecidas, mas ao mesmo tempo tão diferentes. Únicas e belas, porém ao mesmo tempo singulares iguais ao imenso sentimento que as une, o amor.

Enfim, leitura é algo muito pessoal, a impressão de leitura varia muito de pessoa pra pessoa, portanto leia e avalie por si próprio, mas essa é minha opinião. Um livro que tinha tudo pra ser excepcional, mas que foi escrito pelas pessoas erradas, infelizmente. Não que eu ache que escrever livro em dupla dá errado, muito pelo contrário. “Vinho e Guerra” foi escrito em dupla e é um dos meus livros favoritos. Só que com este aí não deu certo. Mas não descarto a recomendação, você pode gostar se tiver paciência, quem sabe? Pra quem não tem paciência e não gosta de informação em excesso, o filme é uma boa pedida.

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

1 | 2 | 3 | 4