Cartas para Julieta

Cartas para Julieta Lise Friedman...

Resenhas - Cartas para Julieta

1 | 2 | 3 | 4

House of Chick 05/05/2012

“Cartas para Julieta” nos conta sobre milhares de cartas que são enviadas todos os dias à Julieta, e que são recebidas por um grupo de voluntários em Verona, na Itália (local que foi palco da famosa história de amor de Willian Shakespeare, Romeu e Julieta), que respondem, sempre com palavras de carinho, afeto, etc.

Essas cartas muitas vezes são escritas em diferentes idiomas, já que vem de todos os cantos do mundo e também contam com diferentes tipos de papeis e escrita, alguns mais decorados, trabalhados com letras perfeitamente alinhadas e outros mais simples como um pedaço papel escrito de forma rápida e assim como uma caligrafia não tão bem elaborada, etc.

Esse grupo de voluntários, que participam do clube de Giuletta, foram motivados pelo Ettori Solimani, que foi nomeado pela secretaria de turismo da cidade como o secretário de Julieta visando o lucro proveniente do turismo com a famosa história. Os turistas também podem conhecer a casa em que morou Romeu e a casa em que Julieta viveu, assim como o seu túmulo (que já recebeu ilustres visitantes).

Muitas pessoas se voluntariaram para ser Secretários de Julieta, principalmente pelas lindas cartas de amor que chegam todos os dias. Essas cartas variam de situações e pedidos, inclusive alguns bem inusitados, como foi de o uma adolescente que pediu para que a Julieta apresentasse o Romeu do filme (Leonardo Di Caprio).

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/02/cartas-para-julieta-lise-friedman-ceil.html

Rita 29/05/2012

Adorei este romance água com açúcar!!!!!! Os lugares em que se passa a estória são fabulosos, ficou melhor ainda quando assiti ao filme e pude vê-los todos. Bem o livro fala de uma moça americana que vai a Itália com seu noivo meio que em lua de mel antes do casamento e lá ela é deixada de lado para ele ir atrás de vinhos, comidas e queijos para seu restaurante em NY , então ela sai para conhecer a cidade de Verona e acaba indo parar na casa da Julieta, onde dezenas de moças vão para colocar entre os tijolos cartas de amor, e ela acaba encontrando uma carta antiga do pós guerra, então com outras mulheres que recolhem todos os dias as cartas, ela vai responder esta em especial, e não é que um dia aparece a dona da carta juntamente com seu neto para saber porque a carta foi respondida? A partir daí começa uma caçada divertida para saber o paradeiro de um antigo amor.

Julliane 25/06/2012

adorei esse livro
o livro q explica a organizaçao secretarias de julieta... eu li esse livro em um dia! eu amei esse livro e me apaixonei pelo filme...

Carissinha 29/01/2014

Sou uma grande fã de Shakespeare e, apesar de não ser minha história favorita dele, gosto bastante de Romeu e Julieta. Quando ganhei o livro Cartas Para Julieta fiquei super feliz de poder saber mais sobre a história e a lenda que se criou em Verona.

Se você é um fã do filme com o mesmo nome e deseja ler o livro porque a capa é a mesma da película, melhor desistir. O livro conta sobre as cartas verdadeiras, sobre as pessoas que respondem as cartas, sobre a história de Julieta e Romeu, os locais imortalizados em Verona, e mais uma série de fatos históricos relacionado à história. Não é um romance, mas fala sobre ele.

Adorei obter mais informações sobre algo que gosto tanto, mas confesso que o que mais gostei do livro foi poder ler algumas cartas que pessoas reais, de vários lugares do mundo, em várias épocas diferentes, enviaram para Julieta. Existem aqueles que a veneram, outros que a tratam como a personagem que é, existem até os que escrevem diretamente para as pessoas que respondem; mas todas têm algo em comum, são fascinantes. Para mim foi impossível não ficar encantada com tantas pessoas ao redor do mundo que param para escrever para a personagem de Shakespeare. Cartas cheia de sentimento e verdade, tão bonitas...

É um livro que vale a pena para quem gosta do história do Bardo. Se é fã dele deve ler, mas vá ler consciente de que não vai encontrar nada sobre o filme, mas vai encontrar amor de variadas formas. É um documento sobre as pessoas que amam Romeu e Julieta.

site: www.carissavieira.com

Diego Terada 28/04/2013

Antes de comprar achei não ia gostar muito, mas, quando comecei a ler gostei muito. Pois, comprei ele em uma viagem que fiz em Guarujá/SP e fui no Carrefour e por coincidência encontrei ele lá.

Ele conta sobre as história de como surgiram as cartas para Julieta. Além disso ele também aborda sobre a história dos grandes protagonistas de Shakespeare, Romeu e Julieta. Como também tem uma deliciosa receita conhecida como o Beijo de Julieta.

Querem mais saber sobre a resenha?

Só Sobre Livros 24/05/2013

Um livro diferente do filme
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/01/cartas-para-julieta-um-livro-diferente.html

Stefany* 29/09/2020

Apenas curiosidades
Esse livro é inteirinho voltado para Verona e seu palco feito para Romeu e Julieta.
Nós temos curiosidades sobre a cidade, como o grupo Giulietta nasceu e como milhares de pessoas ao redor do mundo mandam mensagens para o maior símbolo de amor eterno que já existiu. Algumas cartas recebidas pelas secretarias de Julieta estão no livro, cartas de agradecimento, cartas de sonhos e como resolver questões do coração.
Pra quem gosta de história, fatos turísticos, e claro, a história de Romeu e Julieta vai adorar o livro.

Lary Nunes 25/02/2020

Não é como eu imaginava...
Queria tanto esse livro, pois amo o Filme (inspirado nele), e acabei me decepcionando um pouco...
O livro em formato Epístola, conta a história do Clube da Julieta, porém antes disso conta toda a história do surgimento/acontecimentos do casal Romeu e Julietta, até chegar nas Secretárias de Julietta.
Enfim livro não é bem como eu imaginava que fosse, achei interessante ter uma receita de biscoito no livro, Baci di Giulietta (beijos de Julieta), e algumas cartas são interessantes, porém outras...
Confesso que fiquei com vontade de enviar uma carta, mas fico só na vontade mesmo.

Gersyca Campos 07/01/2019

Romance
Além do lugar onde acontece a história ser lindo, na Itália. O livro aborda que o amor supera a distância e jamais o esquecimento quando se ama de verdade.
Ray 21/11/2019minha estante
Você tem o livro físico?

Ray 21/11/2019minha estante
Você tem o livro físico?

Thananda 23/03/2017

Julieta e seus encantos
Aluguei Cartas para Julieta achando que seria mais um livro de romance fofinho, mas é muito mais do que isso.
Lise Friedman, Ceil Friedman nos mostram o outro lado da famosa história de Romeu e Julieta.

Sabia que Shakespeare não inventou o casal e nem a história?  Relatos de um romance entre membros de duas famílias rivais em Verona que acabou em tragédia, passou de boca em boca por vários anos e muitos países até que Shakespeare a ouvisse e  aperfeiçoasse a história na forma  que a conhecemos hoje.

Sabia também que todos os anos Julieta recebe milhares de cartas vindas de todo o mundo pedindo conselhos amorosos? É principalmente sobre essas cartas e sobre a origem desse costume que Lise Friedman e Ceil Friedman falam nesta obra. Julieta é vista por muitos como santa conselheira, padroeira do amor (e dos amores impossíveis) fazendo com que muitos "devotos" mandem mensagens sobre seus problemas amorosos esperando uma resposta - que surpreendentemente todos acabam recebendo.

Cartas Para Julieta é leve e interessante. Uma verdadeira enciclopédia sobre o casal mais famoso da história e um ótimo guia turístico de Verona. Sempre quis conhecer a Itália, passar por todas as suas cidadezinhas e conhecer a história do lugar. Depois de ler este livro minha vontade triplicou. Espero um dia passar por lá e deixar um bilhetinho para Julieta também.

Recomendo :)
Lucelia.Alves 14/05/2017minha estante
Linda sua resenha

Thananda 14/05/2017minha estante
Obrigada :D

Lucelia.Alves 14/05/2017minha estante
Um Feliz dia das mães

Andriola 24/08/2016

"E" e "Se" palavras que separadas não tem poder algum. Mas quando colocadas lado a lado, tem o poder de nos assombrar pela vida inteira.
Eriko.Bruno 25/08/2016minha estante
romântico... rs

Eriko.Bruno 25/08/2016minha estante
Romântico.... rs

Lys Coimbra 29/11/2015

"Cartas para Julieta", ao contrário do que imaginei num primeiro momento, não é meramente uma compilação de correspondências enviadas a Julieta, de todas as partes do mundo.
O livro é, realmente, repleto de cartas, algumas frívolas e engraçadas, outras soturnas e angustiadas, mas é mais que isso: conta toda a historia por trás da consolidação da lenda dos amantes mais românticos do mundo; explica como alguns veroneses visionários se mobilizaram para construir o túmulo de Julieta e sua casa; expõe os dados históricos e políticos por trás da lenda, e como, despretenciosamente, alguns curadores deram início e continuidade ao sistema de correspondências e formação do "time" de secretárias de Julieta, que respondem as milhares de cartas, vindas do mundo inteiro, destinadas à jovem Capuleto.
A leitura desse livro me fez ter vontade de escrever uma carta para Julieta, só para ter o prazer de receber uma resposta algum dia. Me fez querer ir correndo para Verona, conhecer os encantos da cidade, entrar na casa de Julieta e tocar o seio esquerdo da estátua que promete trazer sorte aos enamorados, experimentar os doces inspirados no casal mais famoso de Shakespeare e ver de perto as pessoas que se esforçam para manter vivos a lenda e o encanto de Romeu e Julieta.
Leticia.Caetano 04/02/2018minha estante
undefined

Gigi 28/11/2014

A lenda de Verona
Esqueça Shakespeare por um instante. O conto de Romeu e Julieta é muito mais antigo. Essa foi minha descoberta ao ler o livro 'Cartas para Julieta', de Lise Friedman e Ceil Friedman. As autoras contam que Masuccio Salernitano apresentou a tragédia dos dois amantes em Cinquenta Novelle, em 1476. Entretanto, foi Luigi da Porto que transportou a história para as ruelas de Verona, em 1530. Shakespeare imortalizou o conto, que foi escrito entre 1594 e 1595.

O que é mais intrigante sobre as lendas é que nunca se sabe o quanto é ficção... e o que de verdade permanece. As famílias Dal Cappello e Montéquio residiram de fato em Verona. Segundo as irmãs Friedman, no livro Istoria della Città di Verona, de Girolamo dalla Corte, aparece a descrição do túmulo herege presente na cripta da capela dos Frades Menores Franciscanos. A tumba enfrentou a Segunda Guerra Mundial, com a função de estação de controle de rádio. Com o filme Romeu e Julieta, de George Cukor (1936), o governo de Verona notou o potencial turístico da tumba de Julieta e dos demais locais associados à lenda. Ettore Solimani passou a administrar a cripta e modificar o cenário, a fim de parecer mais cinematográfico.

A cidade de Verona respira a lenda do casal. É possível conhecer a casa da família Capuleto (e da heroína Julieta), dos Montéquio e a tumba de Julieta. O que levou as irmãs Friedman a pesquisar sobre Julieta e seu Romeu? A viajar até Verona, procurar documentos e fotos antigas? Um fato curioso: milhares de cartas chegam até Verona todos os anos - são correspondências de todos os cantos do mundo. O destino: Julieta, Verona. Todas tratam do mesmo assunto: o amor. Os correspondentes buscam conselhos, sugestões e palavras da grande heroína, Julieta Capuleto. Nenhuma carta fica sem resposta. Há mais de setenta anos voluntários mantêm viva a lenda de Julieta e respondem a todas as correspondências. A atividade iniciou com poucas pessoas, que muitas vezes respondiam as cartas no período de folga do trabalho. Hoje o Club di Giulietta cuida das correspondências. O grupo de voluntários responde as cartas de diversos idiomas.

Para mais informações sobre o Clube de Julieta, visite o site do grupo: http://www.julietclub.com/
Para encontrar o livro das irmãs Friedman: Cartas para Julieta, de Lise Friedman e Ceil Friedman. Editora Iseoman.

site: http://longedaquiaquimesmo.blogspot.com.br/2011/06/lenda-de-verona.html

Laurinha 08/11/2013

A apaixonante história do bardo inglês imortalizou-se ao longo dos séculos. Até hoje inúmeras cartas são enviadas para Verona, cidade italiana e terra natal de Romeu e Julieta. Os remetentes se dirigem a Julieta em todos os idiomas imagináveis, à procura de orientações afetivas.
É ainda mais fantástico que todas elas sejam retribuídas por voluntários ao longo de pelo menos setenta anos. Este livro revela os bastidores desta obra-prima de William Shakespeare e nos conduz ao longo de uma jornada pelos grandiosos mausoléus que sustentaram o mito do amor proibido entre dois jovens pertencentes a famílias rivais.

Além disso, o livro narra a trajetória dessas epístolas e daqueles que têm formulado as réplicas a elas por mais de setenta anos. O leitor vai encontrar aqui uma antologia de cartas genuínas, especialmente dirigidas aos amantes de todo o Planeta. Ele não deve esperar por uma publicação tradicional.

A obra inspirou a produção cinematográfica que traz o mesmo título, mas ambas apresentam estruturas completamente distintas. Na versão impressa as autoras revelam a origem das Secretárias de Julieta, como são conhecidas as pessoas que, ano após ano, respondem a pedidos de socorro, orientações ou à gratidão dos remetentes pela mensagem que lhes foi enviada.

Assim, o livro não configura uma ficção, e sim um documento que desvela a vocação romântica de Verona, para sempre a fonte de um dos maiores mitos humanos. Tudo lembra o clássico de Shakespeare neste recanto histórico; nela o turista se depara com as residências dos protagonistas e inclusive com a sepultura de Julieta.

É surpreendente o grau de informações contido em Cartas para Julieta. É possível até descobrir que o jazigo da personagem foi transportado para vários lugares diferentes na cidade italiana. A impressão que se tem durante a leitura do livro é que, na verdade, a trama shakespereana determinou a configuração e o destino de Verona.

Lise Friedman leciona na New York University's Gallatin School e produz resenhas de espetáculos para vários veículos. Ela também escreve para um site especializado em produções artísticas e culturais.

Ceil Friedman se apaixonou tanto pelo livro de Shakespeare que há 21 anos foi de Nova Iorque para Verona, e aí viveu sua própria história de amor ao lado de seu Romeu exclusivo. Nesta cidade a autora cria, atua como tradutora e fabrica azeite orgânico. Além disso, contribuiu com a realização do Festival de Cinema della Lessinia. As duas são totalmente acessíveis ao leitor comum, que pode entrar em contato com elas via e-mail.

1 | 2 | 3 | 4