Terra dos Homens

Terra dos Homens Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - Terra dos Homens

Flavio.Vinicius 25/02/2024

Terra dos homens
Livro do autor de O Pequeno Príncipe e Voo Noturno. Eu o li depois de ter lido Voo Noturno, uma obra que achei das mais belas. Claro, O Pequeno Príncipe é a obra-prima dele, poucos livros da literatura universal conseguiram alcançar o grau de grandeza d'O Pequeno Príncipe. Voo Noturno é ótimo também. Terra dos Homens, no entanto, não tem o grau de perfeição desses outros dois trabalhos.

A história aborda as experiências de Antoine de Saint-Exupery como um dos pioneiros da aviação, trabalhando na África, Europa e América do Sul numa época em que os aviões não apresentavam segurança nenhuma.

Esse livro é mais focado no período em que ele trabalhou na África, no começo do século XX. Cada capítulo narra um episódio diferente. Em alguns capítulos o autor conta a história de certos personagens, em outros narra episódios de sua própria vida como piloto. Há passagens belíssimas, como a do escravo que é liberto. Ou o episódio em que Saint-Exupery caiu no deserto do Sahara e correu grande risco de vida. Há outros capítulos, porém, não tão bons, capítulos que, no mundo de hoje, soam como puro colonialismo ou orientalismo do autor. Enfim, Antoine de Saint-Exupery não deixa de ser um homem do próprio tempo em que viveu.

É um livro bom. Não me arrependo de tê-lo lido, porém não o tornarei a reler. Diferentemente, obras como O Pequeno Príncipe e Voo Noturno quero ler e reler por toda a minha vida.

Celaro 25/02/2024

As aventuras de Zé Perri
O Zé Perri, como é conhecido em Florianópolis, narra neste livro algumas se suas aventuras, sentimentos e impressões de suas viagens como piloto de avião do correio aéreo francês pelo norte da África, Espanha e Argentina.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

A verdade obra prima de Saint-Exupery: um legado sublime.
Esse foi um dos dois livros que li neste ano e que ao terminar de ler, chorando de emoção, fui obrigado a recomeçar a ler, e mais uma vez finalizando banhando as velhas páginas de livro de sebo com lágrimas.

O autor de "Pequeno Príncipe", na minha cabecinha, não podia se superar, mesmo com meu primo, um dos leitores mais compulsivos e dedicados que conheço, dizendo. E ele estava certo.

Visceral. Uma descrição do ofício de ser aviador, suas emoções, tristezas, histórias dos naufrágios em desertos.

Saint Exupery vê a humanidade com um olhar único sem deixar de intentar ao que todos humanos passam.

E acho que é aí que mora a grandeza dessa obra. A projeção de suas experiências de ser humano para encontrar aquilo que há de A Humanidade em nós. A força descomunal do clássico, que atinge algo em nós que nos é a articulação mais íntima e pessoal da alma, e ao mesmo tempo o ponto de conexão e pertencimento a pessoas em uma multiplicidade de lugares e épocas.

Sublime.

@dinkley_atelie 29/12/2023

Leitura fluida, que prende a gente, mas nesse meio tempo tive uma ressaca literária e demorei muitas semanas para terminar o livro.

Tiago 10/11/2023

Esse livro vai te fazer chorar, e não é pela história dele.
Sinceramente, que livro perfeito, meu Deus.
Eu vi uma citação desse livro, e disse "um interessante, porque não ler?"até aí blz, parecia um livro fofo sobre a vida de aviador do autor.
Enfim, o Saint-Exupéry abre o livro falando sobre a vida dele, e logo começam os debates sobre o amor, sobre as amizades, sobre a vida, sobre a solidão, sobre a morte... e você vai lendo, vai refletindo, numa leitura gostosa demais. Os debates ficam mais profundos, e as histórias ficam mais chocantes. Tudo se liga, e você termina o livro chorando e se perguntado sobre o porquê disso tudo ser como é.
Simplesmente perfeito, Saint-Exupéry foi um gênio. Mais um triturado pela máquina de entortar homens, pelo menos ele conseguiu deixar livros como esse pra gente. Enfim, simplesmente leiam

Rafa.Dulce 02/11/2023

"O deserto sou eu!"
Uma biografia do autor, que também é piloto... Um relato de suas viagens, e de seus colegas, de avião. Até nas partes mais angustiantes, o livro é carregado de poesia ?

manu_ellie 26/07/2023

Terra dos Homens é um relato biográfico que se apoia muito mais na poesia do que em qualquer descrição coesa.É um livro único,que através de uma situação extrema e de um local tão desolado revela os mais profundos pensamentos e busca entender o que faz dos homens o que são.-E de maneira igualmente poética, não chega a uma resposta direta,mas responde a questão com sua experiência literária

Olive_Eliza 20/05/2023

Um livro excepcional. Retrata fatos vividos pelo autor, mas com uma visão de vida muito poética e que nos traz boas reflexões.

Tiago Bessa 23/04/2023

Terra dos Homens é um livro autobiográfico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1939. Nele, o autor narra suas experiências como piloto da Aéropostale, uma companhia de correio aéreo que operava na França, na África e na América do Sul nas décadas de 1920 e 1930. O livro é uma homenagem aos seus companheiros de profissão, que enfrentavam diariamente os perigos e os desafios de voar sobre desertos, montanhas e oceanos, levando mensagens e encurtando distâncias.

Saint-Exupéry mistura realidade e ficção, descrevendo com emoção e poesia as paisagens que via do alto, as situações de risco que vivenciou, os acidentes que sofreu, os amigos que perdeu e os que salvou. Ele também reflete sobre o sentido da vida, da morte, da amizade, do heroísmo e da busca de significado. Para ele, ser homem é ser responsável, é sentir vergonha diante da miséria alheia, é ter orgulho das vitórias dos outros, é contribuir para construir o mundo.

Terra dos Homens é um livro que revela a grandeza humana e espiritual de Saint-Exupéry, que se tornaria mundialmente famoso com O Pequeno Príncipe. É uma obra que inspira coragem, esperança e solidariedade, mostrando que o homem é capaz de superar as adversidades com fé e amor.

Clara 20/02/2023

Chutei e busquei
Falei mal,abandonei, resolvi dar uma chance novamente e virou um queridinho
Um livro sobre um amor apaixonado por aviao,perigo e a vida
Um livro sobre a espécie mais egoista
Um livro sobre humanos
Um livro sobre a vida
Se um dia ler, leia com moderação
Obrigada velho português!

Andréia 01/10/2022

Ótimo
Um livro de memórias de um piloto, em uma época que a aviação ainda dava pequenos passos e que tudo era muito mais difícil que hoje.
Incrível, isso resume. As aspirações, desafios e a coragem que moveu esses pilotos é algo impressionante. A história sobre eles perdidos no deserto me fez entender de onde veio a inspiração para O Pequeno Príncipe ?.
Adorei, recomendo!

Karina.Oliveira 21/03/2022

inspirador
uma leitura definitivamente complexa e de mais amadurecimento textual.
vemos a mudança ascensão criança do autor desde "O Pequeno Príncipe? seu diamante infanto-juvenil.

ATENÇÃO: SPOILER ABAIXO

??O homem se descobre quando se mede com um obstáculo.? essa passagem é uma ferida em carne humana, tão palpável? lhe causa um choque, é um livro que o ser humano vai sentir cutucada que em princípio momento causarão incômodo. é um livro necessário.

MF (Blog Terminei de Ler) 29/01/2022

Quando lemos o clássico infanto-juvenil “O pequeno príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, nos defrontamos com uma cena no início onde um piloto é obrigado a fazer um pouso de emergência no deserto. Pode passar desapercebido que isso se baseia em experiências reais vividas pelo autor. Saint-Exupéry foi piloto comercial, transportando cargas e correspondências da França e outros países europeus até países no norte da África, como Argélia e o Senegal, mais ao noroeste do continente. E quando lemos livros como esse, que narram a rotina dos pioneiros pilotos, impressiona a precariedade (hoje mais visível) destes primórdios da aviação. Voar à noite era particularmente perigoso, podendo gerar desorientação total de quem pilotava. “Em que nível?”, você talvez se pergunte. No nível de confundir a luz de um farol com a luz de uma estrela! O que torna esse livro cativante nem são as interessantes experiências narradas em si, mas a poesia presente no texto do autor. A forma como, por exemplo, Saint-Exupéry narra o método de como o piloto identifica uma tempestade distante através da presença de um inseto ou, ainda, um episódio onde ele leva um nômade do deserto africano para conhecer a capital francesa e como este reage ao ver árvores, chafariz… imagens então existentes apenas nas promessas religiosas de um paraíso… Belo.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2022/01/07/top-2021-melhores-livros-lidos/

Joao.Lucio 08/01/2022

predileto
Esta é minha leitura predileta e por isso mesmo nenhuma resenha lhe faz jus, é só mais vez que cito este livro que se tornou parte da minha argumentação e raciocínio, portanto compõe meu ego.
- Sinto "O Pequeno Príncipe" como a joia de Exupéry;
- "Cidadela" a mina por garimpar, uma tempestades de filosofia, com enxurradas de sentidos turbilhonando desorganizados;
- "Terra dos Homens" as pedras sobre a mesa do joalheiro, é preciso percebe-las, imaginar a continuação da preciosidade na porção de ouro ainda sob o cascalho, interpretar seu potencial. Tive raiva várias vezes tendo que retornar páginas por ter perdido a linha de raciocínio no texto mau dividido. Um texto que continuava perturbando meus princípios muito depois de o livro fechado e quando o reabria não era retomando de onde parei mas voltando em trechos decorados errado para completar lhes o sentido. Nesta época acho que minha meta de leitura era cerca de seiscentas página semana, e, este livro curto riu da minha ambição me tomando um tempo indefinido e ainda me faz voltar a ele como um demônio zombeteiro rindo das minhas certezas. Bom... parafraseando Nietzsche - é preciso cuidado ao exorcizarmos nossos demônios para que não levem em si o melhor de nós!

Gabriel.Lima 18/11/2021

Esse é o melhor livro do mundo
Nunca imaginaria que por trás das boboquices do Pequeno Príncipe teríamos um escritor desse quilate. Esse é o melhor livro do mundo.