O Sertão vai virar mar

O Sertão vai virar mar Moacyr Scliar

Resenhas - O Sertão Vai Virar Mar

AlAcia60 04/04/2024

O sertão vai virar mar
O início tava confuso, mta informação junta, n tava gostando e nem com vontade para ler. Começou a melhorar a partir do desenvolvimento mesmo da história, quando o Jesuíno começa a chegar. Final surpreendente e bem legal na verdade.Aprendi sobre a história de Canudos de forma mais leve e descontraída, gostei até do estilo do livro. Me surpreendi com o decorrer da história e até que gostei, mas n é um livro que dê mta vontade de ler de novo.

Yasmin 22/11/2023

Jesuíno Pregador e Antônio Conselheiro.
Eu ainda tenho muita dificuldade de ler clássicos, e não tenho muito acesso a eles. Livros assim me interessam muito e me ajudam a me introduzir um pouco nessas histórias.
Euclides da Cunha tem uma escrita espetacular, e essa releitura traz um pouco disso! Incrível!
Amei o livro e se tornou um queridinho. Fácil mas complexo. Vale super!

Ceci Moura 01/09/2023

Curto, mas chatinho de ler
Os personagens principais estão lendo "Os Sertões" de Euclides para um trabalho na escola enquanto em sua cidade está acontecendo algo parecido com a história de Canudos.
Como esta é uma leitura do livro de Euclides da Cunha, eu já esperava que fossem destacados trechos desse livro. No entanto, de modo geral ficou cansativo, não só pelo fato de ficarmos lendo várias partes de "Os Sertões" a toda hora, mas também o estilo de escrita.
O modelo em que o autor escreve segue a linha de outros livros da mesma época que não gosto muito, portanto pode ser construtivo, mas para mim não foi uma boa leitura.

Lupi 02/07/2023

O bait do título
Eu peguei o livro só por causa da novela, eu confesso, mas a verdade é que não tem nada haver, adorei a temática porque amo história, e no momento em que li eu estava estudando principalmente a história de canudos, eu me achei nesse livro em diversas partes, a leitura é curta e leve, eu adoro isso.

Bruna 26/05/2023

O sertão vai virar mar
Esse livro e simplesmente incrível me de vontade de ler os sertões só pelos trechos que tem além que a informação e apresentada de uma forma tão clara e fluida.
A história de canudos e impressionante, linda e triste au mesmo tempo, perfeito para quem quer aprender sem ter que ler na sua apostila que provavelmente não está escrita de forma tão legal quanto aqui

eu.anaju 15/02/2023

"O sertão vai virar mar!!"
Eu particularmente não gostei... exceto pelo finalzinho que teve um PLOT!!!

É uma história muito boa, porque de fato relata sobre o clássico "Os sertões" de Euclides da Cunha, porém tem aquelas palavras específicas demais, complicadas de entender!!

Foi uma leitura um pouquinho chata, mas até que valeu a pena!!

gabi lambertini 02/10/2022

O Sertão Vai Virar Mar
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Clara 09/10/2021

O livro faz um paralelo com a Guerra de Canudos e com a obra "Os Sertões " de Euclides Cunha,e seguindo essa linha de raciocínio, o enredo se organiza em volta de uma cidadezinha na Bahia onde aparece um senhor chamado Jesuíno Pregador(Tipo o Antônio Conselheiro, da Guerra de Canudos). Eu estava esperando bem menos,então a leitura foi boa...mas bem previsível, afinal segue o caminho da própria Guerra de Canudos. Durante a leitura dá para inferir várias temáticas e reflexões, só que não me envolvi com a história no geral.

malu 01/10/2021

"o diálogo é a ginástica da inteligência."
* Quando um aluno novo chega na escola de Gui, ele tenta incluí-lo de várias formas, mas Zé não costuma se relacionar com outras pessoas e prefere passar o tempo sozinho, recusando os convites feitos por Gui. Esse comportamento, abre um debate entre o seu grupo de amigos, que possuem opiniões distintas acerca do motivo desse comportamento de Zé.
? Queco, devido a Zé ter vindo do Sertão, demonstra um pensamento de caráter bastante preconceituoso, que apesar de ser revoltante de ler, infelizmente, é uma opinião bastante "comum" e enraizada em muitas pessoas até nos dias atuais.
--> Esse debate, envolve o professor de história, Armando, que lê e comenta com os alunos trechos do livro "Os sertões".
? Ao decorrer da história, podemos entender a guerra de Canudos, as motivações de Antônio conselheiro, o perfil do sertanejo, tanto como as opiniões de Euclides de Cunha, (autor do livro Os sertões). Tudo isso com base nos comentários de Gui sobre o livro que tanto o interessou.
? Quando uma situação muito semelhante a de Canudos começa a acontecer em Sertãozinho de Baixo, nós precisamos refletir como seria o melhor modo de ameniza-la, com base no que aconteceu no passado.

?Foi aprendido com a história ou a repetirão?
?A situação é semelhante a de Canudos, o final será também?
?Se Canudos acontecesse hoje, você acha que uma intervenção armada seria a certa decisão a tomar?

*Concluo que esse livro, de certa forma, é bastante essencial, além de conhecer uma parte da história do Brasil, trás reflexões muito importantes.*

Liz 22/08/2021

Esperava bem menos
A história acompanha a trajetória de um pregador que aparece em uma cidadezinha do sertão ao mesmo tempo que faz um paralelo com o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos e da figura de Antônio Conselheiro. Eu esperava bem menos desse livro, ele me surpreendeu positivamente, mas, mesmo assim, não me envolveu muito.

Flor 15/07/2021

Nhe
Demorei demais para ler um livro tão curtinho! Achei a leitura muito arrastada, não foi um gênero de livro que eu gostei

Uma coisa que eu não gostei do livro é que o autor não dá características das personagens nem do local, ele só fala que as personagens estão no colégio ou na casa de fulaninha mas nada de mais
Tete 26/10/2021minha estante
Senti o mesmo... fiquei chocada com o tempo de leitura que levei kkkk não é uma leitura que flui, na minha opinião....

Lazybix 26/02/2021

Bom para conhecer mais da literatura brasileira
No geral o livro foi extremamente útil para conhecer a obra de Euclides de Cunha, acho que não teria tanto interesse em ler a obra em que foi baseado o livro, por ser uma linguagem mais antiga, porém nesse formato conhecer a história se tornou bem fácil.

Lulu 06/08/2020

O sertão vai virar mar
Gui e seus amigos têm a ideia de fazer um debate na escola sobre a obra 'Os Sertões' de Euclides da Cunha. Enquanto isso, um pregador com ideais semelhantes aos de Antônio Conselheiro surge na cidade. Será que a história contada por Euclides irá se repetir?