Temperamento Controlado Pelo Espírito

Temperamento Controlado Pelo Espírito Tim LaHaye

Resenhas - Temperamento Controlado Pelo Espírito

Aline 22/01/2023

Autocontrole
O primeiro passo é conhecer seu temperamento. O segundo é aprender a lidar com as forças e fraquezas dele.

ntampinha 30/01/2016

Consegui o livro emprestado com uma conhecida da família. Nunca tinha ouvido falar deste livro até ela me oferecer e dizer que eu precisava muito lê-lo... A capa é pouco atrativa, meio cabulosa, mas ouvi muitas coisas boas dela sobre este exemplar e fiquei bastante interessada em lê-lo.

Temperamento Controlado pelo Espírito é uma mistura de psicologia e aconselhamento cristão, ele se inicia com a parte de psicologia, relatando e explicando os quatro tipos de temperamentos estabelecidos por Hipócrates e logo em seguida vem a parte cristã... A intenção do livro não é que você venha a julgar e apontar o outro, mas sim a você mesmo. É uma autoanálise muito interessante e só posso dizer que amei!

É interessante ler os quatro tipos de temperamentos e descobrir qual deles predomina em sua vida. O livro trás explicações sobre as qualidades e sobre as fraquezas do temperamento, abrindo sua mente para as coisas que você precisa tomar cuidado e precisa melhorar, para conseguir viver em sociedade e bem... Logo depois ele entra na parte cristã, apresentando o Espírito Santo como o principal meio de driblarmos as fraquezas de nosso temperamento, dando muitas dicas e conselhos que vale a pena conferir. A leitura é super fácil, recheada de versículos e explicações sucintas, não tem como não entender e não se sentir tocado por Deus.

>> Opinião Final: Gostei muito, R.E.C.O.M.E.N.D.O com todas as letras.

Mabel 15/05/2013

Recomendadíssimo
Esse livro me fez descobrir que sou do tipo Melancólica. Muitos personagens bíblicos possuíam o temperamento melancólico, como Moisés,
Elias, Salomão, o apóstolo João e outros. O livro me ajudou a entender quais são os meus pontos fortes e quais características da minha personalidade preciso deixar que o espírito Santo trabalhe com mais afinco para que eu me pareça cada vez mais com aquele que é o mais perfeito: Cristo.

Lívia 13/09/2022

Forças x fraquezas
O temperamento nos dá forças e fraquezas. Embora gostemos apenas de pensar em nossas forças, todos temos fraquezas! O que precisamos é compreender que o Espírito Santo pode nos ajudar não só a melhorar nossas forças, mas tbm a vencer nossas fraquezas.

Carol 08/01/2023

Transformador
Nessa jornada, Tim LaHaye mostra que é possível controlar nosso temperamento através da força suprema e sobrenatural do Espírito Santo. O temperamento se fala sobre seus instintos e inclinações em diversas situações e circunstâncias. E ele pode ser controlado, não modificado em aquilo que não nasceu em você, mas aquilo que você já nasceu, Jesus apenas melhora e modifica para o melhor.

Ele apresenta as forças e fraquezas do temperamento, o que é edificador para melhoria em nossas ações. Depois desses capítulos, ele nos joga a verdade e crua de todo temperamento.

Quando frequentemente pensamos somente sobre nós, alimentamos nosso ego. Nosso foco tem de ser, focar em Deus, sua criação e as almas. Nada aqui é sobre mim, é sobre Deus. Sempre vai ser sobre Ele. Pecamos quando entramos nessa espiral de autocontemplação. É tudo sobre Ele.

Manu 14/12/2021

Temperamento controlado pelo Espírito
Ps.: fazendo resenha depois de meses que eu li então não vou lembrar de tudo.

Um livro excelente que fala sobre um assunto super interessante que nos ajuda a entender a nós mesmos e nossos comportamentos.
Durante a leitura é impossível não se comparar com o que é lido e se identificar com a descrição de algum temperamento.

@estantedamolina 26/01/2023

Uma leitura para te fazer refletir sobre seu temperamento e te ensinar como buscar a plenitude no Espirito.
Muitas frases marcantes. Principal versículo: Gálatas 5:22-23

Rafael 08/10/2019

Comportamento
Esse livro trata muito bem sobre o Temperamento.
Lembrando que temperamento é algo que nascemos, vem do DNA, herdamos dos antepassados.
Caráter é aquilo que a pessoa é por dentro e é aprendido através da cultura, educação, primeira infância, etc.
Personalidade é aquilo que aparentamos ser, ou seja, são as máscaras da vida. As vezes a personalidade de uma pessoa é o seu caráter daí ser uma pessoa verdadeira.

Há 4 temperamentos: Fleumático, melancólico, sanguíneo-exuberante e colérico.
O livro diz que o temperamento é quase impossível, pela psicologia, de ser modificado, mas que só pela ação do Espírito Santo é que podemos modificá-los.
Ele traz um manual de instruções para reconhecermos qual ou quais temperamentos temos. Depois ele mostra as vantagens e desvantagens de cada um. Mostra os frutos dos Espíritos Santos e tenta através disso fazer com que aperfeiçoemos cada tipo de temperamento.

LetAcia841 01/12/2023

Razoável
Bastante reflexivo e ótimo para autoconhecimento. Gostei pelo fato de estar muito conectado com nossa relação com Deus e de tratar isso de forma clara.

Adriele153 10/02/2024

Levei quase 02 anos pra ler
O livro tem um tema de extrema importância, principalmente considerando a necessidade do autoconhecimento para todas as pessoas saberem lidar consigo mesmas, com as pessoas e com os ambientes em que estão inseridas.

O livro é bem prolongado e profundo nos temperamentos, bem como deve ser. Porém, tive a percepção de que em alguns momentos, se prolongava demais. Poderia ser mais objetivo.

Recomendo a leitura, embora alguns trechos sejam cansativos.

FNEVES 10/08/2009

Conhecendo o seu temperamento...
“Se você assistiu a um filme que gostou muito a muito tempo atrás não veja de novo para não quebrar o encanto que sentiu.” Foi mais ou menos isso que o filho de David Gilmour disse em uma entrevista do livro do seu pai “O clube do filme”. Que pego como exemplo para livros que leio.
E esse eu li há muito tempo atrás e me cansou um grande impacto para mim na época. (por isso das 5 estrelas)

Diego Claudino 03/04/2010minha estante
É um livro legal, desatualizado atualmente em alguns aspectos mas legalzinho!

Loma 01/04/2024

Um livro cristão vital.
Eu já estava com expectativa sobre esse livro e o que me encantou, é que o autor não foca no temperamento do indivíduo visando alisar o seu ego. O objetivo do livro é claro, apontar para o Espírito Santo e o seu poder de transformar cada temperamento. O livro também ressalta que não somos uma só coisa, podemos ter traços de vários temperamentos em graus diferentes.
É um livro que permanece atual e arrisco dizer que mais necessário ainda nesses tempos de idolatria do eu e de tantas doenças físicas e mentais geradas por emoções e sentimentos ruins que não foram tratados.