O mendigo

O mendigo Edson Santos




Resenhas - O Mendigo


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Mylloka 17/10/2012

O mendigo conta a história de Herbert, um homem cheio de sabedoria. Logo no começo, ele conhece Marcos e sua turma. Tudo começa quando Marcos e seus amigos estão jogando futebol na rua e sem querer um deles acaba acertando o pobre mendigo.
Herbert faz amizade com os garotos, principalmente com o Marcos, que é uma espécie de líder do grupo. Outros jovens que fazem parte do núcleo de amigos são: Carlos, Sandra, Simone, Márcia e Marcelo. Todos acabam conhecendo o mendigo e passam a ajudá-lo, com exceção da Sandra, que torce o nariz para o homem.

Gostei do livro, pois ele é uma lição de vida. Herbert é uma pessoa muito astuta que dá conselhos e guia os garotos para o caminho certo e são conselhos que podem ser aderidos a nossa vida também.
Algo que eu gosto nos livros é a evolução dos personagens e nesse livro você percebe a evolução de cada um, principalmente da Sandra, que no começo é um personagem extremamente fútil e arrogante que com o passar do tempo fica mais amigável e toma jeito na vida.

De todos os personagens, o que eu mais gostei foi do Herbert ( é claro!). Vou levar os conselhos dele para o resto da vida. (uau! Profundo...).
comentários(0)comente



Gabriela Amoroso 23/10/2012

O livro conta a história de Herbert, um mendigo que dedica sua vida para ajudar comunidades e pessoas necessitadas. Em uma de suas andanças ele conhece Marcos. O rapaz fica encantado com a inteligência do mendigo e resolve ajudá-lo, dando inicio a uma bela amizade. Quando Marcos apresenta Herbert aos seus amigos, todos apoiam a ideia de ajudar a comunidade arrecadando roupas, comida e brinquedos. A única pessoa que quer distância do mendigo fedorento é Sandra, que não se conforma com essa amizade de seus amigos.

Herbert é um personagem bem construído, que surpreende as pessoas por sua sabedoria e inteligência. Ele impressiona a todos que dedicam um tempo para conversar com ele e torna-se conselheiro de Marcos e seus amigos.

Outro personagem que se destaca é Sandra. Enquanto todos os seus amigos cursam a faculdade e querem ajudar o próximo, ela só pensa em dinheiro e futilidades. Sua maior ambição é casar com um homem rico, que possa sustentar todos os seus desejos. Durante o livro, é possível ver o amadurecimento de Sandra e o quanto ela foi influenciada por sua mãe, que projetou seus sonhos frustrados na filha.

“- Dr. Otávio, todo pai quer o melhor para o seu filho, mas poucos são os que se dão conta de que ele próprio pode e deve ser o melhor presente que um filho tem a receber para ter um futuro na retidão.
- E que presente é esse?
- O exemplo.” Página 80

No decorrer da história o autor cria certo mistério sobre como Herbert tornou-se mendigo, e só revela nas últimas páginas. Isso instigou minha curiosidade, e deixou a leitura ainda mais interessante. A capa é bem bacana, e totalmente condizente com o livro. Encontrei alguns errinhos de edição, mas nada que prejudicasse a leitura.

Em poucas páginas o autor conseguiu passar uma bela mensagem, e me fez refletir sobre a sociedade. É possível melhorar a vida de alguém com pequenas atitudes. Não adianta viver na ilusão de que um dia você irá acabar com todos os problemas do mundo. Comece devagar, faça alguém sorrir.

“Tenha sempre em mente que a vontade de ajudar é louvável, mas é a ajuda em si que verdadeiramente importa.” Página 50
comentários(0)comente



jacdeoliveira 06/02/2012

O que você pensa ao ver um Mendigo?


A história se inicia de uma forma comum, alguns adolescentes de classe média estão jogando bola, quando um deles acaba acertando com a bola num homem que estava passando pela rua.
Marcos, o mais velho da turma decidi ir ajudar o senhor que estava no chão, quando descobre que aquele homem é um simples mendigo, mas isso não faz ele mudar sua atitude, ajuda o senhor a se levantar e a limpar seus machucados.
Dias depois quando os garotos estavam sentados na calçada, o mendigo aparece novamente e Marcos logo se aproxima do mesmo e se apresenta, e descobre o nome do homem, Herbert. Ele conta que mora junto com outras duas pessoas e que onde mora há mais pessoas que passam necessidades, mas sempre estão ajudando uns aos outros. Essa revelação deixa Marcos realmente emocionado. Herbert apesar de ser um homem pobre de dinheiro é um homem muito rico de sabedoria.
Ao decorrer da história conhecemos melhor cada personagem, cada um dos adolescentes e até mesmo a história emocionante de Herbert. Cada experiência de vida que Herbert já viveu ou presenciou se torna uma grande lição a todos. A visão da vida é diferente para ele, e é isso que torna o livro ainda mais emocionante. Ele quebra todos os preconceitos e conceitos que a própria sociedade criou.
Como não quero contar muito sobre essa história, vou resumir essa história em apenas algumas palavras: Extremamente emocionante e com uma mensagem muito importante.

Esse livro realmente me impressionou, não somente por ser contada por um personagem diferente, mas pelas mensagens, pelas palavras.
Está sendo um pouco complicado fazer esta resenha, pois acho que nada que eu escreva chegará aos pés deste livro. O Edson realmente me impressionou.
A cada diálogo de Herbert é uma emoção diferente, é uma lição de vida (essas sim são as palavras certas).
Acho que todos deveríamos ler esse livro, porque após a leitura começamos a refletir melhor sobre nossas atitudes do dia-a-dia e sobre o que chamamos de certo e errado. (Pelo foi sobre isso que refleti bastante).
Livro extremamente recomendando e que ganhou sem dúvida alguma minhas 5 estrelas.
Não deixem de ler esse livro pessoal, é sério. rs

PLAYLIST: Gustavo Lima - 60 segundos

http://behind-thewords.blogspot.com/2012/02/resenha-o-mendigo-edson-santos.html
comentários(0)comente



Rapha 07/03/2012

O Mendigo, Edson Santos - Resenha no Doce Encanto
"Se um amigo não se interessar pelo problema do outro, para que então vai servir a amizade?"
Pag. 86

Inspirador... não há melhor palavra que defina o livro O Mendigo, de Edson Santos.

A obra nos conta a estória de Herbert, O mendigo. "O mendigo" e não "um mendigo", porque ele é diferente: se comunica bem, é tranquilo, sereno e absurdamente inteligente, não apenas no quesito escolar, mas principalmente na vida, aliás nosso "mendigo" nos dá uma aula à parte, sempre com uma frase de conforto e sábios conselhos a passar.

É por essas características que Herbert acaba se tornando amigo de Marcos, um jovem que o surpreende pelo tratamento gentil, muito incomum visto que ele era uma mendigo e geralmente (e infelizmente) o único tratamento que recebia das outras pessoas era grosseiro. Porém Herbert se espanta ainda mais ao conhecer os amigos de Marcos, super simpáticos e educados, logo se apegam a ele, apenas Sandra, a "fútil" do grupo, não aceita essa amizade.

O livro gira em volta desses personagens, Herbert com suas grandes lições e Marcos e sua turma, mostrando-nos como é importante e gratificante a solidariedade. Porém o tempo todo há uma grande curiosidade: como Herbert se tornara um mendigo? Questão que será resolvida apenas nas últimas páginas.

O que mais gostei na história são os grandes aprendizados que obtive, até porque acredito que uma leitura só valha a pena se o leitor, ao final desta, conseguir realmente aprender algo que possa aplicar à sua vida. Sei que não vou conseguir ser tão sensível quanto Herbert, mas garanto que já não sou a mesma Rapha do começo da leitura.

O Mendigo é um livro que indico para todas as idades e gêneros e principalmente para quem busca se tornar cada dia uma pessoa melhor :)

LEIA OUTRAS RESENHAS EM:
http://rapha-doceencanto.blogspot.com/
comentários(0)comente



Elder Prates (Escritor) 04/02/2012

Magnífico!
Um distinto mendigo, amigos de bons corações; reflexões sobre a vida, sobre os sentimentos, sobre os desvios de conduta, sobre solidariedade, enfim, este é um livro que trata do real e das dificuldades e belezas de viver em tal real, trata de assuntos extremamente importantes e atuais. Devorei as páginas e emocionei-me, refleti em muitos momentos e tenho certeza de que quem ler este livro se emocionará também com as palavras e exemplos do querido Herbert, o mendigo – protagonista desta bela obra tecida com esmero e competência pelo querido Edson Santos, meu recente amigo.
Grande abraço, querido! E sucesso em seu trabalho neste árduo caminho que é o das letras, e artes.

Elder Prates – www.elderprates.com


comentários(0)comente



Nica 09/03/2012

Extasiante lição de vida!
"- Então, como vocês viram, quando dividimos as alegrias, multiplicamos as possibilidades de sermos felizes, mas quando agimos de maneira egoísta só aumentamos o nosso problema. Sabem, meus caros jovens? Eu tenho sempre que saber o meu valor, mas nunca acreditar que sou o único a ter valor."

E é com esse quote que gostaria de começar a resenha de O Mendigo. O livro conta a incrível história de amizade de Herbert, um mendigo diferente - com uma grande facilidade com as palavras, que nos encanta com seus sábios dizeres e sua lição de vida -, e um grupo de amigos que mora em uma vila de classe média formada por Marcos (um tipo de líder da turma), Marcelo (aspirante a jogador profissional), Carlos (o artista da turma), Sandra (uma menina mimada e interesseira - teoricamente), Simone (estudante de psicologia) e Márcia (estudante de medicina).

O acaso coloca Herbert no caminho dos "meninos da vila" e eles acabam criando uma relação de amor e amizade verdadeira. Uma relação que está acima de classe social, de raça, de Educação... Herbert mostra para o grupo de amigos que nem todos os mendigos são ladrões, que nem todos os mendigos estão nas ruas por opção e, mais ainda, que TODOS tem algo a oferecer!

"E quem não sabe ser grande diante das pequenas coisas, será pequeno diante das grandes, porque uma árvore não aparece da noite para o dia, ela começa com uma pequena semente."

Através de diálogos carregados de ensinamentos morais, lições de amor e perdão, O Mendigo nos faz refletir diante de nossas próprias dificuldades interpessoais e sociais. Nos faz pensar em nossos sonhos, naquilo que estamos fazendo hoje para os alcançar em um futuro nem tão distante assim. Nos faz analisar nossos comportamentos diante de determinadas situações. Nos faz rever nossos conceitos sobre a solidariedade e o ajudar ao próximo. Nos traz a dura realidade de que somos reflexo daquilo que vemos em casa, "o exemplo".

"(...) todo pai quer o melhor para o seu filho, mas poucos são os que se dão conta de ele próprio pode e deve ser o melhor presente que um filho tem a receber para ter um futuro na retidão."

Ainda, posso dizer que é um livro de superação, tanto da turma da vila quanto do nosso protagonista e mestre, Herbert. Ao longo do livro vamos conhecendo um pouco sobre a história de vida dessa personagem que nos encanta com sua simplicidade e eloquência. O Mendigo é o tipo de leitura que deveria ser inserida em nossas escolas e, digo mais, aquele tipo que todo pai e mãe deveriam ler a fim de perceberem a si mesmos em muitas das atitudes de suas crianças! Principalmente no que diz respeito a mimos e protecionismo exagerados!

"(...) porque o sentimento é a visão do coração e o coração enxerga a alma."
comentários(0)comente



kely 29/12/2011

Simples e objetiva
O livro narra a história de Herbert, um mendigo que chama atenção por dar uma verdadeira lição de vida, solidariedade e humanidade.

Os três primeiros capítulos mostram com clareza a personalidade de cada um do grupo de seis jovens que vão acompanhar o Herbert nessa história repleta de bons pensamentos, bons conselhos e excelentes exemplos de uma vida digna.

A patir do quarto capítulo, cada conversa dialogo que envova o Herbert é o mesmo que participar de uma aula sem necessariamente estar em uma escola. É impressionante a maneira com que ele quebra conceitos tão bem enraizados em nossa cultura. Cada frase dele já é por si só uma reflexão. Eu vou citar duas delas:

"Algumas pessoas tentam aprender com o sofrimento, outras se entristecem com ele e outras o maldizem. Eu preferi seguir o primeiro grupo"

"O verdadeiro amor é como a respiração. É tão sublime e ao mesmo tempo suave que a gente nem percebe... A não ser que falte"


Esse livro é simplemente RECOMENDÁVEL.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2