O mendigo

O mendigo Edson Santos

Resenhas - O Mendigo

Ka Wozniak 04/09/2012

O Mendigo mostra a jornada de Hebert, morador de rua há 25 anos e que com sua boa vontade, atitudes e palavras de incentivo tenta sempre fazer o melhor para seus companheiros de moradia e pelas pessoas que ele sente que precisa ajudar. Em uma de suas andanças pelo bairro em que vive, ele conhece um grupo de adolescentes: Marcos, Carlos, Marcelo, Sandra, Simone e Márcia. Com exceção a Sandra, que só pensa em luxo e dinheiro, os outros do grupo ao conhecer Herbert, se unem para ajudar os mais da carentes da comunidade e formam uma grande amizade com ele. O livro nos mostra várias situações do dia-a-dia a respeito do amor ao próximo, preconceito, educação e conscientização. E apesar de ser um morador de rua, Herbert tem sempre uma palavra de apoio ou ensinamento sobre a vida, e podemos perceber que não importa a roupa que vestimos ou quanto dinheiro temos, e sim quem somos por dentro e o que fazemos com as nossas oportunidades e ações.

Edson narra alguns momentos na vida desses jovens, nos mostrando como aos poucos as pessoas podem sim mudar seu ponto de vista para melhor e que sem compreensão e sem amor não se chega a lugar nenhum. É uma leitura simples e gostosa. Pessoalmente, não larguei até terminar de ler ... alguns pontos são bem engraçados, dei boas risadas no decorrer das páginas, mas também chorei com certas partes que são bastante emocionantes.

Gostei muito de participar desse BT, é bom termos livros que não apenas influenciem nossa imaginação mas que também nos abra os olhos para as coisas da vida ao nosso redor. Com certeza é um livro que todos deveriam ler ao menos uma vez e passar adiante, não somente a leitura mas também os ensinamentos que podem ser tirados de suas páginas!

Resenha Originalmente escrita no Blog Cinco das Artes

Zilda Peixoto 08/08/2012

O Mendigo
Sempre estou em busca de novos autores nacionais e conheci o livro de Edson Santos através do blog da querida Cia do Leitor. Imediatamente, ao ler a sinopse do livro fiquei encantada e decidi ler o livro. O livro foi cedido pelo autor para ser resenhado e espero compartilhar a emoção de cada parágrafo lido. O Mendigo é um livro especial. Todos os adjetivos seriam poucos para exaltar sua perfeição.

O livro conta-nos a história de Herbert, um sábio mendigo que perambula pelas ruas da cidade como tantos outros pedintes. Só que Herbert tem algo de especial. Ele vive em condições difíceis como todo morador de rua, mas ele não age com revolta perante tal situação. Herbert convive com todas as adversidades que a vida lhe impôs e sempre procura tirar um aprendizado dessas situações.

Herbert conhece um grupo de amigos que moram numa vila. Os jovens terão suas vidas transformadas após conhecê-lo. O primeiro a se tornar amigo do mendigo é Marcos. Eles tornam-se grandes amigos.

Herbert mora numa comunidade e tudo o que ele arrecada nas ruas, ele ainda divide com os outros moradores. Apesar do pouco que arrecada, Herbert dá inúmeras lições de solidariedade. Os amigos de Marcos propõem ajuda através de uma ação social na comunidade, cada um contribuindo com sua especialidade acadêmica.

Marcos, Simone, Márcia, Carlos e Marcelo ficam amigos de Herbert. Somente Sandra, a única integrante do grupo não colabora com o projeto e repudia cruelmente Herbert por causa da sua aparência e condição social. Dessa maneira, Sandra se afasta cada vez mais de seus amigos. Com lições de solidariedade, amizade, justiça, amor e superação, Herbert vai colaborando e transformando indiretamente na vida de cada um do grupo estendendo seus ensinamentos para a família de cada um dos jovens.

Todos convivem com algum tipo de conflito, seja de cunho familiar, profissional ou até mesmo pessoal, mas Herbert sempre transmite sabedoria com seus conselhos e vai transformando a vida de todos.

Os personagens do livro são bem construídos conquistando o leitor, exceto Sandra e D. Evalina, sua mãe. As duas retratam o perfil de uma sociedade preconceituosa, hipócrita e arrogante, ou seja, é fácil reconhecer tal comportamento no nosso cotidiano.

Sandra é chata, metida, fútil e muito arrogante. E não poderia ser diferente já que sua mãe é muito pior. Ambas vivem num mundo de aparências e abominam pessoas que não tenham bens e uma boa conta bancária. O livro descreve o comportamento preconceituoso da nossa sociedade através de personagens como Evalina e Sandra. Muitas mensagens de paz, amor, gratidão, amizade, superação, fé, solidariedade e moral, entre tantas outras tornam a narrativa edificante.

A diagramação do livro é simples e todo escrito em folhas brancas. A capa do livro é linda contendo uma imagem singela e condizente a mensagem forte que o livro propõe. A leitura é viciante, sendo assim, o leitor devora as páginas do livro rapidamente. O Mendigo é um livro com uma narrativa linda e extremamente tocante.

Indico a leitura do livro a todos. O livro transmite lindas mensagens que nunca devemos esquecer e convida os leitores a refletir sobre sua conduta moral. O Mendigo é o retrato fiel de uma sociedade individualista e preconceituosa. Mas, nada é permanente. Tudo é mutável. E a esperança é a última que morre. Pelo menos é assim que deveríamos pensar. Após a leitura do livro, fatalmente, o leitor refletirá sobre seus atos e escolhas.

“Pode ser que ninguém melhore da noite para o dia, mas, paulatinamente com bons exemplos, boas conversas e boas atitudes, as pessoas chegam ao patamar de verdadeiros seres humanos.” (pág.167)

Leitura recomendada!

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2012/08/resenha-o-mendigo-edson-santos.html

Lina DC 17/06/2012

O Mendigo
Nesse domingo, acordei cedo e bati o olho na minha mesa e vi o livro. Peguei o livro em mãos e ao olhar a capa, ao mesmo tempo tão simples e tão bela, não resisti e comecei a ler no mesmo instante. Foi uma surpresa deliciosa folhear essa estória e perceber alguns jovens retratados com tanta consciência social. Isso alegrou o meu coração, porque não é algo que eu vejo no meu cotidiano com tanta frequência. Herbert, um professor da vida, toca a todos que cruzam o seu caminho, e tocou a minha vida também. Sempre com exemplos e parábolas, ele consegue demonstrar a importância do amor ao próximo, da bondade e da compaixão. É claro que alguns personagens existem para te deixar bravo, e a Sandra foi o meu alvo nesse livro. Entendo que o objetivo dela; em minha opinião; era demonstrar algumas características que encontramos em pessoas conhecidas e algumas até em nós mesmos, e que o aprendizado dela torna-se o nosso aprendizado. Ainda sim, fiquei brava com ela em vários momentos rs. Cheguei até mesmo a discutir com ela em voz alta rs. Enquanto estava lendo, Herbert parecia cada vez mais como um anjo da guarda, ou melhor, como o grilo falante, aquela voz que nos diz a coisa certa na hora exata. O livro é uma lição de vida inestimável, a história é apaixonante e fez com que eu refletisse sobre a minha trajetória. A única coisa de que eu senti falta, foi um aprofundamento nas histórias pessoas dos personagens. Eu conheci tão pouco do Marcos, do Carlos, da Márcia, da Simone, e até mesmo dos demais moradores da comunidade. Gostaria de saber mais sobre seus sonhos, seus anseios, suas alegrias e tristezas.

Kamila | Kamz 11/07/2012

O mendigo
Gostei muito do livro, ele mostra o verdadeiro valor da amizade, do dinheiro e etc, vale a pena ler.
O livro conta a história de Herbert um mendigo, ele é um homem muito bom, e muito inteligente. Um dia enquanto passava pela rua, ele encontra um grupo de amigos, e todos se dão bem com Herbert, menos Sandra, uma garota fútil, que quer se casar com um homem rico e ser famosa. Ela não suporta Herbert. E Herbert sendo um homem muito bom mesmo assim gosta dela, assim como de todos os outros amigos do grupo.
Com o tempo Herbert e o grupo acabam se tornando amigos, e eles ajudam bastante a comunidade de Hebert, doando coisas, e etc. Herbert é um verdadeiro exemplo, mesmo sendo pobre ele tenta ajudar as pessoas, e até chegou a ajudar Sandra e uma senhora de uns marginais. Mas mesmo assim Sandra não consegue gostar de Herbert, alias ela não faz esforço nenhum para isso. Eu sinceramente odiei a Sandra no começo do livro, mas depois ela tenta mudar, então...
Todos do grupo estão na faculdade, Marcos, Marcelo, Carlos, Márcia, Simone, menos Sandra. Como Herbert é muito inteligente ele sempre dá conselhos ao grupo. Ele ajuda a todos do grupo. A que ele mais ajuda é Sandra.
Como Herbert diz, ele não nasceu pobre foram algumas atitudes erradas que o levaram até ali. Mas que isso o fez uma pessoa melhor. Ele não tem lá um passado muito bom, ele foi uma pessoa que ele tem vergonha agora.

Aline 12/12/2012

Um exemplo!!!
Tive a oportunidade de ler esse livro porque participei do booktour. Apesar de ter uma capa e diagramação simples o que chama atenção nele é seu conteúdo. Muito interessante poder acompanhar todo crescimento dos personagens ao longo da história e inspirador poder observar os caminhos que a vida dá para nos ensinar lições.
Confesso que a primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi imaginar o que o autor escreveria sobre as pessoas que vivem nas ruas, cada uma com seus motivos e histórias. Fiquei ansiosa porque sempre olhei para essas pessoas com um olhar curioso e além disso sei que em qualquer lugar do mundo tem pessoas ruins e boas então não podemos julgar seu caráter pelo lugar onde vivem.
Nesse livro acompanhamos o desenrolar da vida cotidiana de um grupo de amigos que vive em uma vila de classe média de uma cidade grande, e depois de um pequeno acidente envolvendo um mendigo que ia passando por lá, percebemos que suas vidas nunca mais serão as mesmas.
Os caminhos desse grupo e do mendigo irão se cruzar em vários momentos ao longo da história e com isso eles acabam criando laços de afetos e começam a fazer campanhas e projetos para ajudar a comunidade onde o Herbert (o morador de rua) vive.
O mais impressionante na história é como a vida desse grupo muda para melhor depois que eles ficam mais próximos do Herbert, isso porque ele compartilha um pouco da sua experiência de vida e acaba dando conselhos e o exemplo. Então chego a conclusão que na vida muitas vezes a ajuda vem de onde menos esperamos e quem aparenta ter tão pouco pode ter muito mais do que imaginamos.
O livro também nos passa a linda mensagem de que cada pessoa precisa descobrir qual é sua missão de vida porque só assim poderemos viver felizes e realizados.

Mylloka 17/10/2012

O mendigo conta a história de Herbert, um homem cheio de sabedoria. Logo no começo, ele conhece Marcos e sua turma. Tudo começa quando Marcos e seus amigos estão jogando futebol na rua e sem querer um deles acaba acertando o pobre mendigo.
Herbert faz amizade com os garotos, principalmente com o Marcos, que é uma espécie de líder do grupo. Outros jovens que fazem parte do núcleo de amigos são: Carlos, Sandra, Simone, Márcia e Marcelo. Todos acabam conhecendo o mendigo e passam a ajudá-lo, com exceção da Sandra, que torce o nariz para o homem.

Gostei do livro, pois ele é uma lição de vida. Herbert é uma pessoa muito astuta que dá conselhos e guia os garotos para o caminho certo e são conselhos que podem ser aderidos a nossa vida também.
Algo que eu gosto nos livros é a evolução dos personagens e nesse livro você percebe a evolução de cada um, principalmente da Sandra, que no começo é um personagem extremamente fútil e arrogante que com o passar do tempo fica mais amigável e toma jeito na vida.

De todos os personagens, o que eu mais gostei foi do Herbert ( é claro!). Vou levar os conselhos dele para o resto da vida. (uau! Profundo...).

Gabriela Amoroso 23/10/2012

O livro conta a história de Herbert, um mendigo que dedica sua vida para ajudar comunidades e pessoas necessitadas. Em uma de suas andanças ele conhece Marcos. O rapaz fica encantado com a inteligência do mendigo e resolve ajudá-lo, dando inicio a uma bela amizade. Quando Marcos apresenta Herbert aos seus amigos, todos apoiam a ideia de ajudar a comunidade arrecadando roupas, comida e brinquedos. A única pessoa que quer distância do mendigo fedorento é Sandra, que não se conforma com essa amizade de seus amigos.

Herbert é um personagem bem construído, que surpreende as pessoas por sua sabedoria e inteligência. Ele impressiona a todos que dedicam um tempo para conversar com ele e torna-se conselheiro de Marcos e seus amigos.

Outro personagem que se destaca é Sandra. Enquanto todos os seus amigos cursam a faculdade e querem ajudar o próximo, ela só pensa em dinheiro e futilidades. Sua maior ambição é casar com um homem rico, que possa sustentar todos os seus desejos. Durante o livro, é possível ver o amadurecimento de Sandra e o quanto ela foi influenciada por sua mãe, que projetou seus sonhos frustrados na filha.

“- Dr. Otávio, todo pai quer o melhor para o seu filho, mas poucos são os que se dão conta de que ele próprio pode e deve ser o melhor presente que um filho tem a receber para ter um futuro na retidão.
- E que presente é esse?
- O exemplo.” Página 80

No decorrer da história o autor cria certo mistério sobre como Herbert tornou-se mendigo, e só revela nas últimas páginas. Isso instigou minha curiosidade, e deixou a leitura ainda mais interessante. A capa é bem bacana, e totalmente condizente com o livro. Encontrei alguns errinhos de edição, mas nada que prejudicasse a leitura.

Em poucas páginas o autor conseguiu passar uma bela mensagem, e me fez refletir sobre a sociedade. É possível melhorar a vida de alguém com pequenas atitudes. Não adianta viver na ilusão de que um dia você irá acabar com todos os problemas do mundo. Comece devagar, faça alguém sorrir.

“Tenha sempre em mente que a vontade de ajudar é louvável, mas é a ajuda em si que verdadeiramente importa.” Página 50