Mil dias na Toscana

Mil dias na Toscana Marlena de Blasi

Resenhas - Mil dias na Toscana

Liy 04/02/2011

Que história linda. Me tornei fã de Marlena por sua sutileza quando escreve. Mais uma história gostosa, de linguagem simples, relatos encantadores e de abrir o apetite. A forma como ela descreve lugares, sua vida, seu romance é muito sutil, muito bonita.

Quem ama a Itália, vai amar as histórias de Marlena.

Tonks71 20/01/2011

Sequência do livro Mil dias em Veneza que conta a história de amor de Marlena e Fernando.

Fernando larga seu emprego no banco, vende sua casa em Veneza e parte junto com Marlena para Toscana em busca de uma vida simples, uma vida que caminha num ritmo diferente, porém repleta de tradições desta cultura rural e antiga.

Texto:

Temos a esperança de que esse lugar nos lembre a vida de verdade, a vida de antigamente, com suas dificuldades e alegrias. Dolce e salata, doce e salgada. Como o jejum antes de um banquete, cada lado da vida engrandecendo o outro. Talvez seja possível viver com esse equilíbrio em qualquer lugar do mundo, mas é aqui, bem aqui, que viemos procurá-lo. Então, pegamos o imprevisível espaço de tempo e os raios de luz que ainda nos restam e corremos para cá. Viemos porque acreditamos que aqui poderemos aprender como funciona o progresso. Temos uma forte suspeita de que há paz no retrocesso.
Página 37

Marlena é uma chef de cozinha e escreve livros de receitas assim como de memórias, muitas vezes ela mistura as duas coisas. Receitas e prosa lírica. As descrições de alimentos, pratos e sabores são feitas de uma forma reverente e detalhada, devo confessar que em alguns momentos tive que ir à geladeira e fazer um pequeno lanchinho instigada basicamente pelo texto. Viver em Toscana e seguir suas tradições têm uma íntima relação com a boa mesa. Eles são introduzidos nessa nova vida por Barlozzo, um nativo que lembra Gary Cooper e lhes ensina os costumes e histórias da comunidade.

Trecho:

- Todos eles sabem a verdade: só existem três assuntos sobre os quais vale a pena falar. Pelo menos por aqui, por estas bandas - diz ele. - O clima, que, por eles serem fazendeiros, afeta todo o resto; mortes e nascimentos, tanto de pessoas quanto de animais; e o que comemos, o que envolve a refeição do dia anterior e o que estamos planejando comer no dia seguinte. E esses três assuntos principais englobam, de uma maneira ou de outra, filosofia, psicologia, sociologia, antropologia, ciências naturais, história, arte, literatura e religião. Discutimos sobre tudo o que é importante na vida, mas geralmente isso acontece enquanto estamos conversando sobre comida, um tema que não pode ser separado de todos os demais. Na vida, o que conta é a mesa e a cama. Todas as outras coisas que fazemos são apenas para podermos voltar à mesa e à cama.
Página 33

Participar do ritual da colheita de uvas para feitura de vinhos, colher azeitonas e castanhas e construir um fogão à lenha são experiências novas que Marlena compartilha com o leitor. Um livro belo e tranquilo, não tão focado no relacionamento entre Marlena e Fernando como em Mil dias em Veneza, mas sim sobre as maravilhas de um estilo de vida simples, sobre amizades e boa comida.