Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

brigitte4 03/05/2023

Peter pan
Não tem palavras pra expressar o quão incrível é esse livro. quero ir pra terra do nunca, quero não crescer que nem o peter pan e quero enfrentar piratas. acho que apesar de ser um livro infantil, tem metáforas sobre situações muito importantes da vida real. livro incrível e perfeito.

Pedro.Goncalves 02/05/2023

Uma viagem à infância pueril e nem sempre perfeita
Quando pequeno fui viciado na animação da disney do Peter pan, via-a incontáveis vezes. Assim, que tomei o gosto pela leitura há muito anos atrás, apressei-me em ler essa clássico em uma edição tal qual é apresentada na cama dessa resenha.
Hoje, muito diferente do que era aos meus 12 anos; lendo a obra em sua língua original- o inglês- pude trancender a tudo que pensei sobre essa obra. Na poesia dessa narrativa voltamos a sermos crianças; todavia, é necessário sermos realistas a infância não é um mar de maravilhas, e essa percepção foi clara para mim no livro.
No que tange a forma: li esse livro para absorver vocabulário e pegar ritimo com a leitura em outra língua, não haveria escolha tão boa quanto. Seu vocabulário é rico, embora não se torne um empecilho como um Shakspere é para mim. Logo, aprendi muito sem precisar consultar muito o dicionário, apenas em vocábulos específicos.
A beleza da infância é descrita à moda de infantil com metáforas que nos retornam a uma visão fantástica do mundo, em que tudo já foi tão simples, desconhecido e mágico. A sensibilidade é tamanha que a justificativa para aprender-se a voar é acreditat, e claro ter o pó mágico da Tinker Bell. Na terra do nunca retornei a uma época em os vilões são mais bobos que maus e o objetivo de uma vida é brincar e divertir-se. Em suma, a línguagem didática, para um adulto entender o mundo de uma criança, somada à trama suprafantástica e às vezes sem sentido racional fazem desse livro um obra prima no que tange a sua forma e as emoções que ele passa aos leitores.
Quanto à minha percepção crítica: três aspectos devem ser analisados- para não deixar essa resenha absurdamente grande, pois há muito mais que este três a se explorar- estes são: a condução da Wendy de menina à mãe, a figura do Peter e sua irresponsábilidade moral, o amadurecimento como necessidade humama de trancender o egoísmo infântil pelo amadurecimento.
Primeiramente wendy, é impossível vê-la e notar a coercão social imposta para desempenhar um papel de gênero. Isto é, a necessidade que ela tem de "adotar" os meninos perdidos, assumindo o compromisso se zelá-los maternalmente, evidencia um mecanismo social que impõe as mulheres uma jeito de agir desde do berço; em que o destino de uma menina é tornar-se uma boa mãe. Nesse sentido, a Wendy representou para mim, a cima de tudo, o reflexo de uma sociedade patriarcal reverberando no comportamento de crianças.
    Já a personagem Peter, sua irresponsabilidade e impulsividade fazem jus a uma condição denomimada sindrome de Peter Pan que até então desconhecia. Com isso percebe-se que o menino que não quer crescer é, na narrativa e em minha opinião, quase um sociopata, agindo indiscrimimadamente sem nenhum consideração com a vida alheia. Assim, Peter pan, salvaguardando sua comicidade infantil, demonstra-nos as partes ruins de se ser criança; isto é o egoísmo e teimosia intrinsecos a essa condição.
   Portanto, com base nessa leitura compreendi a fundamentalidade do amadurecimento a fim de superar um comportamento egocêntrico e antiético.
Dessa forma, vou além da visão romatizada de que se deve permanecer sendo criança e crescer nunca, idealizando uma inocência pueril; vejo que se negar crescer e a amadurecer é permanecer como Peter, uma criança arrogante e mimada.
Enfim, considero Peter Pan uma leitura fundamemtal. Sendo um prato cheio a qualquer leitor, de uma criança idealizadora , como era na primeira vez que li, a alguém que procura uma leitura reflexiva e ainda sim leve.

Lanny 01/05/2023

O menino que não quer crescer...
... também é um menino mau, egoísta e cabeça de vento.

Peter não tem responsabilidade nenhuma. Ele faz as coisas e depois esquece e acha tudo isso normal.

Algumas coisas do livro são como retratados nos filmes e outras coisas os filmes suavizaram ou alteraram para tornar a história mais infantil.

Não consigo captar muito bem o sentimento que tive lendo essa história, mas fica perto de algo "Não leve isso a sério" porque tem alguns absurdos. É como nos desenhos do Pica Pau, Tom e Jerry, Papa Léguas e afins em que atirar, derrubar de despenhadeiro, tocar fogo, afogar e etc são coisas normais de se fazer. Como se fosse algo simples do tipo comer, beber e dormir.

Sentimentos alheios também não são nem um pouco preservados. Wendy e os irmãos não se incomodam com os sentimentos dos pais que ficaram pra trás, Peter não se importa com o sentimento de ninguém, Sininho também não. O bom disso é que os garotos perdidos de Peter não se sentem ofendidos com o descaso dele.

Acho que essa história figura até hoje mais por Peter ter se tornado um personagem que todo mundo conhece e não pela história em si.

baby targaryen 29/04/2023

Gostei mais do que esperava
Esse livro foi surpreende, eu esperava algo muito infantil e arrastado. Mas foi o contrário, o livro flui maravilhosamente bem e não achei ele infantil, achei ele até um pouco pesado pra ser considerado infantil.
O Peter é uma criança um pouco chata, mas ele amadurece bastante no final do livro.
"Fique sempre esperando por mim que, uma noite dessas, você vai ouvir meu cocoricó."

Lucas1429 26/04/2023

Memória lúdica
O apego às juvenilidades proposto por Barrie em sua obra maior, julga brincar com um período satisfatório de nossas vidas, quando inseridos numa mágica constatação do fantástico, perseverado nessa fase infantilizada. Quando crescidos, e ainda afoitos por ela, gera essa negação que me parece outra afirmativa discorrida pelo autor para explicitar as amenidades do crescimento – em forma de Peter Pan.

É um livro que se encara pelo ponto vista fabulesco. É divertido, pueril (se assim decidido pelo leitor), maravilha pelos detalhes da composição dos personagens e da geografia da Terra do Nunca. Mas ainda contém, na toada psicanalítica, um protagonista que representa a avareza da complexidade adulta. Além dela, Peter Pan é ignorante quanto aos dissabores e às particularidades básicas vivenciadas na comunidade inglesa. O seu escape, a ilha, vive aos seus modos e conforme a sua vontade. Não há disciplina, apenas aventuras infinitas ao lado dos Meninos Perdidos, crianças cúmplices, que complementam o que parece ser o escopo esperado da mentalidade de uma criança que visualiza a diversão como recreio particular.

A resiliência dos irmãos Darling, liderados por Wendy, em preservar suas lembranças de casa, da família e de uma mãe, como exemplo máximo de suas existências, condiz com os receios de Peter em inserir qualquer organização estrutural em seu microcosmo lúdico. Logo, as inserções de Wendy em lhe refrescar de seus momentos passados são um atino do autor em estabelecer a ordem social no crescente de toda e qualquer pessoa, depois do nascimento, o crescimento, suas obrigações, e por fim, a morte. Uma percepção discutível hoje. Tudo converge à vontade egóica do protagonista em ser autoridade máxima de si e dos demais. Pan é, apenas, um simbolismo da herança imatura do ser humano.

Validado como mais que somente um conto de fada moderno, é necessário engajar na proeza de Pan em dissimular ignorância ao desconhecido. Até mesmo o mítico Capitão Gancho dispõe de pontos cruciais nas teorias do livro, é um homem vivendo do amargor da existência invejosa de seu inimigo – um garoto livre das cruezas de mundo. No idílico mundo ideal, vivem ele e os bilhões de corpos que se confortam em seus pretéritos existenciais, nessa brincadeira sem fim em surfar na síndrome de Pan, o tal medo em crescer. Não custa fugir pra um lugar onde o tempo é um mero detalhe, mas, também, lembrar-se do caminho de volta, aqui, ele ainda é cronológico.

Monica Quintal 24/04/2023

Nunca me interessei pelo filme, nunca assisti por completo. Resolvi dar uma chance pro livro, e simplesmente me apaixonei pela história.
A alegria e a fantasia são uma gracinha, o enredo é contagiante, com as aventuras, felicidade, euforia, união e sentimentos dos personagens.
Ao mesmo tempo, chega a dar um aperto no peito. Os meninos perdidos, sua relação com Wendy, a coragem e os temores de Peter.
Mais um daqueles livros "infantis" que trazem uma reflexão diferente em casa fase da vida em que você lê.
Amei DEMAIS a leitura!

"? Wendy, qualquer menina vale mais do que vinte meninos."

"? Quando a primeira criança do mundo deu uma risada, surgiu a primeira fada."

"? Simples: primeiro você pensa tudo o que há de melhor para pensar; são esses pensamentos que fazem a gente voar."

"O casal, exatamente como na história contada por Wendy, espera o retorno dos filhos.
O Sr. Darling acabou de pedir para que a mulher toque piano até que ele adormeça:
? Antes, por favor, queira fechar a janela do quarto das crianças; estou sentindo um vento frio.
? Oh, George, nunca me peça uma coisa dessas. A janela deve ficar sempre aberta para eles, sempre, sempre."

Matheus 24/04/2023

Ótimo para quem quer se livrar do peso do mundo
Livro ?: Peter Pan
Autor(a) ?: J.M Barrie
Faixa etária ?: Livre
Nota?: ????
Marcações ?: Não utilizei
TWs ??: Informar-se nos comentários

Nem tão bom, nem tão ruim, exatamente como eu esperava que fosse. "Peter Pan" é um clássico da literatura escrito por J.M Barrie e já adaptado para as telas diversas vezes. Hoje, a resenha é sobre o livro do garoto que nunca quis crescer.

Será mesmo que preciso fazer uma sinopse sobre Peter Pan? Até hoje, nunca vi uma viva alma que não conhecesse a história de Wendy e seus irmãos que, em uma noite quando os pais saíram à uma festa, foram levados para a maravilhosa Terra do Nunca pelo garoto que protagonizava suas histórias antes de dormir.

Esse livro foi ótimo para me distrair dos problemas do dia-a-dia e não foram poucas as vezes em que abri o meu Kindle depois de um dia extremamente cansativo e me deixava navegar com os piratas, ver as sereias ou ouvir as histórias da mamãe Wendy.

Recentemente, passei por um momento bastante específico e, somado com a minha leve ressaca literária e meus afazeres diários, atrasaram bastante minha leitura.

Apesar da leveza, Peter Pan não é nada "demais". É um dos poucos livros em que o livro não é ruim, mas não chega a ser melhor do que o filme. A escrita de J.M Barrie é muito imersiva e eu gostei muito de como ela conversa com o leitor em vários momentos e faz metáforas super criativas.

Recomendo a leitura de Peter Pan para quem busca um livro passatempo e lembrando ainda que no dia 24/04/23 lançará a mais nova adaptação dessa história que, por sinal, estou mais ansioso do que nunca. Vale a pena a leitura!

Samantha.Favaro 23/04/2023

MDS...
Como o Peter Pan era chato! Ele melhorou um pouco no final do livro, mas ele se acha demais. Até o Gancho não suporta esse ar do Peter.
Esse livro é bom e gostoso de ler, Pan e Wendy são fofos juntos.

mardekaos 23/04/2023

Indico aos interessados
Adorei conhecer mais desse clássico, me surpreendi muito com a versão mais "crua" ao invés dos contos da Disney, alguns detalhes são assustadores, NÃO INDICARIA NUNCA A UMA CRIANÇA KKKK
mas na maior parte do livro a magia permanece e o autor cria um ambiente de segredos trocados, como se estivesse contando histórias de sonhos seus já esquecidos... Ele constrói uma familiaridade, (dele com você e de você com os personagens)

O que me deixou impressionada é como a fatalidade dos acontecimentos é tratada com tanta maturidade, lindo de se ver as construções dos personagens e a narrativa evoluindo ao final esperado (e correto) porém triste

FIQUEI MUITO IMPRESSIONADA TAMBÉM em como o livro desromantiza o Peter Pan, nos filmes ele é tratado como um herói espirituoso, corajoso e único. Aqui ele é tratado com um garoto em pleno significado da palavra, ingênuo, egoísta e imaturo (ele não tem medo porque não foi ensinado a ele o que isso significa)... e no final ele simplesmente........................ só lendo p saber, mas amei amei

Gustavo.Perini 21/04/2023

Magia pura
"Peter Pan", escrito por J.M Barrie, é uma obra clássica da literatura infanto-juvenil que narra as aventuras do garoto que se recusa a crescer e sua relação com a família Darling e a Terra do Nunca.
Estava a muito tempo sem ler, tinha perdido o hábito da leitura, mas decidi voltar e escolhi essa obra maravilhosa. Apesar de ser uma história envolvente e encantadora, um ponto que me incomoda um pouco é a forma como as crianças matam sem remorso na história. É verdade que a violência é comum em muitos contos populares, mas em "Peter Pan", ela é descrita de maneira tão normal e frequente do que eu esperava. Isso pode ser um pouco perturbador para as crianças mais jovens ou para aqueles que não estão acostumados com esse tipo de narrativa.
No entanto, o que mais me cativou em "Peter Pan" foi a magia que permeia a história. A Terra do Nunca é um lugar cheio de maravilhas e criaturas fantásticas, e as aventuras de Peter Pan e seus amigos oferecem um escape para um mundo de sonhos e aventuras emocionantes. As cenas em que Peter Pan está em ação são particularmente empolgantes e criativas, mostrando toda a sua habilidade e instintos afiados.
Além disso, o livro também aborda temas importantes como a importância da amizade, a busca pela aventura e a dificuldade de crescer e deixar a infância para trás. Esses temas são abordados de uma forma que é acessível para as crianças e, ao mesmo tempo, interessante para os adultos.
Em resumo, "Peter Pan" é uma história clássica que oferece uma mistura de magia e aventura, além de temas importantes para todas as idades. Apesar de algumas cenas de violência que podem ser perturbadoras, a obra ainda é uma leitura agradável e enriquecedora para os fãs de literatura infanto-juvenil.

Nota: 8,0

Insta: @gustavoperini

Cris510 16/04/2023

Perfeito
Eu amo essa história, desde criança sempre foi uma das minhas preferidas. Tive um pouco de dificuldade em entrar na história, mas depois de um tempo me senti lá dentro, como se estivesse na Terra do Nunca. Amo esse sentimento de nostalgia, gostaria que durasse pra sempre. Parece que nada é tão bom agora que não tenha sido melhor quando eu era criança. Foi uma ótima leitura, me senti com 6 anos de novo.

Srta.rta 14/04/2023

Aiai, esse Peter Pan cheio das graça
Eu nunca tinha lido a história do Peter, mas claro que a conhecia. Gostei do livro, acredito que ele pode ser uma ótima porta de entrada pra quem quer entrar no mundo dos leitores, não somente para crianças, mas pessoas em geral.
É um livro bem deboas pra ler, a interação do narrador com a história deixa tudo mais dinâmico e melhora a compreensão dos fatos.
Levando a história pra uma análise mais psicológica, a gnt consegue perceber que o Peter Pan não é bem o mocinho e nem o Capitão Rancho é exatamente o vilão, perceber esses fatos me fez fazer relações com a vida real.
Não existe algo que é 100% bom ou 100% ruim, tudo é relativo e pode ser definido de acordo com os fatos que lhe são apresentados.
Gostei muito da leitura ??

gygpl_ 12/04/2023

A viagem para a terra do nunca
Eu gosto bastante de fantasia também, não é meu gênero textual favorito porém Peter Pan é um livro incrível...Desde pequena eu sempre fui apaixonada pelas séries e filmes, e eu li o livro por diversão mesmo!!
Entretanto, não me atentei em alguns detalhes porque eu não estava TÃO afim de ler, mas gostei da história, bem desenvolvida e super legal!!! por isso minha nota eh 4,5/5!

Boa leitua ;)

Moony 10/04/2023

Todas crianças crescem, menos uma
Peter pan foi um marco na minha infância e li mais pelo apego emocional, talvez eu não seja mais o público alvo do livro mas ainda curti bastante a leitura. É um livro clássico e eu não sou fã de literatura clássica. Alguns pontos confusos e que ficaram vagos para mim.