Entre o Amor e o Ódio

Entre o Amor e o Ódio Valéria Lopes...

Resenhas - Entre o Amor e o Ódio

jumorgensten 21/02/2023

O mesmo é um romance espírita antigo, começa se passando na França, nos tempos da Inquisição e tem Helen como protagonista.

Sendo assim, o livro inicia em uma pequena aldeia onde a jovem vive com seus familiares e um gato preto. Tudo estava indo bem até Helen se envolver com um dos filhos de Elizabeth e, daí sim, começar todo o seu tormento a ponto de ser queimada viva acusada de feitiçaria e bruxaria.

Com isso, a obra se divide em, inicialmente, contar o envolvimento de Elizabeth e Sebastian, as chegadas dos filhos em especial de Nestor e depois dos fatos ocorridos quando Helen prometeu voltar para se vingar, o luto do filho por causa da moça e todas as outras questões envolvendo a Inquisição e a religião como um todo.

Depois de algum tempo, a protagonista realmente passa a ficar ao redor da família e isso acontece de forma muito sútil. Lembrando que naquela época o Espiritismo não existia e os dons mediúnicos não eram bem vistos e muitas vezes tratados como doenças psicológicas. Já com o passar dos dias, o assunto fica mais acentuado com a filha Isabel, sua mudança total de comportamento, a sensibilidade totalmente aflorada e sem nenhum conhecimento e também com Leonora em muitos vários momentos.

Inclusive é com ela que a segunda parte da narrativa inicia. Por aqui, já é explícito que Helen reencarnou como Leonora, na família onde queria nascer e o seu contínuo amor po Nestor. Também é mostrado todo o amparo espiritual do padre, ele saber mais do que aparenta e não poder falar e as diferenças entre obsessão e reencarnação porque Elizabeth acreditava que o espírito de Helen ainda não tinha paz e estava atormentando a jovem.

Com o passar dos dias os fatos vão sendo esclarecidos, principalmente quanto ao amor e o ódio vividos por Leonora e a importância da boa sintonia para ter auxílio do mais alto, neste caso, na figura de Bartolomeu.

Em todos os fins de cada capítulo, a autora e o espírito amigo dão uma pincelada e um resumo dos acontecimentos tanto na história como um todo quanto à luz da Espiritualidade.

Além disso, o livro também aborda sobre caridade, responsabilidade afetiva, as ligações dos envolvidos de outras vidas e a temática de morrer e reencarnar logo em seguida e ainda conviver com as mesmas pessoas, principalmente aquelas que lhe prejudicaram na última existência e tentar fazer diferente.

O texto é de fácil entendimento, a leitura é fluída e envolvente e as partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a jornada de forma contínua e intercalando em bem direto ao ponto ou mesclado no contexto.

A Batalha entre o Amor e o Ódio é uma ótima opção para quem busca um romance diferenciado, com um conteúdo comprometido com as questões espíritas, que te faz querer colocar Helen / Leonora em um potinho e já ir direto para o segundo livro.

site: http://hidratarvicia.com.br/2023/02/21/entre-o-amor-e-o-odio-valeria-lopes/

Berenice.Thais 18/01/2018

Peso e recomeço
E um livro passado você sente que a qualquer momento o ódio vai vencer.
Mostra que o ser humano tem a tendência de julgamento e no fim das contas pode se arrepender e não querer voltar atrás.

Cíntia 14/08/2012

Sinceramente um leitura bem duvidável do ponto de vista espírita. Traz ideias e conceitos meio conturbados, parece mais um livro de suspense, quase um terror.

Costa50 30/01/2011

PERFEIÇÃO
neeem tenho oq dizer do primeiro romance espirita que li. seeem duvida o melhor até hoje q li.

Fernanda 30/08/2010

ENTRE O AMOR E O ÓDIO
Nunca havia lido anteriormente um romance espírita, este foi o primeiro e único, no entanto ele me impressionou muito.
Sua história continua de amor e ódio entre as pessoas, e suas ações nos traz a reflexão clara de nossos atos e suas consequências, e principalmente em nossa teimosia ao continuarmos a persistir em uma atitude ou crença, mesmo que ela não nos traga benefício algum.
Para quem não conhecia este tipo de literatura achei muito interessante.