Krakatoa: o Dia em que o Mundo Explodiu

Krakatoa: o Dia em que o Mundo Explodiu Simon Winchester

Resenhas - Krakatoa: o Dia em que o Mundo Explodiu

Shirlei.Satiro 22/02/2017

O dia em que o mundo se globalizou
É... eu livro "Krakatoa, the day the world exploded" de Simon Winchester...

Vulcões! Eles me fascinam desde que eu aprendia a ler, 32 anos atrás. enquanto eu aprendia a ler lembro de ter visto desenhos e fotos de Pompeia e sobre a erupção do Vesúvio em 79 AD. Lembro-me de pensar na incrível coincidência que era essa erupção ter ocorrido 1900 anos e um mês antes do meu nascimento (para crianças tudo são incríveis coincidências!!)

Então, nada mais natural do que ler um livro sobre Krakatoa, vulcão tão mortal quanto famoso. A leitura é interessante pois o Sr. Winchester começa nos contando como, do que, e de que maneira é formado um vulcão. Depois disso, ele nos conta um pouco da estória do colonialismo holandês no Oceano Indico. Embora essa parte seja interessante, pelo menos de minha parte, foi necessário pesquisas sobre os assuntos. Eu não sabia nada nem sobre a história da região ou sua geografia. E meus conhecimentos de geologia são poucos. Como me senti um pouco perdida no começo da leitura, fui obrigada a procurar e me informar melhor sobre os assuntos tratados, afim de que eu pudesse realmente apreciar o livro.

Apesar de que os dias antes e depois da erupção são descritos com alguns detalhes, inclusive de horas, A erupção é descrita brevemente. E ficou muito bom perceber que vivemos em UM planeta, onde o congelamento do Rio Thamisa (na Inglaterra) foi provavelmente causado pela erupção do vulcão Tambora em 1815 e que, a erupção do Krakatoa, assim como o Tambora, fez o planeta ficar mais frio por algum tempo.

O livro não é longo, metade de suas páginas são notas, agradecimentos, bibliografia, e index. Só me tomou um pouco mais de tempo por causa das pesquisas necessárias.

Se você se interessa no mundo em que vive, você deve ler!

Eu o li formato ebook em inglês embora exista uma versão do livro em português pela editora Objetiva.

Albert 07/11/2016

Obra relevante
O leitor que aprecia literatura sobre desastres naturais terá no ótimo livro de Simon Winchester um abrangente trabalho do mais devastador vulcão já registrado. O autor não somente escreveu como esteve presente na ilha que se formou após a explosão com tremores de terra, tsunamis e lançamento de cinzas vulcânicas em quantidades inimagináveis.

Winchester contextualiza o desastre natural com a colonização da região pelos europeus, o estilo de vida dos nativos, a fauna e os efeitos da calamidade em várias partes do mundo numa leitura agradável. Contendo mapas, desenhos e fotos, a obra desenvolve-se de forma muito interessante e com fluidez. A narrativa mesmo nos momentos iniciais citando a vida animal e a vida botânica da ilha é uma atração à parte. A sensação é que teremos páginas infindáveis e maçantes de animais, vegetação e afins, mas Winchester narra de forma bastante interessante. Um pouco de geologia para compreender os movimentos das placas tectônicas também se faz presente.

O auge da obra é na erupção do Krakatoa relatando seus efeitos devastadores sobre a ilha e países vizinhos e até em várias partes do mundo. A descrição da catástrofe é completa, ora estando no lado leste da ilha, ora no oeste e toda a sua devastação causada pelo vulcão. Nas páginas finais na pós-erupção, Winchester não consegue sustentar a narrativa que outrora manteve muito interessante. À procura de algum tipo de vida e investigando a nova ilha que se formou após a furiosa explosão, a narração torna-se um pouco maçante com excessos de detalhes de animais, vegetação, etc.

Relatando suas experiências em expedições e escalando a própria nova ilha de Krakatoa - formada após a explosão e desaparecimento da ilha anterior - Simon Winchester escreveu um livro muito interessante até para quem não se interessa por desastres naturais. Krakatoa é um ótimo livro, consistente e de narrativa agradável de uma catástrofe sem precedente.
Ticiana.Oliveira 09/11/2016minha estante
Onde você achou esse livro? Estou querendo ler e não acho pra vender

Albert 09/11/2016minha estante
Ticiana, eu comprei pelo site das Casas Bahia. Numa rápida pesquisa vi que está esgotado, mas há exemplares disponíveis na Estante Virtual. Abraço.

Ticiana.Oliveira 09/11/2016minha estante
obgada. Irei comprar.

Guy 26/10/2015

O extremamente vivo Planeta Terra e sua comunicação conosco via Krakatoa
Uma lição e uma reflexão muito oportuna sobre a relação e o dinamismo do Planeta Terra com a influência direta mundial sobre nossas vidas, quer seja na história, na economia, nas artes e na religião. Muito bem escrito e didático ,Ótimo ensinamento para geólogos e não geólogos.

Lili Machado 02/07/2012

Krakatoa nos dá uma nova perspectiva sobre este fascinante evento.
Simon Winchester examina a lendária explosão, em 1883, da ilha/vulcão de Krakatoa, através dos olhos de seus sobreviventes, que foi seguida por um tsunami imenso, que matou quase quarenta mil pessoas.
Os efeitos das imensas ondas foram sentidos até na França e alguns corpos foram encontrados em Zanzibar. O som da destruição da ilha foi ouvido na Austrália e na Índia há milhares de milhas de distância.
E, o mais importante, em vista das atuais políticas climáticas – a erupção ajudou a iniciar em Java, uma militância assassina entre os muçulmanos fundamentalistas contra o Ocidente, que inspirou os ataques terroristas que começaram a acontecer.
Krakatoa nos dá uma nova perspectiva sobre este fascinante evento.
A primeira metade do livro é muuuuuuuuuuito chata. Winchester usa um mistura de narrativa histórica e geológica para explicar a erupção do vulcão, que não termina nunca. Mas, depois, engrena – na segunda metade.
Krakatoa explodiu numa época em que as tecnologias como o telégrafo, eram comuns e as rotas comerciais asiáticas estavam sendo expandidas por companhias européias. Esse cenário leva ao dia 27 de agosto de 1883, quando a ilha de Krakatoa virou vapor.
Navios foram jogados a milhas de distância, chuvas intermináveis de cinzas quentes cobriam as cidades que não tinham sido engolidas pelas ondas.
Mas o ponto polêmico do livro é a teoria de Winchester de que o abandono dos holandeses, de suas colônias na Indonésia, após o disastre, deixou os sobreviventes locais, sem outra opção que procurar conforto no radicalismo islâmico, estabelecendo as bases para o futuro político da região.

@Agulha3al 08/07/2009

Porque ler?
Com relatos de pessoas, fontes cientificas, jornalisticas, e de pessoas comuns, Simon descrevem de forma impressionante esse evento que marca o inicio das comunicações em nível global.

Henderson 30/05/2009

Muito bom !
Muito bom livro sobre a erupção do vulcão Krakatoa. Traça um perfil de todo o contexto em que aconteceu o evento, desde a formação das Índias Orientais até as consequências imediatas e a longo prazo da erupção. Leitura altamente recomendada.