Fogo e Gelo

Fogo e Gelo Erin Hunter
T. T. Sutherland

Resenhas - Fogo e Gelo

Jess 08/01/2023

É um livro com uma escrita muito leve e envolvente, com uma trama cheia de ação e mistério, intriga e muita desconfiança.

Realmente, não saber qual vai ser o destino de alguns personagens me deixou ansiosa. É um livro em que tudo pode acontecer com aqueles que você ama, mas torce a todo o momento para que acabe tudo bem. E isso nem sempre acontece. Em um momento e outro me senti segurando o fôlego até terminar a cena, é tudo cheio de muita tensão.

E sem contar que estou totalmente rendida ao personagem principal, o Coração de Fogo, e o desenvolvimento que ele teve desde o início do primeiro livro, quando ainda era um filhote. E sei que ainda tem muito o que acontecer, mas estou amando cada momento de sua história e os seus conflitos internos. Ele é divertido e irritado, leal com aqueles que ama e um personagem que você quer realmente acompanhar e torcer por ele. E entrar no livro para dar uma puxada na orelha também, mas isso só torna ele mais real, ao não ser perfeito e ter seus momentos de incerteza.

Rafittha 16/04/2024

Fogo e Gelo
Seguimos a saga.
Escrito por quatro autoras sobre o pseudônimo de Erin Hunter, o segundo livro da saga dos Gatos guerreiros segue contando a história de um gatinho doméstico amarelo/avermelhado que, ao juntar-se aos gatos selvagens, assim como todos os gatos ao longo do treinamento, batizado com um novo nome, passando a se chamar Pata de Fogo, tornando-se ao fim do treinamento de aprendiz, um guerreiro chamado Coração de fogo.

Como guerreiro, Coração de Fogo terá de enfrentar novos desafios e novas aventuras. Com a chegada do inverno a dificuldade aumenta e a caça torna-se mais difícil. Os clãs do Rio e das Sombras tornam-se cada vez mais ousados ao caçar no território do Clã Trovão. Ainda tendo que lidar com a insegurança de ser tratado como gatinho de gente e após acontecimentos inesperados e receber uma profecia sobre a deslealdade de um guerreiro, a lealdade ao Clã Trovão do seu melhor amigo Listra Cinzenta será questionada. Agora, Coração de Fogo vai precisar lidar com sentimentos conflitantes sobre si mesmo e aqueles que estão à sua volta, enquanto a tensão entre os clãs fica cada vez mais tensa.

Assim como no primeiro livro a narrativa é leve e fluida tornando a leitura dinâmica e agradável. Contudo, diferente do anterior, o livro não possui grandes acontecimentos e o enredo torna-se arrastado. O livro serve como uma introdução do que pode vir a acontecer, acredito que as autoras pensaram na construção do segundo livro como uma introdução aos acontecimentos dos próximos.

Em se tratando da construção do universo do livro, ainda é possível identificar algumas questões incômodas. Os nomes dos personagens e as constantes mudanças ainda geram aborrecimento. É muita pata disso e pata daquilo, dificultando muito a identificação dos personagens e diferenças entre um e outro. A construção da personalidade dos membros de cada clã é rasa e associada ao sistema de nomenclatura torna difícil criar apego aos personagens. Sem falar que as regras mencionadas do Códigos dos guerreiros se mostram contraditórias e sem sentido em vários momentos.

De fato é um ótimo livro infantojuvenil. Recomendo a leitura para quem quer sair da ressaca literária e busca uma escrita agradável ou quer uma nova experiência com histórias de fantasias.

Kah 03/10/2020

Estou amando reler essa série, ela continua sendo maravilhosa e me trazendo ótimas lembranças da minha infância, quando li da primeira vez

GustavoDC 04/07/2021

Leitura bastante envolvente!
O segundo livro da coleção segue envolvente como o primeiro livro.
A todo momento algo está acontecendo na história, deixando-a bastante dinâmica.
O livro dá bastante relevância à amizade e à lealdade entre os gatos do clã, além do respeito e obediência perante ao seu líder.
As batalhas entre os clãs dos gatos são bem emocionantes! Nestes momentos chego a devorar as páginas para saber o que vai acontecer!
Há vários personagens cativantes, principalmente o personagem principal, o Coração de Fogo.
Nota: 5.0 em 5.0 estrelas.

Leon 24/07/2012

Misterioso!
Esse livro é muito bom. Bem, no começo é realmente muito irritante, quando Estrela Azul manda Coração de Fogo e Listra Cinzenta para "inferno" procurar o Clã do Vento. Essa é realmente a parte mais chata do livro!
Mas o livro melhora quando tudo dá certo, aí vem o problema das alianças de dois clãs e etc. Mas o suspense desse livro começa bem no meio, com os "ataques" de um Clã.
Poxa, mas, sinceramente, o livro é MUITO BOM no final, o segredo da Presa Amarela me tirou da cadeira e eu não consegui respirar direito; meu coração parou de bater! Esse livro contém mais suspense que o primeiro, mesmo que os segredos sejam um pouquinho raros.

Franciane36 27/12/2023

Pata de fogo agora é um grande Guerreiro, nomeado agora como coração de fogo. É tempos difíceis na floresta, tempo está cada vez mais frio.
Coração de fogo agora tem a missão de trazer o clã do vento de volta, depois que o antigo líder do clã da sombra tinha expulsado.
Gostei desse livro, acrescentaram novos personagens que acho que vão ser interessante ao decorrer da história.

Cristiane 19/08/2023

Mais uma aventura do gato guerreiro Coração de Fogo.

Desta vez ele reencontra a sua irmã gatinha de gente e ela entrega seu filhote primogênito para que ele seja criado no clã.

Digs 09/03/2021

A estação sem folhas chegou
Coração de Fogo, agora um guerreiro, está preparado pra encarar novos desafios enquanto prova seu valor perante o Clã do Trovão. A agilidade dos acontecimentos e os atos heróicos do nosso protagonista se fazem muito presentes, porém sem deixar de lado grandes mistérios que ainda seguem do primeiro livro. Eu amo a cultura desses gatos e o respeito ao Clã das Estrelas, a espiritualidade de Coração de Fogo e as cenas de batalha são ágeis e caóticas. Eu fiquei muito triste mesmo com alguns acontecimentos, mas eles são importantes para nosso protagonista crescer como um gato guerreiro.

esmp 27/10/2021

Bom segundo livro
Eu tenho uma certa tendência a não gostar do segundo livro das séries, porém cada vez mais tenho quebrado essa sequência. Essa série é outra que o segundo é tão bom quanto o primeiro e que me fez começar o terceiro (que estou quase acabando) antes mesmo de vir aqui escrever a resenha.

Byanka 01/12/2015

Coração de fogo
Neste livro vemos a evolução do ferrugem que agora leva outro nome "Coração de fogo" e ele está se descobrindo como um guerreiro na sua sociedade com novos amigos e sendo um treinador,esperando novas batalhas ao desenrolar da história.
Este livro é o segundo da série "Gatos Guerreiros" que me motivou a ler mais e que abriu as portas da literatura para mim.

Lunardi 04/09/2023

Um livro tenso, que começa logo que termina o primeiro livro, e que segue o tom aumentando cada vez mais aquilo que está em jogo. É impressionante como essa série que mantem a ambientação de um livro para o outro consegue trazer esse ar de novidade e aventura para o leitor de uma forma tão genuína e autêntica.

priscila.saatmam 16/11/2017

Uma maravilha.
Fogo e Gelo é uma ótima continuação.

O livro trabalha temas complexos de uma maneira suave, tendo ótimos pontos de reflexão e tiradas de humor maravilhosas.

É incrível como você se sente na pele do gato, pensa como o gato e por vezes mia.

Coração de Fogo, é agora um guerreiro, mas ser guerreiro do clã do trovão não apagou suas origens como "gatinho de gente" e os outros gatos do clã tanto quanto ele não se esqueceram e estão sempre prontos para lhe lembrar disso de uma forma preconceituosa.

Não bastasse isso, ele e seu melhor amigo tiveram desavenças que podem comprometer não só a amizades deles, mas o equilíbrio de todo o clã, e mais as desconfianças de Coração de Fogo sobre os intentos de um certo membro de alto escalão do clã só aumentam.

O livro parte do fim do primeiro e traz a trajetória do protagonista para novas descobertas e afirmações, quem diria né eu shippando romance entre gatos!! Mas foi e olha tá emocionante.

Fogo e Gelo aprofunda e expande o universo criado no primeiro livro. Mostrando inclusive questões culturais. Tendo momentos intensos de luta e reflexão e gente... Tem um segredo que é revelado nesse livro que eu fiz O QUE!? É de cair o queixo.

Longe de ser apenas uma série infanto-juvenil, Gatos Guerreiros com seu segundo volume Fogo e Gelo, mostra a qualidade que tem, uma obra tão boa quanto tantas outras como a exemplo Harry Potter. O próprio personagem principal desse livro me lembra Potter.

Vale muito a leitura.

Nota: 5,5/5,5 + Fav.

Zampa 14/10/2021

E a saga continua
Ainda em meio a incertezas, temos um desenvolvimento com novos mistérios que instigam nossa vontade de continuar a acompanhar as aventuras de agora, Coração de Fogo, durante a estação sem folhas na floresta.
Apesar das desconfianças, os desfechos são bem amarrados e todos os fatos se complementam, sendo um livro muito bem escrito apesar do vocabulário simples, contido e característico.
Extremamente recomendável e agradável, com picos de emoção e momentos um tanto tensos.