Fogo e Gelo

Resenhas - Fogo e Gelo

Rafittha 16/04/2024

Fogo e Gelo
Seguimos a saga.
Escrito por quatro autoras sobre o pseudônimo de Erin Hunter, o segundo livro da saga dos Gatos guerreiros segue contando a história de um gatinho doméstico amarelo/avermelhado que, ao juntar-se aos gatos selvagens, assim como todos os gatos ao longo do treinamento, batizado com um novo nome, passando a se chamar Pata de Fogo, tornando-se ao fim do treinamento de aprendiz, um guerreiro chamado Coração de fogo.

Como guerreiro, Coração de Fogo terá de enfrentar novos desafios e novas aventuras. Com a chegada do inverno a dificuldade aumenta e a caça torna-se mais difícil. Os clãs do Rio e das Sombras tornam-se cada vez mais ousados ao caçar no território do Clã Trovão. Ainda tendo que lidar com a insegurança de ser tratado como gatinho de gente e após acontecimentos inesperados e receber uma profecia sobre a deslealdade de um guerreiro, a lealdade ao Clã Trovão do seu melhor amigo Listra Cinzenta será questionada. Agora, Coração de Fogo vai precisar lidar com sentimentos conflitantes sobre si mesmo e aqueles que estão à sua volta, enquanto a tensão entre os clãs fica cada vez mais tensa.

Assim como no primeiro livro a narrativa é leve e fluida tornando a leitura dinâmica e agradável. Contudo, diferente do anterior, o livro não possui grandes acontecimentos e o enredo torna-se arrastado. O livro serve como uma introdução do que pode vir a acontecer, acredito que as autoras pensaram na construção do segundo livro como uma introdução aos acontecimentos dos próximos.

Em se tratando da construção do universo do livro, ainda é possível identificar algumas questões incômodas. Os nomes dos personagens e as constantes mudanças ainda geram aborrecimento. É muita pata disso e pata daquilo, dificultando muito a identificação dos personagens e diferenças entre um e outro. A construção da personalidade dos membros de cada clã é rasa e associada ao sistema de nomenclatura torna difícil criar apego aos personagens. Sem falar que as regras mencionadas do Códigos dos guerreiros se mostram contraditórias e sem sentido em vários momentos.

De fato é um ótimo livro infantojuvenil. Recomendo a leitura para quem quer sair da ressaca literária e busca uma escrita agradável ou quer uma nova experiência com histórias de fantasias.

carmim1 13/02/2024

Melhor do que pensei
Meu deus esse livro chega a ser mais incrível do que o primeiro (Na floresta)
Os sonhos, profecias novas, tudo é tão bem elaborado e se encaixa de forma tão genuína na história!
Acontecimentos acontecem sem aviso prévio, assim como na vida real, que dá uma imersão incrível!
A leitura é muito fluida e viciante, sempre tem um arco pra te puxar pro próximo capítulo

Na minha opinião, é impossível passar esse livro sem se identificar com pelo menos um personagem!

O Coração de fogo decidindo sobre o
clã me trouxe uma identificação incrível

Amei o desenvolvimento da nossa querida gata tsundere (Pata de areia...ou melhor, tempestade de areia)

10/10!

Franciane36 27/12/2023

Pata de fogo agora é um grande Guerreiro, nomeado agora como coração de fogo. É tempos difíceis na floresta, tempo está cada vez mais frio.
Coração de fogo agora tem a missão de trazer o clã do vento de volta, depois que o antigo líder do clã da sombra tinha expulsado.
Gostei desse livro, acrescentaram novos personagens que acho que vão ser interessante ao decorrer da história.

Neptocat 10/12/2023

Socorro
Eu amei o livro, muitas das vezes me senti ansiosa para saber oque vai acontecer, ainda mais porque qualquer coisa poderia acontecer, tive muitas surpresas e indico muito

Lunardi 04/09/2023

Um livro tenso, que começa logo que termina o primeiro livro, e que segue o tom aumentando cada vez mais aquilo que está em jogo. É impressionante como essa série que mantem a ambientação de um livro para o outro consegue trazer esse ar de novidade e aventura para o leitor de uma forma tão genuína e autêntica.

Cristiane 19/08/2023

Mais uma aventura do gato guerreiro Coração de Fogo.

Desta vez ele reencontra a sua irmã gatinha de gente e ela entrega seu filhote primogênito para que ele seja criado no clã.

Elane.Magre 18/07/2023

"Pela primeira vez em muitas luas, se aconchegaram em sinal de amizade. Acima de suas cabeças, os tojos pesados por causa da neve ofereciam um abrigo temporário contra a tempestade que rugia no céu."

RenaTo.Lima 24/04/2023

????
Olha! Desde o livro anterior espero a revelação do grande vilão dessa saga, mas apenas um tijolinho é colocado.
Tirando isso da frente gostei muito da evolução dos gatos, a adolescência está ali, vamos plantando novos personagens para o futuro.

Nay 05/03/2023

Eu simplesmente me encanto com a narrativa dessa série ser toda no ponto de vista dos gatos, e principalmente que nesse livro ele mostra como os felinos consideram seus parentescos, coisa que tinha ficado me deixado um pouco em dúvida no primeiro livro, mas eu entendi que a autora quis trazer esse ponto da história agora e fazer todo o segundo livro girar em torno das relações consanguíneas dos gatos o que foi muito bom, o livro me prendeu bastante e me senti bem envolvida com todo os problemas do clã trovão

jeslendo 08/01/2023

É um livro com uma escrita muito leve e envolvente, com uma trama cheia de ação e mistério, intriga e muita desconfiança.

Realmente, não saber qual vai ser o destino de alguns personagens me deixou ansiosa. É um livro em que tudo pode acontecer com aqueles que você ama, mas torce a todo o momento para que acabe tudo bem. E isso nem sempre acontece. Em um momento e outro me senti segurando o fôlego até terminar a cena, é tudo cheio de muita tensão.

E sem contar que estou totalmente rendida ao personagem principal, o Coração de Fogo, e o desenvolvimento que ele teve desde o início do primeiro livro, quando ainda era um filhote. E sei que ainda tem muito o que acontecer, mas estou amando cada momento de sua história e os seus conflitos internos. Ele é divertido e irritado, leal com aqueles que ama e um personagem que você quer realmente acompanhar e torcer por ele. E entrar no livro para dar uma puxada na orelha também, mas isso só torna ele mais real, ao não ser perfeito e ter seus momentos de incerteza.

gabi¹³ 18/09/2022

Fogo e gelo
Incrível como o livro mostra a evolução do ferrugem até se torna o coração de fogo as dificuldade passadas pelos gatos durante o inverno são tão realistas que consigo facilmente imagina-los como gatos selvagens reais