O portal

O portal Eliane Raye

Resenhas - O portal

Joana Cabral 10/12/2010

Suspense, descobrimentos e emoção. Ninguém resistirá...
Tive o privilégio de ler "O Portal" fresquinho, ainda antes de sair do forno! Fui fisgada logo de cara e, entre minhas muitas atividades, a leitura que estava programada para uma semana, se deu em dois dias! E olha que são mais de duzentas páginas!
Quando começamos a ler "O Portal", nos envolvemos num enredo de enigmas que é difícil largar. Eliane Raye nos conduz em suspense até o último momento em reviravoltas inusitadas. Torcemos pela revelação dos enigmas, caminhamos junto com os personagens, sofremos, sorrimos, nos cansamos... enfim... é um livro em que o leitor não consegue ficar de fora, ninguém passará impune por esse portal!

Laaismayara 27/09/2020

Tive dificuldade com as primeiras páginas, pensei até em abandonar a leitura mas, felizmente fui surpreendida ao longo da narrativa, leitura leve, misteriosa e instigante.

Leitora Viciada 08/11/2011

Me interessei por esse livro quando o vi entre os indicados ao Codex de Ouro 2011. O Portal possui 3 indicações no total, nas categorias Melhor Booktrailer, Melhor Ficção/Fantasia e Melhor Design de Capa. Particularmente, concordo com as indicações, ainda mais agora que o li.

Conheci a Eliane Raye durante a Bienal do Livro do Rio e pela primeira vez vi o livro ao vivo e constatei que realmente a capa é muito bela. E a escritora me deu bastante atenção. Acrescentei o livro à minha wishlist e quando o ganhei da própria Eliane, quase morri de felicidade!

Uma observação pessoal é que Eliane enviou o livro com a dedicatória mais linda que já recebi, e este tornou-se um dos livros mais especiais de minha estante, antes mesmo de ser lido. A Eliane enviou também um kit que está sendo sorteado aqui no blog, não perca a chance de participar!

A capa, o material, a diagramação e a revisão estão aprovados! Um livro de qualidade, isso nota-se ao segurá-lo e folheá-lo. E o conteúdo? Maravilhoso!

Na minha opinião, existe um estilo de narrativa semelhante ao estilo do Sidney Sheldon, que pode ser notado na forma como a ação e suspense ocorrem, nos capítulos empolgantes, no mistério envolvido, nas referências modernas nos detalhes... e muitas outras coisas. A protagonista é uma mulher com uma personalidade bem definida.
Mas é claro que existe o diferencial! Eliane consegue ser mais sensível e profunda. Além disso, apesar da protagonista, Elizabeth (Lizzie) ser de Nova Iorque, os pontos poderosos da trama se passam no Rio de Janeiro (com uma escapadinha em Búzios). Cenários típicos da cidade, como as encantadoras praias e pontos turísticos estão bem explorados e detalhados. Moro em Cabo Frio (do ladinho de Búzios; poxa quando lerei um trechinho de algo em Cabo Frio, hein? Na série Horizontes, outro livro nacional que li neste ano, Búzios também é citado, e nada de Cabo Frio ahaha.), mas nasci e vivi no Rio e adorei ver cenários como a Biblioteca Nacional e o Pão de Açúcar, locais que eu amo!
Também existem momentos em Nova Iorque, no Central Park ou na Wall Street. Damos também um "pulinho" em Columbia e Orangeburg.

O Rio de Janeiro e Nova Iorque são interligados numa teia curiosa de acontecimentos capaz de agarrar o leitor. O retorno ao passado surge contando a história dos pais de Lizzie, e de sua infância. Essas voltas ao passado são importantes para entendermos melhor as personagens, o presente e também outras coisinhas. No início me perguntei se isso era apenas uma tática da autora para "enrolar" um pouco, mas descobri que nada é exposto por acaso, todos os fatos vão se encaixando e fazendo um tremendo sentido. Uma teia muito inteligente interligando os ambientes e a linha temporal.

Todas as personagens possuem características marcantes e apesar das mudanças sofridas, existe fidelidade em manter suas personalidades, fato que achei uma ótima estratégia.

Lizzie é uma jovem mulher de personalidade marcante, teimosa, charmosa e inteligente. Seus defeitos são tão fortes quanto suas qualidades, o que a torna uma moça real. Em alguns momentos você a admira, pela coragem em enfrentar o desconhecido e carinho com os pais, por exemplo. Em outros momentos você tem vontade de agarrá-la pelos ombros e gritar-lhe sobre sua indecisão e insistência. Isso faz da leitura uma ação muito divertida.

Uma personagem que gostaria de destacar é seu pai, Robert. Conhecemos sua história de trabalho duro, um rapaz simples e estudioso que se transforma num homem rico e bem-sucedido. Você não o inveja, pelo contrário, vê o quanto ele merece. É um ótimo pai e marido, uma pessoa de bom coração.

Leonardo, o médico que é quase dermatologista, literalmente esbarra em Lizzie, e acaba se metendo numa confusão e suspense que muda sua vida para sempre. Gosto de como ele e Lizzie brigam, se desentendem e num minuto depois se acertam e continuam na tentativa de descobrir o grande mistério que envolve Lizzie.

As personagens secundárias são tão bem estruturadas quanto as principais, um ponto forte no livro. A única diferença que as separa é a frequência com que aparecem nas páginas: Brian, Flávia, Rachel, Cíntia e Marcello. Gostei de todos eles!

O mistério envolve marcas estranhas feitas dolorosamente nas costas de Lizzie, uma chave misteriosa, um enigma fenício, papéis com teorias loucas, borboletas, interesse de grupos poderosos, perigo e a Pedra da Gávea! Totalmente eletrizante! Um portal para viajar no tempo, parece loucura? Não nesse livro empolgante.

Além da ação-suspense-mistério-perigo, existe o romance. Um "quadrado" amoroso para leitor algum colocar defeito! Com quem Lizzie deve ficar? Com seu primeiro amor adolescente, com um sedutor refinado ou um amigo apaixonado? Isso também faz parte do mistério do livro...

Depois do término da leitura, me senti um pouco incomodada. Quero mais. Existe muita coisa ainda a ser explorada, não que não tenha sido bem trabalhada pela autora, muito pelo contrário. Não sei se ao escrever O Portal ela já imaginava a continuação, ou se foi uma necessidade que nasceu depois de ver o livro publicado. O que importa é: O Portal 2 será muito bem-vindo! A Eliane anunciou por esses dias que está finalizando a continuação e eu fiquei muito interessada!
Gostaria de agradecer a Eliane por me proporcionar momentos agradáveis de entretenimento, pois na última semana passei por um estresse e não conseguia me concentrar em ler e escrever. O Portal foi uma salvação, me fazendo "escapar" do problema.

Livro agradável e viciante que recomendo a todos.

Para mais informações sobre o livro, como adquirí-lo e para ler uma pesquisa sobre o tema: http://www.leitoraviciada.com/2011/11/o-portal-de-eliane-raye.html

Rafa 16/08/2011

Resenha - O Portal - Eliane Raye
Quando comecei a ler "O Portal", senti uma extasia total, quando me cadastrei no BT do livro pelo blog do Joe, mal esperava para começar o livro, além disso estava eufórico por causa das várias resenhas que já li com tantas críticas boas. Pois bem, a história é bem legal, cheio de aventura e para lá de emoções com pitadas quentes de romance, mas que não extravasou muito nesse aspecto, mas mais para o lado aventura, não deixando o texto cansativo, mas garanto que o conjunto das duas transformou o livro da Eliane numa espécie de livro irresistível, tentador, com um poder enorme de nos fazer acreditar que o portal é o centro da história, mas no fim não é lá grande coisa, talvez só seja nossa curiosidade com que faça para ler o livro até o fim, e confesso que compensou e muito, a narrativo da autora é maravilhosa, está de parabéns.
Em 3ª pessoa, a autora descrevia todos os personagens com todo detalhe possível, e não poderia deixar de dizer que fez, quase como um histórico da vida dos pais de Lizzie, hora ia para o romance feliz dos pais de Lizzie, hora voltava para a história atual de Lizzie, o que me deu raiva no começou, mas percebi que foi mega importante ler o início da paixonite dos pais dela, foi bem piegas, mas adorei.
Lizzie é uma garota super divertida e toda decidida, porque sabe o que queria, ela é daquelas personagens fortes e marcantes, que você vai comparar com várias outras que já leu, sabe, que se encontra em todos os romances da Meg Cabot, ou não? Então, eu fui me acostumando a ideia de tê-la como minha ídola, até saber que estava no coração de três rapazes, aí foi pedir demais, era Leonardo seu melhor amigo aqui no Brasil, o Marcello seu amigo de Nova York, e Steve que estava em um lugar que não posso falar bem aqui, e no qual Lizzie namorava no momento. Ela só foi parar no Brasil porque os pais dela haviam se separado e Robert, o pai dela resolveu ficar distante e esquecer do passado que estava em Nova York convivendo só com sua filha aqui no Brasil, exatamente no Rio de Janeiro, com descrições perfeitas da autora sobre a beleza natural daqui.
Confira uma passagem, na qual Lizzie, está no portal:

_ Eu não sei como cheguei aqui, mas tinha a certeza da existência desse lugar. Ele era tão real nos meus sonhos. - Lizzie agarrou as mãos dele, como se fossem salvá-la dos pesadelos que vinha enfrentando. - Nem acredito que cheguei até aqui... O pior é que não consigo entender essa necessidade de estar aí dentro. É como se tudo dentro de mim implorasse pela paz que senti momentaneamente.

Foi tanta aventura, mistério, suspense que pensei que iria enfartar com tamanha história, e apesar de que tudo encaixasse perfeitamente como se fosse um quebra-cabeça e ficava imaginando como resenharia um livro tão difuso e ao mesmo tempo delirante de tão apaixonante que a Eliane criou, cheguei a pensar que seria um clichê qualquer pelo começo, pensei também na história de Clea de Elixir, que me lembrou um pouco, mas percebi que estava boiando, inclusive a história da Eliane é bem mais agitada e inusitada, essa comparação que fiz, faz com a obra de Eliane se torne bem mais cortejante para apreciar.
Meu objetivo maior, ao ler esse livro foi ter que saber o que é esse tal portal tem de tão importante para estar na capa, e por quê a Lizzie estava atrás dele como uma louco psicopata atrás de algo incomum, com tantos enigmas para revelar que surgia todo dia na sua frente, além de mafiosos atrás da mesma também, uma perfeita trama, concordam? O que me deu raiva agora, é que não posso contar o que é o tal portal para vocês, se não vai perder toda a graça para se caso você for ler, mas garanto desde já que é uma das criações mais bem planejada que já li e presenciei ao destacar com meus olhos a leitura, fantástico e chocante, não tem como escapar.
Se você adorou tudo isso que eu disse, e ainda tem dúvida de que o livro é super massa, não sabe o que está perdendo, é tanta aventura, suspense, além de ser nacional, tenho certeza que sua leitura, se o fizer, será prazerosa, recomendo muito. Comente!

Lili 10/01/2011

Bem, vamos falar primeiro da capa. Ela é belíssima, faz lembrar um livro de Dan Brown, não é? Pelo menos foi o que meus filhos acharam. O livro tem 202 páginas muito bem escritas. Vou encaixar o livro no gênero YA book (young adult) embora eu esteja mais para OL (old lady). Mas o que me prende em qualquer gênero de literatura é uma história bem escrita. E foi o que aconteceu com O Portal. Eliane mescla suspense, ação e romance com maestria. Vou confessar que fiquei em suspenso em muitos capítulos. E como precisava largar o livro para atender minhas obrigações, deixava ele com uma dozinha.
O prólogo já fisga o leitor. Eliane deixa uma situação em suspense que você quer ler o livro para desvendá-la. Amei os personagens: Lizzie, Leonardo, Flávia, seus pais Robert e Rachel (embora eu não tenha ficado muito fã de Rachel), afinal ela foi muito besta em deixar um maridão daqueles.
Lizzie, a personagem principal é uma garota de 19 anos muito bem resolvida, sabe o que quer e corre atrás, embora em algumas situações ela não tenha sabido se virar muito bem, mas acontece, né.
Leonardo é um daqueles rapazes maravilhosos. Lindo e estudioso (que combinação!!) Não vou dizer mais porque quero deixar vocês muito curiosos.
Enfim, é uma aventura sobre o tempo e quem tem que decifrar o mistério é Lizzie, e ela sofre muito com isso, mas... Se eu escrever mais vou acabar contando a história toda.
O que posso dizer: livro recomendadíssimo. Leiam, porque vocês irão gostar.

E se quiserem ler mais resenhas de livros acesse http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Tomaz 11/01/2011

De tirar o fôlego!
Há muito tempo não lia um livro que não conseguia largar. Até o fim, a autora prende a atenção do autor com uma história ótima, envolvendo fenícios no Rio de Janeiro, empresários em Nova Iorque, gente bonita, universidades e muita ação. Vale muito a pena!

thaísa g, 14/03/2011

Livro muito bem escrito e que me fez dar mais atenção aos autores nacionais.
Muito, muito rico: em cenários, em história, em cultura, em situações, em emoções, em frases de efeito... Tudo!
Leve. Interessante. Surpreendente. E original.
A certas alturas você não consegue parar mais rs

Definitivamente Eliane Raye DEVE escrever outro romance!

Liliane.Valentim 14/08/2020

O portal
Muito criativa! Uma história muito legal e a escrita também, pena que a autora ficou muito em detalhes que fugiam da história principal, o que tornou o livro um pouco chato e a leitura arrastada! A personagem principal não tem personalidade, é chata e irritante. Também não sei qual a necessidade de fazer todos se apaixonarem pela mocinha. Se deixasse as relações apenas no nível de amizade o livro seria muito mais interessante. Leonardo parece ser um rapaz muito legal, queria que a autora tivesse aproveitado mais ele.

Karine Coelho 11/01/2012

Quer entrar?
Um suspense de primeira. Essa é a primeira frase que me vem à cabeça ao pensar no livro de Eliane Raye, vencedor do Codex de Ouro 2011 na categoria Melhor Capa (parabéns, Eliane!) A história te prende do começo ao fim em um labirinto de suspense, uma teia de personagens e acontecimentos surpreendentes e em inúmeros flashbacks bem no meio da trama que a tornam muito mais complexa.

A parte da história que se passa fora do Brasil tem total coerência, mas a escolha do Rio como cenário principal não poderia ter sido mais perfeita, com paisagens deslumbrantes nubladas por mistérios sinistros, e tudo isso regado a romances complicados, História Antiga, códigos secretos e reviravoltas. Eliane Raye soube cativar os leitores e nos manter prisioneiros ao nos presentear com um livro tão envolvente, que não perde em nada para grandes mestres do suspense mundial!

Bruna Fernández 14/07/2011

Resenha para o www.LivrosEmSerie.com.br
Assim que recebi "O Portal" em casa fiquei intrigada com a capa e o título do livro, ambos chamaram muito a minha atenção. Li a sinopse e gostei do que vi. Só não conseguia entender como o livro era tão fininho, mas cheguei à conclusão de que fui eu que acabei me acostumando com os "catataus" de mais de 400 páginas.

O livro, de uma autora nacional (yay!!!), nos conta a história de Elizabeth Macwood, que é mais conhecida pelo seu apelido de Lizzie. Ela acabou de se mudar de Nova Iorque para o Rio de Janeiro com o seu pai - que recentemente se separou de sua mãe - e começa a estudar na PUC quando a sua vida fica completamente de pernas pro ar. Lizzie faz amizade com a simpática Flávia, a bibliotecária da universidade, e um dia elas descobrem marcas nas costas de Lizzie. Ela não se recorda de como ou onde aquilo aconteceu, muito menos de quem possa ter feito isso com ela. Nesse meio tempo, Lizzie e Flávia também se tornam amigas de um jovem médico da PUC, Leonardo De Lucca.

Para ajudar a nova amiga, os três começam a pesquisar mais sobre as marcas cravadas em Lizzie. Leonardo até a acompanha em uma consulta ao médico para fazer Lizzie se recordar da noite em que ela "recebeu" as marcas. Ela então se recorda de ter saído com um amigo italiano que ela conheceu quando ainda morava em NY e de ter ficado muito zonza. Lembra-se também então de uma mulher lhe entregar uma chave e um papel. Começa então o desenrolar de todo o mistério.

Lizzie é uma personagem bem comum, sem nenhum destaque extraordinário. É muito persistente no que quer que chega, muitas vezes, a soar como uma garotinha mimada. Deixou para trás um namorado - Steve - em NY e, mesmo sem falar com ele há muito tempo, age como se o namoro deles ainda existisse. Se tivesse que comparar ela a alguma personagem, seria com a Bella Swan de Stephanie Meyer. Lizzie entrou no hall das protagonistas irritantes, para mim. A personagem que eu mais gostei no livro, a bibliotecária Flávia, é infelizmente a menos explorada. Com um jeito "pra cima" e respostas inesperadas, ela conseguiu me cativar mesmo sem aparecer tanto ao longo do enredo. Estou torcendo pra que no próximo volume ela ganhe mais destaque.

A história não é contada linearmente, e isso contou como um ponto positivo nesse livro. Eu simplesmente adoro livros assim e a autora soube usar esse recurso muito bem. Ao longo da história vamos, aos poucos, descobrindo mais sobre o passado de Lizzie, sobre o passado dos pais dela - como eles se conheceram, porque se separam. Descobrimos mais também sobre seu namoro com Steve e acompanhamos os passos do misterioso vilão, por trás de toda a perseguição à Lizzie e seus conhecidos. Acontecimentos esses, sempre ligados à existência de um Portal misterioso.

Apesar de conter passagens de assassinatos, ameaças, traições e etc., o livro não tem nada de sombrio. A forma como a autora descorreu a narrativa tornou, à minha vista, tudo muito leve. Em momento nenhum realmente temi pelos personagens do livro. Faltou um pouco mais de mistério e obscuridade na trama, na minha opinião, porém isso também pode ser pelo fato de eu gostar mais de thrillers mais pesados com serial killers à solta. Mesmo com essa "leveza" a história me prendeu. Queria saber o que era o tal do Portal e receber as respostas dos mistérios envolvendo a personagem principal.

Contudo, tenho que confessar que o final me decepcionou um pouco. A autora dá respostas ao leitor e não deixa nenhuma ponta aberta. Mas foi exatamente essa falta de um gancho que me intrigou: o que ela vai escrever na continuação? Tudo bem revelar ao leitor quem estava por trás de toda a trama, mas revelar isso também aos personagens não foi a melhor ideia. Achei que faltou uma melhor elaboração dos mistérios e estruturação do enredo em si. Entretato a ideia do enredo da Eliane foi muito boa e me fez persistir até o parágrafo final do livro. Quem curte um romance com pitadinhas de mistérios e suspense com certeza vai gostar muito de "O Portal"!

Tarsila 11/01/2012

Eletrizante!
Elizabeth McWood, 19 anos, deixa Nova York e vem morar no Rio de Janeiro, para onde o pai foi transferido e, mesmo aguardando aventuras, não pode imaginar por quantas emoções passará.
No seu primeiro dia de aula na PUC, onde cursará história, Lizzie, como Elizabeth costuma ser chamada, acorda com dor de cabeça e sem se lembrar do que aconteceu na noite passada.
Sentindo-se perdida na faculdade, pede orientações à bibliotecária Flávia, primeira pessoa com quem tem contato por lá. Lizzie, por causa de manchas de sangue, descobre três símbolos marcados em suas costas. A procura de respostas para o que seriam eles, quem e por que teria feito aquilo, além de que o que aconteceu naquela noite com o italiano Marcello, guiam Lizzie, que conta com Flávia e Leonardo, um estudante de Medicina, num mistério que não se sabe até onde levará.
Mais e mais perguntas surgem na busca por respostas e Lizzie não sabe se todos os acontecimentos têm relação um com o outro. Steve, seu namorado cheio de teorias malucas que ela nunca entendeu, talvez não esteja mesmo em Boston, como acredita sua mãe. Endereços, fotos, chaves e cógidos se misturam ao enigma e todos podem estar correndo perigo...
No meio de tudo isso Lizzie ainda se vê confusa com os seus sentimentos. Steve realmente tocou seu coração, mas Leonardo a apoia sempre e a companhia do charmoso Marcello é muito agradável...
No livro ficamos conhecendo histórias de alguns personagens importantes no enredo e apreciei a forma como a autora colocou e ligou tudo isso.
O Portal é baseado em lendas que existem sobre a Pedra da Gávea, que eu desconhecia e por isso a história para mim foi ainda mais surpreendente.
O livro conseguiu me prender no desenrolar do mistério, deixando-me ansiosa, além de em tantos momentos fazer-me rir ou suspirar...
Não está claro quanto tempo Lizzie teve para aprender português, mas tive a impressão de que foi pouco para um complexo idioma. Tudo bem que ela estudou intensamente e se esforçou, mas gostaria de vê-la errando algumas palavras...
A capa é linda, a revisão foi boa e tem uma borboleta fofa no começo dos capítulos, que, sim, tem a ver com a história.
Curiosidade: Além de a protagonista se chamar Elizabeth e ser apelidada de Lizzie, encontrei um acontecimento que me lembrou bastante Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, mas não foi proposital, segundo a autora.
O Portal é, enfim, um livro eletrizante, que me conquistou e recomendo! A história ainda terá uma continuação "cheia de surpresas".

Renata 31/07/2011

Confesso que so peguei esse livro por curiosidade, e por que conheci a autora Eliane Raye e não me arrependo.
A historia tem romance e misterio na medida certa, durante a leitura fiquei intrigada algumas, não entendia por que a Elizabeth não se lembrava, mas a memoria prega peças e as lembranças vem no tempo certo.
Em quem Elizabeth poderia confiar, nem ela mesmo sabia... bem vou terminar de ler e torcer para que o proximo livro seja lançado em breve, ja estou ansiosa.

Euflauzino 24/06/2011

Mistérios que envolvem o amor

Conheci virtualmente Eliane Raye antes mesmo de conhecer seu rebento. Confesso que já me senti impulsionado à leitura do livro antes mesmo de lhe ter nas mãos. Talvez tenha sido a simpatia da autora ou uma certa sintonia, sei lá.

Ao adquirir o livro algo me chamou a atenção: o caprichoso trabalho da capa e a cuidadosa editoração, que deixa muitas gigantes no chinelo.

Comecei a leitura e não me decepcionei em nenhum momento. Uma peninha o livro ter apenas 202 páginas. Eu queria mais, muito mais. Docemente Eliane nos conduz pelas mãos, ora pelo romance, ora pela FC, tudo na dose certa, tudo sob controle. Sua visão é sempre coerente e a descoberta de um mundo exterior (o portal) e de um mundo interior da protagonista Lizzie (o amor) permeia e dá o tom de toda a narrativa. Os ganchos sempre prudentes e de forma nenhuma abusivos faz a gente nunca querer parar a leitura.

“O portal” é cheio de mistérios, desses que fez a fama de Dan Brown, o quebra-cabeças vai sendo montado e muitas vezes desmontado, deixando a gente sem fôlego. São símbolos gravados na pele, nas pedras e até viagem no tempo. Além disso a paixão toma conta da protagonista, que não se sente em condições de escolher entre dois e até três amores.

A renovação de nossa literatura está bem servida e a maneira quase videoclipeana do enredo faz deste livro uma leitura moderna, saborosa, romântica e ao mesmo tempo vibrante.

Eli 23/04/2011

Se eu pudesse voltar no tempo, o que eu mudaria?
Quem nunca fez essa pergunta a si mesmo, provavelemente não vive nesse planeta. Só de imaginar essa possibilidade remota, já faço uma lista de tudo aquilo que faria diferente. Nossa... Bem, sabemos que essa possibilidade não existe, e temos que encarar nossos erros e acertos a partir dessa premissa (ou não, como diria Caetano). O livro da Eliane Raye não trata apenas desse tema, apesar dele ser o mote que nos leva a tantos outros. Fala de família, amor, encontros, desencontros, tudo num ritmo ágil e inteligente, te levando a uma corrida meio louca pelo portal do título. Se me perguntassem qual peersonagem mais gostei no livro, diria Raquel (não posso adiantar nada, por que não gosto de fazer resenhas com Spoleir). Se fosse a alguns anos atrás, estaria tacando pedras imaginárias na coitada. Mas como a gente evolui em tudo na vida, acho que evoluímos também nas escolhas literárias. Raquel nos é apresentada como uma pessoa imperfeita, que comete erros. Quem não os faz? Para nós, espectadores dessa estória, é muito fácil julgá-la. Aliás, nós fazemos isso todos os dias, como amigos, familiares, vizinhos, artistas... Gostei da personagem justamente pelas suas imperfeições. O mistério do Portal nos é revelado bem no finalzinho (óbvio), e tudo ss encaixa, apesar de eu achar a amiga do Steve meio pirada... Meio não, completamente pirada (leiam que vocês vão entender porque).
Para as românticas de plantão, temos um casal mais do que fofo nesse romance. Ou seja, o livro de estréia da Raye tem tudo aquilo que gostamos num bom livro. Basta você ter coragem e conferir.

P.S.: Para as fás de Jane Austen, a nossa protagonista de chama Elizabeth Bennet MacWood. Agora é ler e descobrir quem é o seu Darcy.