Demian Hermann Hesse

Resenhas - Demian

Princesa_enrolada 19/10/2023

Muito hype pra pouco conteúdo
Lembro de ter visto em muitos lugares coisas extraordinárias sobre esse livro e de começar a leitura com uma baita expectativa. Pois bem, com grandes expectativas, vem grandes decepções. Não posso dizer que odiei, mas posso dizer que achei um livro ruim. Tem algumas boas passagens, algumas boas lições de vida, mas nada demais comparado com o restante que é bem superficial e um tanto quanto chato. Não recomendo, só não desisti no meio porque sou teimosa, mas deveria ter largado pra lá. O final é ainda pior que o livro em si.

Ana 18/10/2023

Para haver mudanças dentro de nós, temos que destruir nosso mundo antigo, para que venha um novo mundo, talvez não tão belo, mas absurdamente real.

Fabiana.Ribeiro 17/10/2023

Impactada
Demian é um livro complexo e cheio de metáforas mas que me envolveu de uma forma surreal.
Me identifiquei muito com o Sinclaire, com a angústia vivida, o desejo de pertencimento, com o privilégio de crescer em um lar seguro e amoroso mas também vivenciar o conhecimento do lado obscuro e o sofrimento causado na percepção dos mundos totalmente distintos.
Grifei muitas frases, levei muitos puxões de orelha e o mais especial é a forma como o livro me foi indicado.

Deixo aqui registrado uma frase que li, reli e meditei:

? O amor não deve pedir, tampouco exigir. Há de ter a força de chegar em si mesmo a certeza e então passa a atrair em vez de ser atraído?

Akira 15/10/2023

Magnífico
Herman Hesse sempre me chamou a atenção, sempre ouvi muito bem dele e decidi justamente começar pelo seu livro de estréia. Demian é um livro complicado, com tantas reflexões e metáforas, mas conforme você vai lendo e se conectando com os personagens, mais interessante o livro se torna. Um livro que mostra o talento que Herman tinha para escrita e com toda certeza uma das leituras mais prazerosas que ja realizei.

henriqueboaventura 07/10/2023

As vésperas da eclosão da Primeira Guerra Mundial, Sinclair é um jovem que não se adequa a realidade que vive, por mais que tente se inteirar, sua visão de mundo é diferente e ao encontrar Demian, em um momento de ruptura na sua infância (perda da inocência) o jovem vê nele um guia, um conselheiro, quase um irmão perdido que entremeia a história conforme os anos vão passando. Com uma temática beirando a religiosidade e os questionamentos da época (Deus é somente bom? Nós como seres humanos estamos desempenhando algo útil na sociedade?) acompanhamos alguns anos na vida de Sinclair e é quase impossível não sentir o que ele estava sentindo a cada questionamento, dor e redenção.

iihxing 05/10/2023

Demian
Reler esse livro me trouxe muitas memórias da primeira leitura que eu nem me lembrava.

Sinto que o que me encantava no livro anteriormente já não me encanta mais e hoje, o que me encanta diz muito mais sobre quem eu quero ser e não sobre quem sou.

Eu percebo que minha vontade de ler o livro é ENORME logo no início e no meio, porém o final me desagrada um pouco, por não conseguir me identificar com nada daquilo.

No caso só entendi o final lendo o posfácio, o que eu acho meio insuportável k

O livro continua sendo ótimo, mas não sei se continua nos meus favoritos justamente pelo final não me prender nem um pouco

Milla 03/10/2023

Demian
O que falar sobre esse livro sem me perder em tantas emoções?
Um dos livros mais difíceis entretanto mais enriquecedores que já li, um livro que me fez refletir, mudar, gosto dele pelas suas frases que te pegam de jeito, não sei como explicar, são personagens complexos, difíceis que te prendem.
Eu realmente não tenho palavras para este livro, só leiam e sintam!

Ana mart 22/09/2023

Provavelmente terei que reler
Para mim, o livro faz uma ótima abordagem sobre o amadurecimento e encontro pessoal.

É genioso como cada personagem carrega um simbolismo sobre determinadas fases da vida, o amigo que apresenta o mundo exterior, a segurança do lar e da família, Demian (que seria o mediador entre os dois mundos) e muitos outros.

Porém, sinto que para realmente absorver o livro eu deva lê-lo outra vez.

Alguns conceitos abordados e reflexões que surgiram através da leitura não ficaram tão claros para mim e me impossibilitaram de aproveitar e entender 100% do que o livro pretende dizer.

thamyres 20/09/2023

Não sei por onde começar, talvez seja por dentro de mim mesma? descobri que existem pessoas que possuem a marca de caim e cultuam o deus abraxas. onde vocês estão? me ensinem, eu quero um guia para o conhecimento adormecido em mim.

sinclair (sin = pecado; clair = claridade), quando ainda possui a inocência de criança, acredita que a dicotomia bem x mal rodeia tudo que existe, principalmente as relações humanas e sociais, até que ele entende que esse dois lados se entrelaçam dentro de todos nós. por um grande período ele se sente perdido, em agonia por algo que não entende.
já demian é um personagem misterioso, ele parece ser uma mistura de polos opostos: o divino e o demoníaco, o belo e o feio, o jovem e o velho e, ao contrário de sinclair, parece ser uma figura mais segura de si mesmo.
por isso, uma coisa que me decepcionou por não ter acontecido no livro é que a ligação que o sinclair tem com o demian podia ter se desenvolvido de uma forma muito mais profunda que a de apenas dois amigos, pra mim eles eram como almas gêmeas, suas marcas se completavam.
mas fora esse detalhe que pode ser ignorado, todo o resto foi magnífico, eu me senti lendo um texto antigo sobre auto conhecimento e exoterismo, deuses e círculos religiosos, natureza e política.
no fim, eu acho que entendi um pouco sobre mim.

Fran 19/09/2023

Ótimas reflexões para um tempo de esvaziamento de sentido
Encontrei nesse romance, quando li pela primeira vez em 2019, o gênero que realmente gosto de ler. Leitura que confunde os sentimentos e anseios dos personagens com os meus.

A todo momento o texto quer levar o leitor para um encontro com alguém, consigo mesmo! Para o autor, me parece que essa é a nossa maior missão e destino, encontrar a si mesmo.

?Todavia, só me interessam os passos que tive de dar na vida para chegar a mim mesmo.?

Tenho consciência que esse caminho é o mais difícil, pois somos criados em uma cultura que apresenta opções cômodas, e o autoconhecimento não é a opção mais confortável.

Vale a leitura, vale uma releitura e, com certeza, valerá sempre voltar a trajetória de Sinclair e sentir que todos temos potencial para evoluir além dos padrões vazios colocados à disposição.

Eduarda Veloso 19/09/2023

Mais um favorito
"Foi a primeira falha que percebi na perfeição de meu pai, a primeira rachadura nos fundamentos sobre os quais descansara a minha infância e que o homem tem que destruir para poder chegar a si mesmo."
Poucos foram os livros que li que retratam tão bem questões tão humanas como a identificação, a ambiguidade dos afetos, a completude. Essa história, escrita por um ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em 1919, vai nos contar a história de Sinclair, uma criança que se torna jovem, que se torna homem e que encontra em Max Demian tudo aquilo que todos nós um dia iremos encontrar.
Se você quer ler sobre o desenvolvimento psicossocial, política, religião, amizade, relações familiares e psicanálise, esse livro é pra você.

Lara 18/09/2023

Esse livro é ao mesmo tempo acolhedor e perturbador, há tempos Herman Jesse estava na minha lista e surpreendeu.

allanzanetti 17/09/2023

Um nome que ficará na memória
O personagem Demian centraliza a história e proporciona uma viagem interior ao narrador, bem como ao leitor. Culto e profundo, ele serve como exemplo e anuncia a possibilidade de uma vida diferente. É uma graça conhecer alguém que pensa de forma independente e tem coragem para expressar os seus ideais. O único defeito deste livro é que ele termina.

skuser02844 17/09/2023

Quem quiser nascer tem que destruir um mundo
é incrível como o herman hesse nos guia em conjunto com o sinclair, em direção ao amadurecimento e ao processo de individuação do personagem e, ao mesmo tempo, em direção aos nossos próprios processos. de viver de acordo e ser fiel a nós mesmos e ao nosso destino. de romper a casca do ovo.

4,6 ?

Bia 16/09/2023

A marca de Caim
Se dissesse que a leitura não me deixou curiosa, estaria mentindo. O fato de ser narrado pela primeira pessoal do singular permitiu uma maior aproximação e curiosidade com o desenrolar da história. No entanto, a nota foi tal, pois apesar de achar interessante a busca da sonhada figura em que ele almejava ter tido aquele fim (evitando spoiler) ao mesmo tempo que foi sagaz, foi também uma quebra de expectativa.
Porém, posso dizer que o último capítulo realmente foi cativante, principalmente com o último diálogo que sucedeu até o fim. Para aqueles buscando levantar questionamentos e reflexões sobre a vida, de fato é uma leitura interessante.