eduardoin 16/07/2017
A obra que conceituou o Design Thinking continua atual.
Há 8 anos o livro "Change by Design" de Tim Brown, CEO da IDEO, popularizou o termo e o conceito Design Thinking, que defende o uso do modo de pensar dos designers para as empresas de forma geral. Através de uma visão centrada no usuário final e em seus verdadeiros problemas, as empresas podem atingir de maneira mais eficaz a inovação.
Muita coisa mudou nos últimos 8 anos. Porém, o Design Thinking tem se mostrado muito relevante nas grandes mudanças construídas durante este período. Embora muitos dos exemplos apresentados já foram suplantados mercadologicamente, eles ainda ilustram bem como a busca por soluções centradas nas pessoas fizeram a diferença. Fica fácil também relacionar o Design Thinking com muitos dos grandes cases atuais, exemplos de inovação presentes em nosso dia a dia.
O livro fecha com uma mensagem muito assertiva. Não somente os métodos de Design Thinking permitem alcançar a inovação, mas suas aplicações funcionam também para a definição das empresas e dos próprios profissionais, sejam eles designers ou não. Outro ponto bastante importante é a clara distinção do olhar em prol do ser humano com iniciativas humanitárias. Embora o Design Thinking funcionem para ações de causas sociais, o autor mostra que existem inúmeras oportunidades onde pode haver total alinhamento entre melhorias sociais e lucro.
O livro de Tim Brown mantém-se atual e necessário, pois traz a visão prática de como entrar em contato com os usuários, trabalhar com empatia, prototipar e buscar as perguntas certas são a forma mais simples de atingir a inovação. Criar soluções usando as velhas regras só facilitam o trabalho de cópia de seus concorrentes mais fracos. Focar seus esforços em seus usuários permite enxergar o que ninguém viu e entregar valor ainda não atingido, não medido, não precificado. Permite mudar o mundo através do Design.