Change by Design

Change by Design Tim Brown

Resenhas - Change by Design

Maiara 11/01/2023

Great
This book is great to when one not know what design thinking is. It has a lot of examples of the author and it's company. And those examples help us understand what would be the desing thinking. The only thing is that it is more "CEO point of view", or at least a manager's point of view. So you can't actually apply it to your own personal life like the SCRUM method. But, in general, it was helpful.

eduardoin 16/07/2017

A obra que conceituou o Design Thinking continua atual.
Há 8 anos o livro "Change by Design" de Tim Brown, CEO da IDEO, popularizou o termo e o conceito Design Thinking, que defende o uso do modo de pensar dos designers para as empresas de forma geral. Através de uma visão centrada no usuário final e em seus verdadeiros problemas, as empresas podem atingir de maneira mais eficaz a inovação.

Muita coisa mudou nos últimos 8 anos. Porém, o Design Thinking tem se mostrado muito relevante nas grandes mudanças construídas durante este período. Embora muitos dos exemplos apresentados já foram suplantados mercadologicamente, eles ainda ilustram bem como a busca por soluções centradas nas pessoas fizeram a diferença. Fica fácil também relacionar o Design Thinking com muitos dos grandes cases atuais, exemplos de inovação presentes em nosso dia a dia.

O livro fecha com uma mensagem muito assertiva. Não somente os métodos de Design Thinking permitem alcançar a inovação, mas suas aplicações funcionam também para a definição das empresas e dos próprios profissionais, sejam eles designers ou não. Outro ponto bastante importante é a clara distinção do olhar em prol do ser humano com iniciativas humanitárias. Embora o Design Thinking funcionem para ações de causas sociais, o autor mostra que existem inúmeras oportunidades onde pode haver total alinhamento entre melhorias sociais e lucro.

O livro de Tim Brown mantém-se atual e necessário, pois traz a visão prática de como entrar em contato com os usuários, trabalhar com empatia, prototipar e buscar as perguntas certas são a forma mais simples de atingir a inovação. Criar soluções usando as velhas regras só facilitam o trabalho de cópia de seus concorrentes mais fracos. Focar seus esforços em seus usuários permite enxergar o que ninguém viu e entregar valor ainda não atingido, não medido, não precificado. Permite mudar o mundo através do Design.

Diego 04/09/2016

Design thinking puro e simples
No livro, Tim Brown caminha pelas etapas do design thinking, dando exemplos práticos de cada etapa. Como um dos participantes fundadores da IDEO, ele também conta fatos dos bastidores do nascimento e do aprimoramento da metodologia do design thinking. Recomendo muito o livro, especialmente pra quem está começando a conhecer e aplicar.

bodan 05/10/2011

Bons cases
O livreo é muito bom. Traz conceitos interessantes da metodologia da Ideo e cases bem construídos. Só achei que a partir da metade do livro ele começa a repetir os conceitos.

Vale a leitura.