A Alma do Lázaro

A Alma do Lázaro José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - A alma do Lázaro

mhsmaran 01/05/2024

Triste história de Lázaro e ao mesmo tempo achei ele um pouco stalker com a Úrsula. Escrita muito boa!

Ctalencar 24/04/2024

Tristeza do começo ao fim
Uma leitura bem densa, apesar do livro ser bem curto sua linguagem rebuscada é de difícil entendimento. É dividido em duas partes, uma com o ponto de vista de um estudante que está visitando a cidade e tenta investigar os mistérios que possuí nela, assim se deparando com um pescador que lhe conta uma história de quando era pequeno que acabou encontrando um misterioso morador que possuía "lepra" e assim formando uma amizade apesar de todo o preconceito, a outra parte são cartas com o ponto de vista deste morador e de seus infortúnios por possuir a doença até o fim da sua vida.
Citação: "Graças, meu Deus! Este fogo me redimirá da maldição que pesa sobre mim, e purificará meu ser. Assim ao menos poderão minhas cinzas se unirem com as de Úrsula! Bem-vindas, chamas amigas! Aqui estamos; cingi-nos, abraçai-nos, para que em vosso seio fecundo, celebremos as núpcias da eternidade."

Siqueira 11/09/2023

Um conto muito bom, um drama, vocabulário difícil, mas a história é bem contada e com algumas surpresas

Clio0 03/01/2023

Essa me foi uma leitura particularmente dolorosa por tratar de um tema pessoal: a sociedade e a leprosia. Meu avô foi uma das últimas pessoas portadoras de hanseníase a ser transmudado para uma cidade de leprosos no Brasil. A maioria das pessoas, hoje em dia, só conhece a hanseníase por filmes medievais, mas o tratamento só chegou ao Brasil em 1976.

A Alma do Lázaro, logicamente, retrata um período anterior, embora o autor tenha feito questão de não fornecer pormenores. Não há o nome do personagem, sua localidade ou data. Contudo, Alencar não estava focado em mostrar a segregação como corriqueira, seu foco era mais intimista.

Dividido em duas partes, primeiramente temos a justificativa para a produção de tal livro. Uma espécie de auto-inserção para a apresentação da segunda parte, onde somos expostos para o que seria o diário do "Lázaro".

São algumas páginas descrevendo as dores - mais emocionais que físicas - e os desejos de alguém que não apenas é repudiado pelos demais, é também a revelação de que o decaimento físico não impede a vontade por uma vida normal, por detalhes que passam ao largo dos "sãos". Ele almeja companheirismo, se emociona com a beleza, oferece ajuda mesmo sabendo ser ignorado. É triste.

Recomendo.

Rafaella 29/09/2022

Uma história sobre preconceito
Um livro curto, rápido e de uma mensagem bem interessante.
Sobre uma sociedade preconceituosa, mostra a história de um leproso.

Adri Crivelaro 08/02/2022

Livro curtinho, mas com tema pesado. É angustiante ler o que o narrador do diário sofre por causa do preconceito com a doença. Apesar da linguagem da época, a leitura flui.

Isis.Amorim 10/08/2018

Um título pouco conhecido de Alencar, porém adorável
José de Alencar, que é um dos maiores autores brasileiros, compartilha conosco neste livro um enredo envolto de tragicidade, pessimismo e preconceito.
A vida de um homem com lepra é esmiuçada e emociona quem lê, porque é possível sentir suas angústias e provar um pouco de seu martírio.
A trama é marcada por uma linguagem rebuscada(principalmente no início), por isso, requer um pouco mais de atenção por parte de quem lê. Recomendo veementemente que o leitor insista e prossiga, porquanto é uma leitura de beleza ímpar, a qual nos envolve gradativamente.

Elineuza.Crescencio 05/01/2016

Encontro de gerações
Linguagem rebuscada confesso. Escrito em 1872, não podia ser diferente.
Jovem apreciando a paisagem dentro de um convento se encontra com velho pescador e ao tentar abrigo fugindo de uma tempestade em noite escura, conversam sobre as histórias vividas. Um romance cheio de amor, rejeição, suspense e muito mais. Gostei muito

site: peguei o e-book em: http://www.dominiopublico.gov.br

Rafaela 27/09/2014

Tocante
Em uma sociedade profundamente hierarquizada, onde os preconceitos de raça, gênero e classe social são os pilares da organização social, Alencar traz à tona o drama de um leproso. Convertido em um pária social, estigmatizado e humilhado, o protagonista relata o seu cotidiano de provações e abandono. O melhor livro que li desse autor!

Inlectus 01/04/2012

Uma boa leitura.

Literatura bela, que nos leva a questionar.