A Besta

A Besta Peter Benchley

Resenhas - A Besta

Ricardo256 31/03/2024

Suspense de sessão da tarde
Antes de falar sobre, preciso confessar que curti muito ler o livro. Fui bem às cegas na leitura desse livro. Nunca tinha ouvido falar do autor e foi um grande achado. O livro parece um roteiro de filme de suspense/terror da sessão da tarde. A história se passa no oceano atlântico, mais precisamente na região das Bermudas. Uma lula gigante tem atacado e matado algumas pessoas. Aí começa um auê em torno do animal. Confesso que torci para a lula durante o livro. Rsrs. O final achei emocionante. Gostei muito de ler o livro.

JP_Felix 24/04/2023

Bom livro
Bom livro, boa história, e certamente uma narrativa bem cativante. Envelheceu muito bem, e a trama se desenvolve mostrando o lado cru da história e o lado científico/biológico de uma maneira muito bem amarrada.

Particularmente não sou fã de criticas sociais e mensagens ambientalistas, isso costuma me tirar da história, mas não fiquei incomodado aqui porque faz parte da trama de uma maneira lógica e suave. Não ha gritos de protesto o tempo todo, apenas personagens e a narrativa descrevendo a situação, e a mensagem não come a história, mas acrescenta algo a ela.

A criatura é descrita como um animal real, monstruoso, abominável, o que hoje sabemos que é um exagero, com metade do tamanho descrito e claramente não ataca navios e os afunda. Acho estranho esse ponto quando o autor meio que se arrependeu de ter escrito tubarão, como se ele fosse um monstro, o que fez as pessoas o verem assim até hoje e até justificarem às caçadas marítimas a tais animais. É bem claro isso quando este livro fala com todas as letras o impacto que temos na fauna marinha, e o final demonstra bem o resultado. Ainda assim, cá estamos novamente, com um animal real monstruoso que é dito como uma máquina incessante de matar.

Não é algo que incomoda de verdade, principalmente porque na época em que o livro foi escrito, nunca se tenha visto um desses animais vivo ou um cadáver em boas condições, já quem as proporções são muito maiores do que p animal real, mas ainda assim é interessante ver como funciona a ideia que se tinha sobre ele.

É uma boa leitura, empolgante em muitos momentos, mas cadenciada em prol de sua construção. Sinceramente, é uma pena que não tenha feito sucesso como tubarão fez, mas é uma lástima dupla porque ambos os livros são pouco lembrados no geral.

Jéssica 12/07/2021

MEUS AMIGOS, QUE OBRA DE ARTE!!!
Sem a menor dúvida, "A besta" é a melhor história de animal assassino que eu já li/vi!!! Sou completamente viciada no gênero e assisto todos os filmes que encontro e apesar de gostar demais de alguns (Tubarão, por exemplo) sempre tem uma coisa em específico que me irrita (não vou contar o que é aqui porque vai ser spoiler), mas esse livro acertou em cheio! Em cheio!!!!! A história é tensa demais e é quase impossível parar de ler, eu roí todas as minhas unhas lendo e meu coração já tá acelerando de novo só em escrever essa resenha!! O Peter Benchley entregou absolutamente tudo!!!
Levi.Rodrigues 08/01/2023minha estante
Você que é uma obra de arte.

z..... 02/06/2021

A julgar pelos "diabos vermelhos", temidos em seu metro e meio como máquinas de matar, a lula descrita no romance é um dos seres mais terríveis da criptozoologia, com 12 toneladas em 30 metros de terror patrulhando incansavelmente os mares numa fome insaciável.
O autor fez pesquisa detalhada, tal qual em "Tubarão", obviamente com boa dose de sensacionalismo, trazendo das profundezas abissais uma besta em leitura que instiga a curiosidade e a imaginação. No contexto de publicação acredito que isso foi bastante notório por não existirem ainda registros fotográficos ou em vídeo de qualquer espécime vivo das lulas gigantes (como facilmente encontramos hoje na net) despertando o imaginário. Havia também despertar para as ciências ambientais e nisso a obra tem justificativa interessante.

Basicamente o que vai se desenrolando intercala o cotidiano de empreitadas no oceano com surpresa de tom apocalíptico no encontro com o monstro. Gostei principalmente do duelo da mãe e filhote cachalote com a besta...
É interessante e curti a leitura, o que busco nesses dias de pandemia... Quando será que vão sair obras nesse contexto também... Espera para ver a enxurrada daqui a um tempo...
Só acompanhando em Macapá...

Delano Delfino 05/12/2020

"A coisa pairava na água escura, à espreita. Não era peixe, não tinha vesícula natatória para boiar, mas devido à constituição química especial da sua carne, não despencava no abismo.
Não era um mamífero, não respirava ar, portanto não sentia nenhum impulso para subir à tona.
A coisa pairava.
Não dormia, pois não sabia o que era dormir, o sono não fazia parte dos seus ritmos naturais. Descansava, alimentando-se com oxigênio absorvido da água, que era bombeada através das cavernas do corpo em forma de bala."
Mais um livro impressionante de Peter Benchley. O primeiro que eu li foi TUBARÃO, seus livros são impressionantes e tensos. O autor sabe como ninguém criar o clima de tensão de desespero o que nos faz não querer largar o livro até que a trama se desvende. Ansioso para ler todos os outros livros do autor.

Eduar 21/07/2020

Excepcional
Uma aventura com tema marítimo de excelente bom gosto. Devorei a história. O final, muito justo. Para quem tem afinidade com o tema, sem dúvidas irá se satisfazer.

Evandro Fogaça 31/07/2019

A Besta
Ótimo suspense, muito bom, apesar de lento em algumas partes.