Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

Gabriela - @livrosdegab 27/09/2022

Zafón morreu aos 55 anos no dia 19 de junho de 2020 e a única coisa que podemos fazer é chorar! 😭😭😭
Na verdade, podemos também ler os livros dele que ainda não lemos! E foi o caso de Marina.
Descobri Zafón em outubro do ano passado, graças a @carolbardi_ ❤️, e depois de ler A Sombra do Vento eu me perguntei como a existência desses livros passou despercebida na minha vida por tantos anos!!!
Emendei os 4 livros da série “O Cemitério dos Livros Esquecidos” e ele se tornou facilmente um dos meus autores favoritos.
A escrita dele é maravilhosa, a descrição dos personagens e cenários... Pesquisei tantos lugares de Barcelona no Google Maps que ela virou um novo destino desejado! Enfim, indico pra sempre agora!
Marina foi publicado em 1999, antes dessa série, e o publico alvo era juvenil. Não dá pra ler sem considerar esse fato!
O livro tem 192 páginas e a sensação que fica quando termina é que ele foi acelerado, resumido, e eu atribuí isso ao fato de que adolescentes “padrão” fogem de calhamaços! Hahahahhaha
No mais, acho que é um livro que cumpre seu papel. História envolvente, cheia de mistérios, leitura fluida, fatos bem encaixados e um gostinho de “quero mais” da escrita de Zafón.
Agora falta a trilogia da névoa que talvez eu leia em doses homeopáticas pra não acabar tão rápido!

Bruna.Duailibe 23/09/2022

O território dos humanos é a vida, a morte não nos pertence
Quem já teve a oportunidade de ler o livro de Carlos Ruiz Zafón, sabe: nenhum autor se compara a poética da sua escrita. Encontre qualquer cenário e Zafón consegue torná-lo poético, assustador e belo.

No livro "Marina" somos levados para as ruas de Barcelona para descobrir mistérios escondidos (como já é comum nos seus livros) e envolver-nos com os protagonistas. É uma história dentro de uma história: passado e presente. Dois núcleos se apresentam de quase forma entrelaçada e somos convidados a descobrir as diversas nuances do mistério e da vida real. Entre a trama desenvolvida, uma crítica ao mundo real necessária: até onde os avanços da ciência e a suposta melhoria de vida é benefício para a humanidade? Qual é o limite entre o egoísmo e o desejo de ajudar o outro? Quem perto de nós precisa de ajuda?

A referência a Mary Shelley no nome de uma das personagens tenho certeza que não foi por acaso.

"A vida concede a cada um de nós apenas raros momentos de pura felicidade. Às vezes são apenas dias ou semanas. Às vezes anos. A lembrança desses momentos nos acompanha para sempre e se transforma num país de memória ao qual tentamos regressar pelo resto de nossas vidas sem conseguir"

Jooy 21/09/2022

Sem palavras e com muitas coisas pra dizer. Assim me sinto depois de terminar esse livro.
Maravilhoso. Sem dúvida um dos melhores presentes que já ganhei e um dos melhores livros que já li. Em tempo recorde, diga-se de passagem, já que o recebi ontem e, contrariando todas as minhas tentativas de seguir minhas metas, passei-o na frente, o devorando em horas.
Aliás, se soubesse o quanto esse livro é bom, eu teria lido há séculos. Na verdade, eu soube, mas por outros. Agora posso confirmar de maneira enfática. E ainda tenho que confessar que, sim, eu já julguei os livros do Záfon pela capa. Fato do qual me arrependo imensamente.
Tenho que dizer ainda, que esse livro me prendeu completamente. O autor consegue evocar toda uma sorte de sentimentos de angústia, apreensão, medo, esperança, euforia... sem precisar enrolar, exagerar descrições e outras coisas semelhantes. Sua escrita é simples, mas é totalmente capaz de nos fazer entrar na história e nos tocar. É o tipo de livro que te deixa extasiado e feliz por lê-lo. Talvez eu esteja exagerando aos olhos de alguém, mas de fato foi o que essa história provocou em mim. Não o esquecerei tão cedo e, agora, ele tem um lugarzinho muito especial em meu coração. Obrigada, Záfon. E, obrigada, Myz

Julianna.Ortiz 19/09/2022

Zafón é genial, não existe outro adjetivo para descrever esse autor. Ele consegue ambientar o leitor na história. Lendo Marina a gente se sente em Barcelona e no meio dos casarões antigos e sombrios que se passam na história. O enredo te envolve tanto que a gente se sente íntimo das personagens , como se fizéssemos partes do que está acontecendo. A história contém elementos sombrios e é como se todos os dias fossem cinzas. Nota: 5/5.

Rodrigo.Artioli 10/09/2022

Mais uma boa história de Zafón...
Com sua maneira doce e dramática, Zafón narra em meio a memórias uma bela história de suspense e amor. Curti muito Óscar e principalmente Marina, ambos com peculiaridades e sonhos diferentes. E com uma trama me deixou encantado como só Zafón sabe fazer....

Renata 02/09/2022

Esperava nada entregou tudo
Sinceramente eu estava com preguiça de ler Marina, minha irmã dizia que quando tinha minha idade leu e amou, mas eu tinha minhas dúvidas. Sim, eu estava completamente errada, o livro é ótimo! Te prende do começo ao fim, faz vc criar mil teorias para no final ter um plot muito louco. Única coisa que decepcionou foi a falta de desenvolvimento do JF... O que aconteceu gente?? Ansiosa para ler mais Carlos Ruiz Zafón.

Karolina 31/08/2022

Novo favorito
Com certeza um dos livros mais tristes do Zafon, cercado de histórias triste e um destino cruel, Marina não poupa o leitor de amar os personagens protagonistas e sentir todas as dores e alegrias com eles. O plot não era um segredo, dava para sentir chegando mas você vai se negando acreditar só pra não ter que lidar.
Mimi Macedo 31/08/2022minha estante
Saudade de Zafon ?

capitu 26/08/2022

Comecei esperando algo totalmente diferente e a leitura me surpreendeu em todos os sentidos, não tenho palavras para descrever como esse livro mexeu comigo, terminei totalmente abalada e chorando.
Com certeza é uma das melhores leituras que fiz esse ano.

MillenaS2 25/08/2022

"Temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma"..
Realmente não esperava muito desse livro, mas o desenvolvimento que ele apresenta é simplesmente fantástico.
Toda a história em si, prende muitoo e ainda mais os plot twist que ele vem trazendo ao longo de todo o livro fazendo você ficar cada vem mais ansiosa para terminar. Todas as referências e reflexões que ele trás são essenciais e extremamente lindas, e espero um dia poder conhecer a Barcelona que Carlos Ruiz nos mostra.

Menino Leitor 12/08/2022

Encantador...
Porque demorei tanto para ter meu contato com o Carlos Ruiz Zafon.
Pude viajar por Barcelona, me tornar amigo da Marina e Oscar.
Sofri e pude me aventurar e chorar horrores ...agora sofro da ressaca literária .
Manuel 13/08/2022minha estante
????

DANILÃO1505 14/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gabriel Guterres 15/08/2022minha estante
Nunca ouvi falar? É realmente bom?

Marco 22/08/2022minha estante
É um livro maravilhoso, como todas da obra do Zafón.

Gabriel Guterres 23/08/2022minha estante
Obrigado. Só espero que não seja terror. Não consigo ler esse gênero.

hillo_ 12/08/2022

Marina, você levou todas as respostas consigo.
Primeiramente eu PRECISO me redimir por ter demorado tanto (quase um mês inteiro!) para terminar de ler esta obra de arte. Meu ritmo de leitura caiu um pouco e as aulas voltaram, então eu acabei não dando a devida atenção que o livro merecia.

Mas se eu fosse ler esse livro novamente agora, eu teria o terminado em um dia.

Talvez nada seja perfeito nesse mundo, mas se alguma coisa chega perto de ser perfeito com certeza é Marina. É perfeito, e apenas isso. Lembro que quando peguei para ler eu não tinha nem uma mínima ideia do que se tratava esse livro. Mas seu eu algum dia criei alguma teoria acerca do que iria acontecer, com certeza nada chegou nem perto do que a história realmente é.

O enredo me surpreendeu muito, e a cada nova descoberta eu ficava cada vez mais maravilhada. E ao invés de criar um desenvolvimento encantador e toda a construção acabar ruindo, a história foi finalizada impecavelmente com uma agulha na cúpula da catedral.

?Marina? me fez sentir muitas coisas: felicidade, medo, aflição, surpresa, curiosidade... Tudo, menos decepção.

Um dos livros favoritos do ano, sem exceções. E um que eu recomendaria a todos.

Ratinha de Biblioteca 10/08/2022

Se você já leu a série Labirinto dos Espíritos...
... não irá se impressionar tanto com este livro. Mas, é Zafón, então, é uma linguagem poética, cheia de suspense, terrorzinho, ficção científica e romance - tudo num livro só!
Ah, e várias referências a grandes clássicos da literatura, como uma personagem que se chama María Shelley, outra com um rosto desfigurado - lembrando O Fantasma da Ópera, etc.
ViniBarcellos 25/08/2022minha estante
Não me atendeu para Mary Shelley. Vlw kkkkk

Roberto.Vasconcelos 10/08/2022

A gente só se lembra do que nunca aconteceu...
Minha primeira experiência com zafón e ele me surpreendeu, eu apreciei demais este livro. A escrita do zafón e tão maravilhosa que parecia que estava assistindo um filme de tão vívido que foram as descrições no livro. Uma história maravilhosa e tocante, vai ser difícil esquecer Oscár , Marina , germán e Kafka. Tanto os personagens quanto a própria Barcelona me encantaram, a parte do suspense foi muito bem retratada pois realmente fiquei tenso e nervoso nas partes mais tenebrosas da história. O suspense na história é claramente uma homenagem a Mary Shelley e seu Frankenstein , se não fosse alguns pontos forçados na história este livro seria 5 estrelas mas não achei verídico a forma como dois jovens se envolvem numa história tão tenebrosa e perigosa apenas por "curiosidade". A explicação dada pela mulher de véu não me convenceu..., Ela envolve o Oscar em algo perigoso só pra passar uma mensagem a um homem que ela despreza ... Será que uma carta anônima não serviria? Não teria outras formas sem envolver uma criança ? Tirando essas forçadas de situações o livro é encantador, e assustador e comovente e são tantas emoções que senti lendo que com certeza lerei mais coisas do zafón.

Fer 01/08/2022

Zafon sendo Zafon
Gosto muito de como esse autor escreve, a história se desenrola sem sabermos se é fantasia ou real. E eu admiro muito isso nele.
Fiquei um pouco triste com final, mas com o sentimento de que é a vida e seus mistérios

Vivi 31/07/2022

Belíssimo!
História muito bem desenvolvida e bonita, apesar de dolorida e triste. Sei lá, o jeito que o autor me deixa triste depois de ler o livro é diferente rs. Sigo apaixonada pela escrita do autor.