Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

Matheus.Correa 02/02/2024

O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes.
"A Barcelona da minha juventude não existe mais. Suas ruas e sua luz se foram para sempre e vivem apenas nas lembranças. Quinze anos depois, voltei à cidade e percorri os cenários que cheguei a acreditar que tinham sido varridos da minha memória. Fiquei sabendo que o casarão de Sarriá tinha sido demolido. As ruas que o cercavam fazem parte agora de uma rodovia pela qual, segundo dizem, corre o progresso. O velho cemitério continua lá, acho eu, perdido na névoa. Sentei naquele banco da praça que tantas vezes dividi com Marina. Reconheci ao longe a silhueta do meu antigo colégio, mas não me atrevi a me aproximar. Alguma coisa me dizia que, se o fizesse, minha juventude ia se evaporar para sempre. O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes."
Ao ler o relato de Oscar no epílogo de um livro tão impactando quanto é o de Marina, me deparo com o Matheus que aprendeu a amar Carlos Ruíz Zafon, o garoto que pegou o livro em 2012, e leu com uma fome voraz a Sombra do Vento e contemplou, pela primeira vez, o amor a literatura. O amor ao encadernado, as linhas que ao longo do tempo se tornam poros, pura vida. Marina resgatou isso e sou grato. Grato por Oscar ter entrado em um casarão e ter conhecido German e Marina, ter se maravilhado com o ar galã de um pai e o tom irônico de uma filha "com a pele de porcelana". Entrar nessa investigação sobre um ser que não quer que uma história seja investigada, e juntando cada fato e foto, tentar tirar os nossos jovens protagonistas de circulação, me fez ficar radiante.
Conversas profundas e habituais, tudo misturado, do jeito que deve ser. O autor brinca entre a realidade ferida de uma Barcelona com seus problemas reais e mistura com a fantasia, uma fantasia que dói, que lateja, mas que ensina sobre a dor do outro. E como dói a dor do outro.
Ler Marina é ter experiências, é voltar para casa, é se sentir aliviado pelas vitórias e não em frenesi. Ler Marina é ler a vida. Ler Marina é ler algo que vai te acompanhar para sempre, assim como todos os livros desse autor, a quem amo tanto.

Maria675 30/01/2024

O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma
Apodrece.

Achei a narrativa bastante legal e que faz a gente viajar e conseguir nitidamente imaginar as situações descritas de uma forma bastante clara. Porém, ao me ver, a parte principal do enredo ? que envolve os protagonistas ? foi algo que tornou-se bastaaaaaante massivo, mas que não deixou de ter um bom pretexto. Sempre curti histórias de pessoas malucas que gostam de desafiar e tentar ir contra as leis naturais da vida, a morte e a nossa natureza, como Dorian Gray, Médico e o monstro, Frankenstein etc. e esse livro deixou os supostos protagonistas de lado para contar a história do Mijail, que como esses que citei tem uma visão distorcida, mas ainda sim comovente eu diria, sobre a morte. Eu amo ler livros que abordem esse tema, como a morte, o fato de que você está morrendo, seu corpo a todo momento está morrendo pode ser interpretada de vários jeitos como uma alegria, por essa parte do ciclo ou como raiva e ódio. Toda essa narrativa envolvendo Mijail no livro foi a parte mais legal, mostra a diferença entre as visões de mundo entre ele e o protagonista (que quase chegou a fazer o mesmo que ele), mas o final não foi tão impactante pra mim, estava meio óbvio.

Steff 28/01/2024

Livro maçante.
Bom... A escrita do autor é muito boa, porém acredito ser muito prolixa fora que a editora ao qual eu comprei o livro fez uma péssima edição, a suma.

Passando para história, achei as personagens muito rasos, o Oscar, Marina e seu pai, achei eles uns personagens como fundo de pano para os acontecimentos.

Foram muitos personagens e enredos para um mistério muito tosco e sem sentimentos.

Todavia houve uma conclusão sem brechas.

É isso.

Leticia 27/01/2024

É impressionante que esse livro tenha tão poucas paginas. Depois de ler a Série do Cemitério dos Livros Esquecidos não deveria me surpreender, mesmo assim estou surpresa. 192 páginas de uma história detalhada com terror, fantasia, romance e aventura. Cheia de ternura e tristeza, essa historia vale a pena ser lida. Amei.

Esther.Prado 20/01/2024

Amei o jeito que Carlos Ruiz me cativou nessa história, em como ele juntou cada pedacinho e nada saiu do controle, Marina e Oscar foram amigos, namorados, aventureiros incríveis; German perdeu seus alicerces e tem que aprender a viver sozinho. Marina não merecia o fim que teve, mas ficou tudo amarrado e entedivel.

moni 17/01/2024

História linda com suspense fraco
Meu primeiro livro do Zafon e não sabia o que esperar; a história ao redor de Marina e Oscar achei incrível e me fazia querer continuar lendo, toda melancolia, aceitação da perda e amor era lindo, como nem tudo são flores o suspense achei bem fraco e não me cativou. O final foi bem previsível mas não de maneira ruim, se a história fosse dos dois estaria ótimo.

Carina28 14/01/2024

Primeira leitura do autor
Primeiro livro que leio de Zafón, e gostei bastante da escrita do autor.
Uma história que em algumas páginas bis fazem arrepiar,mas que traz uma mensagem de fidelidade, amizade, confiança e esperança

zamparo 11/01/2024

"O caminho do inferno está cheio de boas intenções"
Sinceramente, que livro espetacular! um livro de mistério que tem um plot que é de deixar o queixo no chão. os personagens sao tao marcantes, me apeguei muito a eles, principalmente pela Marina. que garota esperta. nao imaginava que este livro seria tao bom, um livro com começo, meio e fim. frases icônicas sao presentes também. Pessoalmente, eu adoraria ver um filme deste livro.

VerAnica.Cardoso 11/01/2024

Gostei demais do livro!! A história traz drama, romance, aventura e uma boa dose de melancolia e nostalgia! Tive a impressão que o tempo estava suspenso e tudo girava em torno de Marina e Oscar. Mais uma obra de Zafon que deixa aquele gostinho de quero mais!!!

Cristina117 10/01/2024

Simplesmente maravilhoso escrita do Zafón é espetacular amo seus livros.
História linda apaixonante.

aline221 10/01/2024

Um misto de emoções..
Adorei a forma como o autor juntou mistério e aventura nesse livro com sentimentos românticos em meio a tudo isso, confesso que em algumas partes me fizeram ter medo de verdade. e no final eu chorei muito, faz uns 15 minutos que concluí a leitura e passei esse tempo todo chorando tentando me acalmar!! um excelente livro e com certeza vou procurar outras obras desse autor.

mari.rsp 06/01/2024

SENSA!!!!!!
Sensacional a escrita, o desenvolvimento.
me apeguei aos personagens e chorei.
não sabia o que esperar do livro e foi ótima a experiência, primeiro contato que tive com o autor.

larahreads 31/12/2023

Marina
?Às vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar. A gente só se lembra do que nunca aconteceu.?

minha review:
Quando eu terminei de ler ?Marina? fiquei alguns minutos digerindo tudo que tinha acabado de ler, e imediatamente pensei ?é por livros assim que eu leio.?
Eu já imaginava que seria um suspense bom, mas foi para um rumo que eu definitivamente não esperava, e a forma que tudo se encaixa no final deixou a experiência muito mais incrível.
Nada que eu falasse poderia descrever o quão incrível foi ler esse livro.
Definitivamente você fica intrigado a descobrir o que realmente está acontecendo, mas tem como adivinhar.
Teve um momento que eu pensei ?acho que sei para que caminho a história vai? e no final senti como se o escritor tivesse batido na minha cara e dito ?me respeita, eu sou autor de verdade.?
A minha dica é: simplesmente leia e aproveite a genialidade que Zafón tinha em escrever.