Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Marcio 11/04/2023

Os Lusíadas
Releitura desse gigantesco clássico da literatura em língua portuguesa, mas agora em uma edição didática com riquíssimas notas para quase todos os versos do poema, textos de apoio, um "dicionário" de termos camonianos que engrandecem cada vez mais essa obra.

Drighi 06/12/2020

Recomendo a todos os amantes de Literatura Portuguesa e um livro indispensável aos estudantes de Letras. Camões reúne em Os Lusíadas três correntes distintas de ideias que se confluem e se combinam, eis-as: ideário nacional, um ideal religioso e um ideal humanístico.

Fernanda.Conceicaoda 05/06/2020

Epopeia Portuguesa
Epopeia portuguesa Neoclássica, que retrata a história lusitana, pela visão de Camões que além de grande poeta e escritor, foi também das armadas marinha de Portugal. Relato de suas viagens com Vasco da Gama, em uma visão poética de suas aventuras nas naus de Vasco da Gama.

Julio.Argibay 07/05/2019

Lusitanos
Os Lusíadas, de Luís de Camões

Esse livro é considerado um dos maiores clássicos da língua portuguesa. A estória é contada em forma de versos e relata os grandes feitos de Portugal, ou seja, a conquista de suas colônias além mar: Américas, África, Ásia e outros cantos remotos do novo mundo e dos velhos, também. No texto há diversas alusões as novas terras; aos povos dominados; a um espírito conquistador, mercantilista e destemido lusitano. Características estas que representaram a maior potência daquela época, um povo corajoso. Os versos remetem as grandes distâncias percorridas e aos obstáculos transpostos. Enaltecendo o espírito desbravador desse povo e dessa grande nação (percepção minha). Também há muitas alusões aos contos gregos, para dá essa conotação épica (penso eu) a essas navegações - os argonautas. Ademais, diversos povos são citados: históricos, concorrenciais, assimilados e conquistados. Evidenciando esse novo choque cultural, uma verdadeira ruptura com o mundo anterior. Há um deslumbramento com as novas terras desbravadas, pelos lusitanos. Sendo assim, é um daqueles livros que devem ser lidos, pois fazemos parte desse relato, dessa história comum, estávamos lá. Somos frutos dessas conquistas e elas transformaram nosso mundo e os destinos de todos nós, nos fundindo num povo, agora já diferente do anterior. É uma certidão de nascimento de uma nova nação (falando de nós, agora), de um filho já maduro, educado com outras bases e integrado agora a um passado e um futuro comum. Mesclado com uma cultura e um povo diferente, nos tornando únicos.

van 13/05/2012

A leitura de "Os Lusíadas" já traz consigo o peso de uma obra literária clássica genial. Sua perfeição foi tanta que os escritores que vieram após Camões tinham receio de escrever. É impressionante a forma como o poeta conta a história de Portugal tendo como pano de fundo central a viagem, comandada por Vasco da Gama, às Índias. O poeta tinha a pretensão de escrever "a grande Obra do renascimento" e conseguiu. O poema se apresenta inicialmente como uma epopeia, mas traz em seu bojo traços marcantes do poeta lírico que era Camões - o episódio do velho do Restelo é de tirar o fôlego. Não é uma leitura fácil, mas vale a pena tentar.