Cazuza

Cazuza Regina Echeverria

Resenhas - Cazuza

Brena Sâmela 24/09/2012

Que coincidência é o amor.
Quem nasceu na década de 90 assim como eu, e não teve a oportunidade de acompanhar o Barão Vermelho na época que o vocalista era o Cazuza e também não acompanhou sua carreira solo este livro é um grande presente pra nós fãs do grande poeta que foi Agenor o eterno Cazuza, e quem conhece só o que a mídia mostrou durante sua vida, pelo seu jeito sem limites, sua rebeldia, sem medo de críticas irá se supreender com este livro, muitas pessoas ainda o intitulam "Um tal rebelde sem motivos, um garoto de classe média alta do Rio de Janeiro querendo sair por aí quebrando vidraça, enchendo a cara, e sem nenhuma suposta limitação o que poderia trazer de exemplo? Era apenas um filinho de empresário querendo parecer um rockeiro revolucionário sem nada a mostrar a não ser algum baseado no bolso, além do mais ele era viado e morreu de Aids". Acho tão triste esse pensamento que muitos brasileiros ainda tem, por falta de conhecimento, pelo que foi passado e repassado pela mídia, pelo que outros falam. Cazuza para mim foi uma das mais belas almas que tive a honra de conhecer mesmo indiretamente pelo seu trabalho, ele sempre conservou aquela criança dentro dele que ia para casa da avô, que gostava de escrever poesia escondido, ele não foi um rebelde sem motivos, quando ele cuspiu na bandeira do Brasil por exemplo não foi ofendendo nossa Pátria como muitos pensam ainda, pelo contrário uma atitude simbólica a indignação aos políticos governantes daquela época, e que não melhorou quase nada de lá para cá; ele foi uma pessoa que viveu aos extremos da vida, quando amou, ele amou demais, quando estava feliz, foi feliz demais, quando estava revoltado era algo bastante explícito, sempre o vi com uma aurea de criança que não não tem a capacidade nenhuma de odiar alguém, uma pessoa que é difícil não se apaixonar por ele, ele amou sem limites sem medo que o intitulassem de qualquer coisa preconceituosa, foi um dos primeiros a assumir que era soro positivo numa época em que sexo, homosexualidade, e Aids era um TABU, apesar de o intitularem de homossexual, a sua bixesualidade sempre foi bastante explicita, não o interessava apenas se era homem ou mulher, era um "tanto faz", e o que importava era sim a personalidade da pessoa em questão, amava sem restrições; e conhecer do início ao fim de sua vida através da pessoa que mais o amou durante sua existência, quem tem todo meu carinho e respeito que é sua mãe Lucinha Araujo e entender o quanto esse jovem poeta foi amado e amou, toda a sua sensibilidade que trás desde criança, conhecer com os olhos dela é algo incrível, conhecer cada etapa da vida desde a infância a o início da adolescência aonde começou a mostrar a fantástica alma que possuía até o medo da doença a luta contra ela, a alegria que trazia e sua despedida é algo que não tenho palavras para definir, é um livro extraordinário, e é muito emocionante para mim conhecer mais de perto um dos grandes poetas que esse mundo já viu.

andrea 24/01/2024

Não sei o que dizer desse livro. Eu chorei logo no epílogo, mas o livro não conseguiu me prender tanto quanto outros livros assim, porém eu achei que li bem rápido, já que eu não sou muito do tipo biografia ou baseado em fatos reais. Mas foi bom conhecer mais um pouco da história do nosso poeta e herói que não se entregou ao vicio, nem deixou que essa doença o abalasse. Às vezes quero ser corajosa assim. Obrigada Cazuza pelas poesias incríveis, e obrigada Lucinha por se abrir com a gente.
Del 24/01/2024minha estante
chorei tanto lendo esse, na época eu era obcecado pelo Caju.

Xande 12/06/2020

Muuuuuito louco
Sabia que esse cara era doido, mas não o quanto. Sabia o quanto ele era genial também, mas também não sabia o quanto! A história desse cara único é fenomenal. Ele queria viver intensamente e deixar sua marca e deixou! Livro encantador!

Raquel Lima 06/01/2010

Triste
Como mãe e educadora sofri muito com este livro. O livro é o depoimento de uma mãe e a sua total descrição do quanto errou com a educação de seu filho.
Um soco em nosso estômago, quando nos vemos repetindo seus erros.
Quanto mais temos, quanto mais nosso poder aquisitivo vai nos dando condições financeiras de compras, fazemos com que nossos filhos não saibam que pessoas vivem e sustentam três, quatro filhos, com o salário de uma calça jeans dele ou com o dinheiro que ele gastou no fim de semana.
Os erros de nossos filhos fazem parte de seu crescimento e devemos deixar que eles vejam que a vida é feita de ação e reação.Os sofrimentos ensinam. Pessoas vivem sem pernas, sem comer, sem emprego,sem casa,etc. Por que ele não pode viver sem o celular de última geração ?

Senti pena da mãe. E cada vez mais fico tentando achar nas letras de suas músicas o gênio que dizem, mas não sei se influenciada pela pessoa que esta mãe descreveu não consigo.
Mayra Dias 24/08/2010minha estante
Gostei muito da sua resenha. Admiro as músicas do Cazuza, mas seu caráter é realmente questionavel, infelizmente.

Clarissa 16/07/2012minha estante
Cazuza era um cara que vivia intensamente. Tanto que o resultado está nas letras de suas músicas. Ele cantava bem, escrevia bem. Mas não é porque eu sou fã que vou fazer tudo que ele fez. Mas ele mesmo tendo feito muitas coisas erradas tem o seu lado bom.

Júlia 11/08/2012minha estante
Entendo teu ponto de vista, mas creio que Cazuza não teria sido o gênio que enxergo nele sem o "mimo", ou os erros descritos por sua mãe... Tudo compõe o cenário: os vícios e as enormes virtudes: sua humildade, humanidade, o amor pelas pessoas ao redor

Anne 30/08/2015minha estante
O Cazuza como artista era muito bom mas como ser humano, não podemos dizer o mesmo, infelizmente

Amanda 11/12/2016minha estante
A mãe não errou em sua educação e Cazuza viveu como bem quis e isso é raro. Ele vivei pouco, fez suas escolhas e pagou por elas.

Geovane 19/06/2021

Emocionante!

Já admirava o cantor, agora admiro a pessoa Agenor/Cazuza! O relato de vida do Cazuza pela sua mãe é contado de uma forma simples mas muito linda. Demonstra todo o amor no convívio de vida deles.

Daniel.Freitas 25/05/2021

Nasci na época errada alguém me empresta um DeLorean...
Achei o livro excelente! Até em seus momentos de loucura, Cazuza era honesto e sincero. Viveu 10 anos a mil como diria Lobão. Uma das biografias obrigatórias pra todo roqueiro que é dependente do amor como dizia Rita Lee em On the rocks. Ao terminar este livro tive a sensação de "nasci na época errada , alguém me empresta um DeLorean por favor"

Maiara Almeida 13/08/2020

Exemplo de coragem...
Foi uma leitura que realmente me emocionou muito, e descobri bastante coisa sobre ele que eu não sabia.
É muito incrível ver o relato tão franco de uma mãe sobre o seu filho.

Vinicius 30/01/2023

É, o tempo não para ?
O prefácio logo de cara me deixou com os olhos marejados, enquanto o desenvolvimento é leve, atraente e fluido e a finalização com um compilado de declarações do Cazuza é um deleite que fecha com chave de ouro.

Amanda Thais 06/02/2022

Quem era Cazuza? Um cara cheio de privilégios, que adorava mordomia.

Neste livro, pude conhecer mais um pouco do artista, a maioria das coisas eu já sabia pelo filme e por notícias e reportagens dele na televisão, no livro é mais detalhado a relação com os pais.

Miria80 10/08/2020

Para os fãs
Para quem assim como eu é fã de Cazuza e de suas composições, esse livro vai proporcionar um rico conhecimento sobre a personalidade, a vida pessoal e os acontecimentos da vida do cantor. Eu, particularmente, admiro muito a sua mãe Lucinha Araújo, que é uma mulher forte, guerreira, que não desistiu da vida apesar de tudo o que viveu e que ainda ajuda pessoas com AIDS na sua fundação Viva Cazuza. Mas apesar de tudo, como muitas mães, ela também cometeu alguns erros na educação de seu único filho, embora seu amor por ele seja algo incontestável. Amei a leitura e me fez viajar muito no tempo e me senti muito íntima e conhecedora da vida desse jovem poeta admirável. Apesar da rebeldia, de muitas atitudes erradas, Cazuza é apaixonante!

Amanda3913 06/08/2020

"Mãe, aconteça o que acontecer, eu vou estar sempre junto de você"
Intenso, sem medo e totalmente sem freio.

O livro traz um relato de toda a vida de Cazuza, desde a infância (inclusive a de seus pais) até seus últimos momentos de vida.

Lucinha Araújo além de descrever com riqueza de detalhes o temperamento do filho (que era insano na maior parte do tempo), conseguiu reunir depoimentos de amigos mais próximos da família, como Pedro Bial, Ezequiel Neves, Frejat, Rita Lee, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, etc., além de enfermeiros e demais empregados que acompanharam Cazuza em seus últimos anos de vida.

Não é um livro que trata diretamente da carreira musical de Cazuza, mas sim sobre a relação de pais e filhos e a luta de ambos para tratar de uma doença sem qualquer precedentes na época.

Nathalia 12/08/2020

Um livro que se você começa gostando do Cazuza, você termina gostando ainda mais, se você não gosta, passa a gostar, era uma pessoa que não se deixava abater pelas adversidades da vida, merece toda a admiração que recebe e um tanto mais, um livro que me fez chorar duas vezes pela mesma razão: A morte de Cazuza, merecia muito mais da vida.

Cris 29/10/2020

O amor é o ridículo da vida. A gente procura nele uma pureza impossível, uma pureza que está sempre se pondo. A vida veio e me levou com ela. Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga ideia de paraíso que nos persegue, bonita e breve, como borboletas que só vivem 24 horas. Morrer não dói.

Gilvania4 01/08/2021

Decepção
Só nos decepcionamos quando criamos expectativas, e a minha expectativa era alta para este livro
Achava que Cazuza era um cara incrível, mas só vi um filhinho de papai mimado que dizia não aceitar sua condição financeira, mas quando fazia suas cagadas era o dinheiro dos pais que o salvava.
Como muitos escritores fez obras incríveis mas a vida e como pessoa era uma bosta.