Redações perigosas

Redações perigosas Telma Guimarães Castro Andrade

Resenhas - Redações Perigosas

Nina.Chermont 05/01/2023

Pequeno demais
O livro "Redações Perigosas", o qual é uma ficção baseada em fatos reais, fala sobre a vida de uma professora de história inexperiente e atrapalhada. Após se mudar a São Paulo, a nossa protagonista começa a dar aula em uma escola municipal, na qual é recebida com estranheza pelos alunos e simpatia por parte dos professores. Tendo o objetivo de se familiarizar e conhecer suas turmas, Rosemeire pede redações sobre as férias dos adolescentes. Entretanto, o que aparentemente parecia ser uma ideia boa e ingênua, logo se transforma em um caso policial, envolvendo bandidos, traficantes e inocentes- como a própria professora.

Curto demais. Muito enrolado. Confuso.

bibiolivv 03/01/2023

Redações perigosas
Um livro maravilhoso! Extremamente engraçado, me fez rir o livro inteiro! Adorei que a leitura é super fluída e leve.

Victor Acadêmico 30/07/2022

Legal
Bem legal no começo, chamativo pra dar continuidade, no meio um pouco repetitivo, no final poderia ter sido melhor, mas por ser livro escolar é bem adequado.

JoiceCoutinho 31/08/2021

Realista e intimista
Redações Perigosas conta a história de uma professora que, ao iniciar as aulas em novas turmas, pede aos alunos que escrevam sobre suas férias. A partir da leitura dessas redações, a professora corre sérios riscos... Amei a leitura!

Aline.Rodrigues 11/05/2021

Livro bem divertido
Esse foi um dos livros mais divertidos que já li.E uma despretensiosa de ser um grande livro,porém a história é muito boa.
Aqui temos a história de Rosemarie,uma professora substituta que luta pra sobreviver com o péssimo salário de professora no Brasil,e pagar suas contas e aluguel.
Então ela pede a seus alunos pra escreverem redações contando como foram as suas férias,e ela acaba descobrindo coisas inacreditáveis,e acha que corre perigo.
O melhor desse livro é que ele é divertidíssimo,e sem querer ser, só o é.

Ratinha de Biblioteca 19/11/2020

História interessante, mas enredo corrido!
O livro começa bem, a autora usa as cartas de alunos para abordar temas como gravidez na adolescência, aborto, drogas, acidentes de trânsito, falta de recursos na educação, desemprego, tráfico. Do meio para o final, a escrita fica corrida, sem desenvolvimento. Mas é um infanto-juvenil que trás temas atuais e de necessária discussão.

Dani 24/06/2020

Li há 15 anos...
Li esse livro quando tinha uns 11 ou 12 anos talvez, por obrigação na escola. Me surpreendeu de maneira muito positiva, acabou sendo a melhor lição de casa que já tive! Recomendo muito para adolescentes e pré adolescentes.

Ana 29/03/2020

Gosto muito dessa autora, ela escreveu um outro livro que devorei com ânsia aos 11 anos de idade, O Caderno de Perguntas de Rebeca.
Aqui neste Redações Perigosas, temos uma professora que trabalha como substituta, lutando aos trancos e barrancos para sobreviver.
Certa vez ela sugere aos seus alunos que escrevam redações sobre um tema até batido: férias. Mas um tema aparentemente inocente e inócuo até, dá pano pra manga, e as redações dos alunos revelam coisas impressionantes e até perigosas.
Um exemplo de como o cotidiano muitas vezes adentra a sala de aula, mesmo sem ser convidado né. Excelente leitura.

Momentos da Fogui 24/09/2018

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com/2018/02/redacoes-perigosa-telma-guimaraes.html

CrisVieira~ 11/02/2018

O livro é sobre uma professora de História que ao ser escalada para trabalhar numa escola estadual no meio do ano, decide pedir a seus alunos que façam uma redação simples; como forma de conhecerem-se. O problema é que as redações revelam mais do que as simplórias informações sobre as férias de meio de ano dos alunos. E a professora Rosemeire vê-se envolvida numa trama que envolve traficantes de drogas, assassinatos de queima de arquivo, um vizinho com ares de perigoso e um gato com nome de Holerith....

Eu escolhi este livro porque me encantei com o thriller infanto-juvenil de Telma Guimarães. Ela não apenas escreve bem mas também conseguiu me levar, até o final do livro, sem descobrir o culpado (ou culpada!).

Eu realmente adorei a leitura. Me fez ter saudades da época em que eu estudava e simplesmente engolia os livros da Coleção Vagalume. Ler Redações Perigosas não foi decisão fácil. Mas sempre é bom termos surpresas agradáveis quando conhecemos o trabalho de um novo autor.
Como professora de História digo que foi um prazer ler a obra infanto-juvenil de Telma Guimarães. Mais ainda por ela citar em seu livro pedaços de um dos melhores, mais divertidos e instrutivos livros didáticos de História, o História do Brasil de Joel Rufino dos Santos, que, é uma pena, mas não possui edições recentes. Eu possuo uma delas, mas confesso que nunca encontrei outro exemplar para se vender, comprar ou trocar. É uma raridade literária que amo de paixão. Só por essa, Telma merece nota mil, ou mais.
Por isso, recomendo que leiam esta obra ou a recomendem a seus filhos, irmãos mais novos, amigos, sobrinhos, qualquer um em idade escolar. Tenho certeza de que a identificação com ao menos parte do mundo adolescente, bem como com o mundo da escola em si, será imediata e indescritível.

Marluce13 14/06/2014

sinopse
Redações Perigosas
Rosemeire é uma professora substituta que luta para sobreviver. Interessada em conhecer melhor seus novos alunos, pede-lhes que escrevam uma redação sobre as férias. Para sua surpresa, esse tema tão inocente gera confissões reveladoras de inúmeros problemas enfrentados pelos adolescentes. Entre as revelações, algumas bastante perigosas, envolvendo a jovem professora com o mundo do crime.

Leilinha 05/06/2014

Regular
No começo a leitura é meio entediante... mas quando vai chegando no final, vai ficando interessante. Conta a história de uma professora que no seu primeiro dia de aula pediu para seus alunos escreverem uma redação com o tema "Minhas Férias". Porém, por causa das redações, ela acaba se envolvendo com traficantes de drogas.

Maria :3 01/12/2013

Resenha de "Redações Perigosas"
O livro se trata da história de vida de uma professora, mostrando fatos que ocorrem fora da escola, onde coisas que ela não imaginava sobre os alunos, a leva para o perigo...
E por ser nova na escola, a primeira atividade que pede com seus alunos, é que façam uma redação. E essas mudam a sua vida, descobrindo cada detalhe de cada aluno. Por ao invés de falarem sobre suas férias, dizem coisas sobre aborto, amizade, namoro, drogas etc.
E essas redações levando-a a algo inesperado. Que deixam a sua vida em risco, onde até a polícia está no meio e sempre quem você desconfia, na verdade só quer lhe ajudar...
Carlos Rogério Sartori 29/01/2014minha estante
Ainda não li, mas gostei da sua resenha. Ah! Parabéns por não utilizar vírgula antes de "etc".
Quanto ao livro, lerei!

Maria :3 11/03/2014minha estante
kkk obrigada professor!

Nad 04/08/2013

C:
0‡7 um livro bom. Tem um certo misterio envolvido, ta certoo que n0Š0o ¨¦ maravilhoso como HP :33 hshusahushasu. Mas eu gostei c: