Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

:3c 26/04/2024

Me distraí demais e quase não falei do livro, melhor nem ler
Achei o livro bom, mas admito que não gostei, só dei 3 estrelas pois apesar de não ter gostado dos personagems, vejo que é um bom livro. Criei uma relação complicada com esse livro, nunca tive algo assim antes - provavelmente só porque comecei a ler livros faz não muito tempo. Achei a trama boa e interessante, gostei bastante do desfecho, achei o ritmo otimo - tanto que li ele todo em algumas horas, dividas em apenas três dias- mas nao consegui gostar dos personagens por variados motivos, mas de um jeito que me fez nao curtir tanto a experiência.
Tanto tyler quanto o protagonista me pareceram dois grandes coitados, mas vai ver eu quem tenha frescura por não gostar de tanta violência gratuita, ou vai ver só nao entendi o proposito de Tyler mesmo. Mas o jeito que lidavam com as coisas que incomodava, provavelmente porque ja tive um amigo completamente doido que se achava o próprio Tyler Durden, mesmo sendo só um pirralho que nao sabia nem fazer conta de divisão direito. Acho que associei ele demais ao personagem.
Gostei muito de Marla, preferi a personalidade dela e me diverti com alguns comentários que fazia. Pena que a namorada do mesmo doido, que só sabia me atazanar, vivia dizendo por aí que era "literalmente a Marla" - spoilers, elas não tinham nada a ver.
Acho que falei mais de experiências pessoais do que do próprio livro, mas tambem acho interessante notar como as associações que fazemos na nossa vida podem afetar como consumimos algumas mídias. Me pergunto se talvez eu tivesse lido esse livro sem nemhuma influência negativa, se eu teria conseguido absorver melhor sua mensagem.

Eloisa.Oliveira 23/04/2024

O filme é tão bem adaptado e fiel que o livro parece só uma descrição dos fatos, algo que veio depois do filme, como um produto que rendeu tão bem que se estende para livro como forma de lucrar mais, o que não me agrada muito na leitura, mas que pelo apego, já que clube da luta foi um dos primeiros filmes ““ cults””” que eu vi, não consegui largar.

Marcos Hübner 22/04/2024

Um estilo desconfortável mas profundo
Tyler. Que personagem. Um personagem feito para ser o protagonista. Personalidade. Dupla inclusive. Desafiador. Quebra qualquer ideia do que se espera de um personagem, de um livro, de uma história. Aqui o bizarro é colocado em fatos cotidianos e a maneira óbvia de conduzir certas situações é quebrada em uma suspensão de tempo e razão.
Vale demais a leitura. Mas é preciso estar pronto para Tyler Durden é o clube da luta.
Ps: após esse livro nunca mais comerá em um restaurante sem desconfiar

Caio Omena 22/04/2024

O homem num capitalismo tardio e falta de identidade
Não há como negar que o filme Clube da Luta (1999) foi um grande marco, não só na história do cinema americano, como também na estruturação de histórias em personagens masculinos solitários em um mundo verossímil.

Não há como falar sobre o livro Clube da Luta sem falar sobre o filme Clube da Luta.

A estética em que David Fincher exibe toda essa contradição sistemática e filosófica num mundo pós-moderno consumista desgastado pelo capitalismo, essa forma ao qual ele apresenta primeiramente o protagonista e depois o mundo a sua volta, tudo isso é um reforça da obra original.

Chuck tem uma literatura um tanto quanto inspirada pelo grande Dostoiévski, uma espécie de pessimismo existencial e político, a maneira ao qual as mulheres são escritas é bastante similar, uma espécie de revolta contraditória que tenta buscar no próprio sistema capitalista uma solução para o problema que é criado por esse mesmo sistema produtivo, ao qual gera crises, crises econômicas, crises políticas e crises existenciais.

Uma economia onde tudo acaba se tornando mercadoria, e a ideia de consumo onde o gosto será construído, mas difundido como natural do ser humano.
Essa economia vai gerar ondas e tendências, ao qual ciclicamente vemos cópias e cópias, e mais cópias de cópias. Um mundo sem alma, apenas o consumo em si.
O consumo pelo consumo. A existência para o consumo.

O capitalismo não transforma pessoas em cidadãos, transforma pessoas em consumidores.

A crise política acaba sendo instaurada num ambiente onde há crise econômica, um povo que acaba sendo perdido, e no desespero surge uma esperança, e também alguém a ser culpado, a questão é que para o capitalismo sobreviver necessita que esse culpado não seja a classe burguesa, mas qualquer outro grupo, é assim que o capitalismo sobrevive as suas próprias crises.

O fascismo é nada mais do que o botão de emergência do capitalismo.

Um povo que não se organiza para acabar com o sistema pela raiz, acaba sendo utilizado por esse sistema.

E com isso a crise existencial, que acaba sendo o ponto mais discutido da obra desde o seu lançamento.

Como encontrar a si mesmo dentro de um sistema produtivo ao qual você é obrigado a trabalhar para se sustentar? É necessário pagar por necessidades básicas como água, alimento, energia, informação e moradia?

Como viver nesse contexto? Apenas explorando o outro.

E nisso o Narrador acaba explorando a si mesmo, pondo uma figura que se põe como alguém que não deve nada à ninguém. Acaba que esse ser se põe como um tal para explorar os seus próprios irmãos, eles são apenas um meio para ele. Acabar com bancos não fará o fim do capitalismo uma realidade, só trará mais crises.

E mais crises, e mais crises?

Dora 19/04/2024

Narrativa muito boa, pude sentir todas aquelas situações nojentas (dava até vontade de tirar o rosto da frente dos textos). Só é difícil pra algumas pessoas enteder a premissa, também não é algo que me toca muito. Sobre o filme: são idênticos, o livro e o filme casam muito.

Bob.xd 19/04/2024

A cópia da cópia da cópia.
Sabe quando você se sente cansado de tudo que te dava prazer anteriormente? Tudo parece tão repetitivo e sem sentido. Esse livro é justamente sobre isso.
A crítica contra o consumismo que esse livro apresenta é extremamente exagerada e os personagens tomam medidas muito drásticas para resolver a monotonia de suas vidas. Isso faz com que a obra tenha uma carga pesada. Tudo é muito sombrio, não porque realmente é, mas porque a ideia de largar o consumismo torna o livro um grande apocalípse ao leitor.
Começa com a primeira regra.
O resto é um baque.

A leitura da obra de início é um pouco confusa, porém, conforme você mergulha no livro, tudo fica muito suave e parece que você está lendo o filme, ou ouvindo alguémte contar uma história. O estilo do autor é bem jogado e não parece muito coerente, mas ao longo das páginas tudo faz muito sentido e você se sente um só com as páginas.

ultratrasher 19/04/2024

Achei livro bom, tem muita cena nele, que não tem no filme, a história prende também, não como no filme, mas achei bem legal também, clube da luta é dos meus filmes preferidos se não o preferido, to muito feliz de ter lido livro também, é uma obra boa, uma história boa, gostei

Samyra.Gabrielly 16/04/2024

Pedi demissão no supermercado q eu trabalhava, pensei que fosse apodrecer ali, n entrei p nenhum clube ou algum projeto de desordem....mas alguma coisa eu fiz

Tonimaco 16/04/2024

mano....PUTA LIVRO BOM VIU. O plot nem sequer passou pela minha cabeça. Eu tô....AAAAAAAAAAA. Não sei comentar sobre ele, sério. Maravilhoso. Terminei ele com tanta coisa na minha cabeça que misericórdia.

"Quanto mais fundo você descer, mais alto voará"

Cherry Mari 13/04/2024

8/10
Eu achei o plot twist desse livro MUITO BOM, acho o filme mt fo*a também, como tinha lido livro, no filme não foi aquelas coisas, mas ambos são bons, indico demais

Letícia Rodrigues 12/04/2024

O filme é bom mas esse livro
Tava dando uma geral na estante e vi esse neném, recomendo demaisssssssssss uma piscada e você já se perde e tem que ler de novo
mysteriesflashing 12/04/2024minha estante
Você quebrou a primeira regra

Letícia Rodrigues 12/04/2024minha estante
Me desculpa ???

Elouizez 10/04/2024

Tenho a ideia de que ler primeiro o livro antes de assistir o filme vai trazer uma experiência melhor do livro. Lendo algumas resenhas de pessoas que assistiram primeiro o filme, percebo isso.
No começo achei que fosse um livro de pura filosofia e estilo de vida niilista então não estava gostando do livro, mas ao chegar no final dele e entender o plot muitas coisas ao longo do livro fizeram mais sentido e deixei de ver o livro dessa forma, passei a ver como a consequência que os seres humanos estão submetidos dentro sociedade moderna capitalista; o cansaço; sensação de fracasso; falta de prazer no viver. Falando sobre a revolta em torno de tudo isso e de si mesmo, por isso talvez a escrita seja meio bagunçada, meio perdida, acho que é justamente por isso, o que algumas pessoas possam chamar de "mal escrito".

Isa Vasconcelos ~ 07/04/2024

O livro é realmente muito bom, mas ler ele foi MUITO cansativo, tanto pela escrita que não é tão boa quanto pelo fato de eu já saber o plot, porque já tinha assistido o filme. Mas isso não deixa o livro menos bomm.
AliJu 08/04/2024minha estante
Eu sempre me pergunto se vale a pena tentar esse, com tanta coisa que tenho para ler e já vi o filme também kkkkk

Isa Vasconcelos ~ 08/04/2024minha estante
Sinceramente valeria mais a pena se vc não tivesse assistido ao filme , pq aí a leitura ia ser mais surpreendente, mas o livro é bom

Fernanda Oliveira 04/04/2024

Parafina
Antes de começar a leitura, levei o maior spoiler do livro na minha cara quando fui ver uma resenha aqui no Skoob e não estava com alerta de spoiler ?
De qualquer forma, já tinha pegado emprestado da biblioteca e resolvi ler, mesmo com esse probleminha. E posso afirmar que adorei a história!!!
Havia muitos e muitos momentos em que eu precisava respirar por conta da forma como o autor escreveu certas cenas. Sobre os personagens, achei todos bem desenvolvidos, tanto que sinto raiva da Marla Singer, me sinto frustrada pelo cara sem nome e fiquei meio ? com o Tyler.
A história foi super bem desenvolvida, assim como o plot twist, mas dizer que foi original já é um pouco demais. O plot foi totalmente inspirado no plot de um filme super famoso que é até citado no livro.
Enfim, 4?