O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

aliiyh 20/02/2024

Mistério + Ácido + Escrita antiga + Ilustrações = Criança :D
O quanto eu gostei desse livrinho do começo ao fim é ABSURDO! Eu estava curiosa para saber qual história era essa que se encontrava no fundo do meu armário, um livro que meu professor do 8o ano pediu para comprarmos para algum trabalho, porém que nunca havia chegado a ler por ter 0% em prática de leitura (e tb pelo fato de não gostar do professor ??). Li ele em poucas horas e já não conseguia parar mais.
Leitura levíssima! Mesmo sendo de outra época, se encaixa perfeitamente nos dias de hoje e isso me deixou tão acolhida durante toda leitura que a todo momento senti que era uma criança me contando sua história mais maluquete da vida.
Personagens confusos e bem semelhantes, porém esse ser um ótimo jeito de retratar crianças. Não descartando o fato dos adultos serem bem interessantes tb (O Sr. Mister é super descolado).
O mistério é super bem desenvolvido e sua resolução também, contendo conclusões racionais e bem imaginativos pelo fato de ter crianças como protagonistas.
Adorei, adorei, adorei?
Adorei como uma criança gosta de brinquedo.

Yuka 28/01/2024

Quando eu li esse livro anos atrás, estava começando meu gosto pela leitura, acho que eu tinha uns 13 anos talvez? O mistério da fábrica clandestina, a investigação, o álbum de figurinhas ( ordem totalmente aleatória né kkkkk) até me lembrava disso, mas o detetive escocês? De onde surgiu? Misericórdia... E eu jurava que o herói de tudo seria o Edmundo...
Porque Bolachão parecia desligado das coisas mas era muito esperto, outros detalhes não me lembrava com clareza, como os bandidos encontrando o menino ou a namoradinha do Bolachão. De início desconfiei dela....
Mas enfim, reli esse livro porque gosto de reler aqueles que me marcaram, embora seja como filmes antigos, as vezes é melhor deixar na memória mesmo.
Mas foi nostálgico e bom.

lizcbarreto 25/01/2024

Leitura simples e que nos prende
Lembro de ter lido esse livro na escola, ainda no ensino fundamental I. Líamos em casa e discutíamos com a professora de Português e com os amigos na sala. Lembro que a leitura nos prendia e realmente me marcou bastante. Quero ler novamente!

bibsbm 22/01/2024

Nostalgia sem fim
Tem certos livros que não devem ser relidos para não estragar o brilho, mas n acho q esse seja o caso. Apesar de não achar o livro perfeito, ainda é uma história q te prende e desperta a curiosidade. O vocabulário antigo da uma quebrada no clima, mas é um livro antigo né, n tem mto pra onde correr. Fico mto feliz de ter tido a oportunidade de ler esse livro quando criança e por ele ter sido uma das razões pra eu gostar do mundo da leitura.

JosA225 15/01/2024

O gênio do crime
Esse livro eu confesso, eu não gostei muito, mas é porque eu usei leitura dinâmica. Mas mesmo assim, a história é muito boa, e o meu personagem favorito sem dúvidas, é o detetive. Pra quem tiver interessados, vai contar a história de uns garotos que tentam descobrir quem é o responsável pelas figurinhas falsificadas.

JoiceCoutinho 12/01/2024

Um livro infanto juvenil, com investigações, mistérios e reviravoltas. Alguns diálogos e vocabulários antigos, que facilmente seriam cancelados hoje.
Achei meio arrastado do meio para o final...

sarah.taylors 12/01/2024

Livro muito bom, mas bem infantil. a leitura é um pouco demorada, mesmo que o livro seja curto. só fiquei triste que não explicam a motivação do crime, mas provavelmente é pelo público mais novo.

Julia.Costa 30/12/2023

Esse livro salvou minha infância
Todas as chances q eu tinha de crescer e não ser dodói foram eliminadas pelos livros da turma do gordo
Mireille 30/12/2023minha estante
Adorei

Isa 30/12/2023minha estante
esse livro eh de fato um sentimento

folkloreeed 30/12/2023minha estante
NOSSA EU AMO ESSE LIVRO, PRECISO RELER

victioso 29/12/2023

Nostalgia
Eu lembro de ter lido esse livro a vários anos, um dia desses eu relembrei a história inteira e fiquei com uma enorme saudade, pesquisei muito e encontrei o nome do livro, a história ainda está desenhada na minha cabeça.
Isso me faz ter certeza do poder que os livros tem em serem eternos em nossa vida.

Lauz 27/12/2023

Gosto de Nostalgia
Avaliei com 3 estrelas pois senti uma boa nostalgia lendo essa obra e ela é boa. Porém o livro não se compara ao seu irmão de título "Sangue Fresco", esse sim digno de 5 estrelas! A leitura é rápida e divertida , recomendo!

Léa 25/12/2023

Surpreendente e empolgante
A leitura desse livro me trouxe um espírito de muita aventura e ao mesmo tempo de muita emoção, empolgação para chegar a página seguinte e chegar ao fim.
Eu amei a forma envolvente e empolgante de escrever desse escritor, mais um autor que eu virei fã.
Nesse livro eu também ficava torcendo o tempo todo para que eles encontrassem a fábrica clandestina.
Recomendo muito a leitura desse livro fantástico!

Laso 17/12/2023

"O gênio do Crime
"O gênio do crime", escrito por João Carlos Marinho, é um clássico da literatura infantojuvenil brasileira. Nessa emocionante história, acompanhamos as aventuras de Berenice, Peralta e seus amigos, que se envolvem em um mistério intrigante ao tentarem desvendar um roubo na cidade. Com uma trama cheia de suspense, humor e reviravoltas, o livro cativa os leitores com sua narrativa ágil e personagens carismáticos. Além disso, aborda temas como amizade, coragem e justiça, despertando o espírito investigativo dos jovens leitores. "O gênio do crime" é uma leitura divertida e envolvente que prende a atenção do início ao fim.

Gveen 15/12/2023

Sendo bem sincera, eu não gostei desse livro, não sei o porque, mas a historia não me prendeu como eu achei q iria

Vanessa.Giacometti 10/12/2023

Mistério ?
Li esse livro na minha infância e reli com meus filhos de 11 anos. Foi um livro marcante na minha época de escola, onde tínhamos o hábito de colecionar figurinhas. Meus filhos gostaram bastante, foi a primeira história de mistério que leram.

juh 04/10/2023

Ok!
Um livro antigo e com palavreado desatualizado, expressões que hoje em dia soam preconceituosas mas é um livro interessante e fluído. da pra se divertir lendo.