Expresso da Meia-Noite

Expresso da Meia-Noite Billy Hayes...

Resenhas - Expresso da Meia Noite

Bruno236 01/04/2024

Parece um livro de aventura
Apesar de no começo achar o William um cara bem burro por ter caído em uma presepada dessas contando com a sorte e nada mais, conforme o livro foi avançando fui cada vez mais me compadecendo desse coitado. O cara é muito azarado.

As descrições, tanto do espaço quanto das situações que ele viveu na cadeia e no hospital psiquiátrico, são tão detalhadas e algumas tão absurdas que msm sabendo o final de tudo, me via mto aflito durante a leitura.
Achei legal que ele também foi bem aberto em relação ao que ele sentia naquele período de cárcere. Era revolta com ele msm, era revolta com a situação, era tristeza, era saudade de casa, era um arrependimento de não ter seguido o caminho certo que tinham direcionado ele e aquele constante questionamento do ?e se???

Por ser um livro de memórias achei que a leitura seria um pouco parada mas me surpreendi por ser o oposto. Parece um livro de aventura.

Liane Duarte 17/02/2024

Propaganda Americana da época, só isso que justifique (pra mim) terem feito filme, quero mais que americano trouxa seja preso por achar que pode transportar droga sem ser pego (e quem são os eua pra falar de condição das prisões né?)

Ketlin.Ferraz 04/11/2023

Bom mas podia ser melhor
Gostei da leitura, foi bom entrar na aventura junto com ele, mas em relação a personalidade dele odiei. É uma biografia diferenciada, te prende na aventura, mas que cara bem chato.

Isadora1412 14/04/2023

Viciei na leitura.
Não sei bem o que dizer sobre o livro. Até porque nunca pensei que fosse torcer para alguém fugir da prisão.

Não botei muita fé no início, e me surpreendi com o quanto me interessei sobre o livro. Por isso mesmo, gostei da leitura.

Depois de tudo isso... acredito que mudei minha visão sobre muitas coisas. Alguns capítulos e momentos realmente me marcaram e sinto que talvez eu nunca me esqueça deles.

Em vários momentos eu me coloquei no lugar dele. E mesmo que essa situação seja impossível de acontecer comigo (até porque quando comecei o livro eu nem sabia o que era haxixe), eu pensava no que faria se estivesse no lugar dele.

Infelizmente, a leitura não foi muito agradável por conta da edição que li. Por algum motivo, o livro estava com vários erros ortográficos. Por mais que fosse possível entender tudo tranquilamente, era algo que incomodava. Erros de estrutura e de escrita. Fora isso, foi uma ótima experiência.

mariana 07/03/2023

Maravilhoso! Leitura super fácil, história cativante e que te prende muito. E o que mais me chamou atenção nesse livro foi a rica descrição de ambientes, muito bem feita.

Rosangela Max 17/12/2022

Cinematográfico.
Mais uma história sobre um jovem que se envolveu com o tráfico internacional e achou que nunca seria pego.
É interessante o relato dele sobre seu tempo passado na prisão em Istambul e sobre sua fuga de lá. Mas isso não minimiza a burrice dele de ter se envolvido nisso.
A forma como foi contada parece um roteiro de filme e mantém a atenção.
Recomendo a leitura.
Carolina 18/12/2022minha estante
Eu assisti ao filme há muitos anos

Yellow Man 19/12/2022minha estante
Eu quero assistir

ade' 15/12/2022

'sula bula' em turco significa: nem ruim nem bom.
Expresso da meia-noite, um livro bem avaliado, contendo uma história trágica, emocionante, que além disso é um reflexo de uma história verdadeira. O protagonista então possui o nome mesclado de seus autores, sendo eles William Hoffer e Billy Hayes.

No trama, William Hayes - como é chamado pelos turcos constsntemente; Vilian Rai-és - é um jovem americano que decidiu viajar levando consigo uma quantia de Haxixe, (uma substância retirada da maconha) que é considerada uma droga por muitas pessoas, incluindo a alfândega Turca, que imediatamente conteve o americano, sentenciando-o à prisão. Por todas as dificuldades, e mesmo ele sabendo do estigma dos turco com o óleo as consequências de seguir essa escolha eram obvias. Contudo, não se era esperado uma sentença para uma prisão perpétua.

Logo, um americano, que mau conhece o idioma Turco, estava preso, longe de família e amigos, e possivelmente por toda a eternidade.

Entre as demais reviravoltas, acompanha-se o sofrimento do jovem, que inumeras vezes lhe foi dado a esperança de sair da prisão e voltar para seu país. Os turcos foram cruéis e de várias formas apresentaram seus preconceitos com estrangeiros. William sentiu na pele. A emoção sem dúvidas é encontrar um final melhor. Tanto que em 1997 um filme da obra foi lançado (ainda não assisti, então não vou comentar) e que juntos descreve essa 'aventura' do americano, marcado para a sua história.

Os capítulos são relativamrnte curtos, por se tratar de tantas emoções e fagos verídicos, não é simples de classificar, porém, a obra soube apresentar cada detalhe de forma especial, distribuindo sensações ao ponto de você simplesmente querer-se mantee longe de prisões, e ainda mais Turcas. Vê-se ainda também o desenvolvimento de William como personagem, que além do instinto de sobrevivência, mudou muito seu caráter.

andreiaflores 09/12/2022

É um livro auto biográfico, então conseguimos sentir que a história é mais real e mais próxima do nosso mundo. É impactante pois se passa na década de 70. Muitas escolhas que o protagonista fez, eu não faria. Mas um livro com final feliz ainda bem. Hehehe

Clara 29/08/2022

A história cativa desde as primeiras folhas
Sinceramente, quando descobri que William é o Billy Hayes (autor) fiquei perplexa e intrigada a cada página que lia.
Os momentos de angústia de Billy, os quais são narrados no período em que esteve numa prisão na Turquia, são simplesmente cativantes ao ponto de imaginar cada detalhe descrito.
Esse livros só poderá te causar dois sentimentos, ódio ou curiosidade.
Minhas últimas considerações vão para as últimas páginas, onde os acontecimentos aceleram e parece que você (leitor ou leitora) está na cena e participa dos momentos de Billy.

skuser02844 08/06/2022

expresso da meia noite
achei bem sensacional
demorei um tempo pra terminar mas valeu muito a pena, foi muito incrível acompanhar o billy na sua jornada de maconheiro - arrependendido - fugitivo - livre.
recomendo a leitura!

Carol 28/05/2022

Uma história real que parece ficção.
Ler sobre o cotidiano na prisão e a justiça turca foi bem angustiante.

Moon 22/11/2021

expresso da meia noite
esse tipo de livro é bem diferente do que eu estou acostumada a ler, achei interessante a experiencia e gostei muito do livro

Dom 15/06/2021

O livro sempre é melhor do que o filme, mas é uma história que acaba prendendo a nossa atenção nas agonias de um personagem da vida real devido a suas inconsequências e o preço foi caro. Li ja faz uns anos mas gostei.

Elisabete Bastos @betebooks 28/01/2021

É uma biografia de Billy Hayes, 21 anos, americano, que deixou a faculdade e resolveu curti a vida, surfando e fumando haxixe, maconha, década de 70. Por fim, viaja a Turquia e resolve comprar 200 quilos de haxixe e voltar a Nova York, quando é preso na pista do aeroporto de Istambul e vai direto à cadeia. Que sofrimento dos pais! O pai visita o filho, contrata advogados, faz mais uma hipoteca da casa para que seu filho tenha uma vida melhor na cadeia e possibilitar ter uma pena justa. Billy Hayes tem um choque de um jovem inconsequente, que fazia o que desejava e passa a sofrer as consequencias do seu ato, num país estrangeiro e cultura totalmente diferente. Ele fica 5 anos preso e, quando ele, verifica que a sua prisão irá perdura para muito mais ele maquina a sua fuga.
O livro tem algo bem marcante: os conselhos dos pais tem como fito evitar sofrimento dos filhos. Mais ainda: como eles se sacrificam quando seus filhos fazem opções totalmente equivocadas.

Lusca 13/11/2020

Que história...
Nesse livro vemos como que uma pessoa pode cometer uma "burrada" na vida por tão pouca coisa. Mesmo sabendo o que acontecerá com o personagem, no começo criamos esperanças junto com o rapaz e passamos por toda a agonia, por todo o vai e vem da burocracia daquela região. É uma história onde mostra uma realidade muito diferente do que conhecemos e que muitos de nós nem imaginariamos que um dia já foi desse jeito a justiça de alguns lugares.
Esse livro foi uma experiência literária incrível que achei essencial ter feito essa leitura.