A Portrait of the Artist as a Young Man

A Portrait of the Artist as a Young Man James Joyce

Resenhas - A Portrait of the Artist as a Young Man

Ed Carvalho 15/09/2022

I loved it so much
Este ano fiz-me um novo desafio como leitor: ler livros em inglês. Comecei pelos adaptados, depois um não adaptado, porém com uma história simples e agora este aqui, um clássico da literatura mundial. Eu nunca havia lido Joyce e confesso que gostei muito desta história e da modo de narrativa do autor irlandês. Que venham outros clássicos!

Loba Literária 26/02/2022

Esse é um daqueles livros que você lê pelo autor, não pela história. Interessante, mas não sei se meu primeiro contato com Joyce deveria ter sido esse.
Vicente.Sanches 17/01/2023minha estante
Já leu Dubliners?

João Lagden 13/04/2021

Leitura um pouco difícil, as notas de rodapé me ajudaram bastante, gostei da leitura no geral.

Paula 30/07/2016

Gostei!
A portrait of the artist as a young man (1916), de James Joyce, é um romance de formação ou seja, retrata o desenvolvimento do protagonista, de sua infância até a idade adulta. No caso da obra de Joyce, temos a história de Stephen Dedalus, até o início da vida adulta, quando ele sai da faculdade. Alguns aspectos da trajetória de Dedalus levam alguns críticos a considerarem-no como um alter ego de James Joyce.
A obra é dividida em cinco capítulos, cuja linguagem acompanha o desenvolvimento linguístico de Stephen Dedalus. Assim, na primeira página temos o pai de Stephen contando-lhe uma história infantil, e ao final Stephen se torna um intelectual, com noções artísticas, de estética, filosofia e poesia. A meu ver, o que torna essa leitura mais difícil é a presença de muitas referências a Ovídio e Tomás de Aquino, com citações originais.
Em seu percurso, Dedalus acompanha acontecimentos marcantes da história irlandesa, como a morte de Charles Stewart Parnnel, membro do parlamento irlandês, condenado pela igreja por se relacionar com uma mulher casada. Stephen estuda em um colégio católico e, por um momento, até cogita tornar-se sacerdote; mas desiste porque quer se tornar artista e por chegar à conclusão de que o deus católico é um deus punitivo, a quem ele teme. Assim como o Dedalus, da mitologia grega, Stephen queria "criar suas próprias asas" e se libertar. Seguir seu próprio caminho, sem depender de sua família - que tinha dificuldades financeiras - e da Igreja.

Não se trata de um livro fácil, devido à grande quantidade de referências e à necesside de saber a contextualizção histórica da obra. Contudo, trata-se de uma boa leitura, em que o desenvolvimento do personagem é apresentado em detalhes, da infância à juventude. Recomendo a leitura.