O Livro do Filósofo

O Livro do Filósofo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O livro do filósofo

Dani Gazaniga 29/12/2023

O livro do filósofo
"A abstração é um produto de grande importância. É uma impressão duradoura que se fixou e se endureceu na memória e que convém a numerosos fenômenos e que, por isso, é para cada um em particular muito inapropriada e muito insuficiente."

Brunov 25/02/2017

Propositivo
Pretensioso, como sempre, Nietzsche se põem acima de nós mortais para vislumbrar toda humanidade e delineia um sentido maior em nossa história ignorando-se as multidões e eventos épicos em sua maioria para ater-se aos gênios, os quais resumem sua sociedade criando algo que transborda de seu tempo.

Fundamenta-se em um modelo romantizado dos antigos helenos que puseram sua vontade de conhecimento sob a força geradora da arte e pela utilidade da ilusão. Comenta sobre a necessidade de uma religião ter uma amor tremendo para criar uma sociedade culta e, ainda exalta, dentre os filósofos, acima de todos, o trágico, aquele que concebe o necessário para que o artista visceral opere.

Depois troveja acerca da vontade humana de verdade trazendo o livro para sua filologia, com a qual desconstrói a fixidez de conceitos sobre as palavras como convenções, então adentra para um rascunho de epistemologia em torno da condição humana relacionando alegria, verdade, ilusão, arte e o filosofar tomando sempre os antigos helenos como exemplo a ser seguido e situando a filosofia entre a arte e a ciência.

Em um certo verso ele insinua algo que lá em um dado Clube Elitista (chamemos assim) a respeito de como a humanidade só se diferencia dos grandes primatas e cetáceos pelos seus gênios, conforme subentendi da prosa. Pensamento do qual Nietzsche, se não partilha de todo, converge com sua exaltação a natureza das grandes pessoas.

E, como sempre, algumas contradições para quem fizer uma leitura mais analítica. No entanto de raro, ele quase ao fim deixa claro como não pode servir de exemplo ou guia de como as pessoas tem que viver suas vidas.

FilipeSS 19/09/2014

O Livro do Filósofo
O Livro do Filósofo é um livro inacabado, na verdade uma série de notas, comentários e estudos. Alguns bem estruturados, com o raciocínio bem elaborado e concluído. Outros, inacabados, soltos no ar, o que acaba incomodando. Mesmo assim, vale a pena a leitura, pois é uma ótima chance de apreciarmos o embrião de alguns raciocínios interessantes, lembrando é claro que estamos falando de Nietzsche, logo é comum encontrar citações à filosofia grega, análises pessimistas acerca do homem, críticas à religião e negações ferozes à existência de Deus. É pena que, como já falei, por ser um livro/esboço, às vezes na mesma página leiamos uma frase brilhantemente coesa e uma outra ainda sem rumo certo.

Luciano Luíz 09/08/2014

O LIVRO DO FILÓSOFO de NIETZSCHE é um manual onde o autor simplesmente arregaça de forma extraordinária, como formar um filósofo.
O que não é nada fácil.

Pois Nietzsche usa de sua linguagem extremamente bem trabalhada e desenvolvida para colocar em xeque não apenas a formação. Mas quem pode chegar ao patamar de grande pensador.

O livro é uma obra inacabada.
Por isso, diversas partes estão apenas rebuscadas.
E seu início está fragmentado.

Um livro para poucos que ousam arriscar-se no campo do pensar maior. De ver mais longe.
Um título comum até, mas com conteúdo que faz toda a diferença.

Nota: 10

L. L. Santos