Objecto Quase

Objecto Quase José Saramago

Resenhas - Objecto Quase

Marlon.Abel 09/03/2024

"O ditador caiu duma cadeira, os árabes deixaram de vender petróleo, o morto é o melhor amigo do vivo, as coisas nunca são o que parecem, quando vires um centauro acredita nos teus olhos, se uma rã escarnecer de ti atravessa o rio. Tudo são objectos. Quase.?

Allan.Franck 23/11/2023

Minha primeira leitura de Saramago!
Esta foi a minha primeira experiência de leitura de uma obra do grande José Saramago. O escritor português nos delicia com 6 contos, pequenas histórias, que tratam do homem 'coisificado' e das coisas, 'humanizadas'. Sente-se o pessimismo do autor, onde se espelhou não somente sobre o presente, mas também sobre o futuro da humanidade. Os climas são variados entre os contos, podendo ir do humor sarcástico ao lirismo romântico. Os personagens também seguem essa linha, sendo unidos pela visão pessimista de mundo que os assola. Publicado pela primeira vez em 1978, Objeto Quase evidencia as raízes da escrita desse maravilhoso autor. Não seria melhor forma de conhecê-lo! Leitura mais do que recomendada!

Igor.Banin 01/11/2023

Ótimo
Primeira seleção de contos que leio do autor. Alguns deles são perfeitos e trazem aquela estranheza característica de Saramago.

Paula1735 24/08/2023

?O ditador caiu duma cadeira, os árabes deixaram de vender petróleo, o morto é o melhor amigo do vivo, as coisas nunca são o que parecem, quando vires um centauro acredita nos teus olhos, se uma rã escarnecer de ti atravessa o rio. Tudo são objectos. Quase.? ????

Augusto.Casoni 04/04/2023

🤬 #$%!& , show
Me surpreendi muito positivamente com o Saramago das duas obras que li dele esse semestre.

Essa aqui me pareceu essencial. Apesar de ser do fim dos anos 80 é muito atual. Crítica gostosa e aguda em como a gente tá num mundo em que as coisas são mais importantes que a gente e como tentar se distanciar daquilo que é humano parece ser a tendência e uma resposta completamente equivocada.

Recomendo demais, é curtinho.

Mari 17/02/2023

O primeiro conto parecia um ensaio acadêmico e filosófico sobre a Cadeira, foi difícil de ler até o final porque não me pegou de jeito nenhum.

Gostei de Embargo e o carro com vida própria parando em todos os postos para abastecer, me lembrou a época da greve dos caminhoneiros rs

Refluxo traz uma crítica social bem interessante com a ideia de centralizar todos os cemitérios num só local e as consequências disso.

Coisas lembra uma distopia, com pessoas tendo uma letra nas mãos para indicar sua precedência, a atuação do governo diante do problema de desaparecimento de tudo, bem Saramago.

Tirando o final, Centauro é esquecível. E o último conto, Desforra, parecia até uma história tipo Torto Arado, mas é curtíssimo e meio poético, seria uma boa premissa para um filme cult.

Enfim, curti metade do livro. Saramago é sempre bom de ler, mas não é a obra que eu recomendaria do autor.

Fernando 16/06/2022

Objecto Quase
É comum a gente sempre ouvir que para conhecer um autor seria uma boa ideia começar por um livro de contos. Então, essa não é uma boa ideia se você quiser começar a ler Saramago.

Alguns contos como "A Cadeira" e "Refluxo" demoram a pegar no tranco, isso porque o autor dá prioridade a uma escrita num tom ensaístico que prioriza o fluxo de consciência do narrador.

Em contrapartida, os contos "Embargo", "Coisas", "Centauro" e "Desforra" priorizam os enredos que nos envolvem pela inventividade.

Existe uma beleza quase que cinematográfica em "Centauro" e "Desforra". Meus favoritos. Vale a pena desfrutar cada centímetro desses mundos maravilhosos construídos por Saramago.

helena 16/02/2022

dos seis contos, quatro são incríveis, um é interessantinho e o último foi mais ou menos. de forma geral, uma jornada interessante.

Veri 09/12/2021

Contos tensos
Gostei mas não amei. Mas isso tem mais a ver com o que eu sinto em relação à contos: não é meu gênero preferido, definitivamente. Mas Saramago é Saramago. Cada conto em si é uma viagem. Você tem que estar aberto ao absurto, ao nonsense, que no entanto é disfarçado de cotidiano. Reflexões e conclusões ficam por sua conta, não espere encontrar no texto o caminho: tem mil.

isabelle. 06/07/2021

"cabeças pousadas na cama como restos esquecidos de uma mudança para outra casa ou para outro mundo."

"as coisas" não vai sair da minha mente tão cedo e "desforra" me deixou com uma sensação estranha que ainda preciso investigar. não me relacionei muito com os outros, mas a escrita do saramago tem esse jeito de te pegar pela mão e sair levando, então foi uma experiência interessante de qualquer jeito.

Bruna 11/02/2021

Início dO Saramago!
Gostei bastante! Nesse livro de 1978 já vemos um ensaio de quem Saramago escolheu ser enquanto autor, os contos que mais amei foram os ‘distópicos’: Embargo e Coisas, então definitivamente é o lado que mais gosto de Saramago.

Bianca 08/07/2020

Ler Saramago é sempre incrível!
Nesse livro, que reúne seis histórias originalmente publicadas no ano de 1978, o genial escritor nos leva por caminhos variados, mas todos eles apresentam situações inovadoras e absolutamente críticas, que permitem reflexões intensas sobre a condição do ser humano em meio ao capitalismo e à necessidade exacerbada de possuir bens materiais.

Saramago, em cada um dos contos reunidos neste exemplar, demonstra que atualmente tratamos as pessoas como ?coisas? e as coisas como ?pessoas?.

Lais Machado 02/06/2020

Saramago nunca me decepciona. Aqui as coisas têm vida e nos controlam. Cheio de metáforas incríveis. Quem nunca se viu refém do próprio carro? Sair de casa e desistir do restaurante porque não achou estacionamento : ja aconteceu cmg. Faz pensar bastante e ainda é irônico e divertido

Marcos Nandi 23/03/2020

Saramago é incrível
Amei.
Todos os contos são angustiantes.
Marcos Nandi 23/03/2020minha estante
Aí que vergonha. Pessoal reagindo as resenhas que fiz só pelo desafio kkk

Dani Ramos 18/03/2020

Mais um Saramago para lista de lidos.
Acho que até agora nunca li um livro dele que eu fale no final da leitura: "Não gostei". Acho incrível essa capacidade de um autor conseguir após 22 livros lidos (dele) e eu ainda me surpreenda e ame como se fosse a primeira vez.