O que é Feminismo

O que é Feminismo Branca Moreira Alves...

Resenhas - O que é feminismo?

Jess 26/03/2023

Ótimo livro, principalmente para quem está procurando se introduzir ao assunto sobre Feminismo, sendo um livro curtinho de leitura rápida.

Obika 22/03/2023

Panorama geral
O texto apresenta um panorama geral do feminismo, abordando os temas e se debruçando na história do movimento frente a temáticas.

Carina143 16/06/2022

O livro traz um panorama interessante sobre do que se trata, a história e a evolução do movimento. Bem introdutório, para aqueles que realmente querem entender as origens e a importância, mas um pouco raso se o caso for de você querer saber mais e melhor.

Mariana113 02/04/2022

Obrigada, professor Waltecy por dar esse livro perfeito! Em 80 páginas cita os principais objetivos do feminismo, escritoras maravilhosas, história do feminismo e da mulher.

Yasmin632 26/02/2022

LEIAM!!!!!!
Livros que contam a nossa história e o quanto é importante o porque o feminismo existe, ele é pequeno uma leitura rápida, mas, muito essencial recomendo de mais.

bhella555 16/11/2021

O que é femismo
?O feminismo se constrói, portanto, a partir das resistências, derrotas e conquistas que
compõem a História da Mulher e se coloca como um movimento vivo, cujas lutas e
estratégias estão em permanente processo de re-criação. Na busca da superação das
relacoes hirárquicas entre homens e mulheres, alinha-se a todos os movimentos que lutam
contra a discriminação em suas diferenças.?

Gabriela 10/11/2021

Escolha de leitura do clube de leituras feministas, infelizmente o clube só teve um encontro, mas, espero que, agora com as duas doses da vacina, passamos nos encontrar.

Wallace17 30/07/2021

🔊 NO MANSPLAINING!!!
Quem conhece a coleção primeiro passos, sabe da importância que este projeto tem para o processo inicial de compreensão de temas que estão no nosso cotidiano. Ainda mais quem é originário da escola pública, como uma formação pedagógica muito ineficiente. Portanto, faço minha reeducação incansavelmente. No caso desse livro, quantas pessoas, sobretudo, nós homens, falam coisas incoerentes sobre feminismo. Pouco conhecimento, fontes duvidosas e manipulações distorcem totalmente os fatos e nos distanciam do diálogo. Reconhecer a luta feminista é compreender que as coisas sempre foram injustas para as mulheres!

Não sou ridículo ao ponto de querer explicar o feminismo na posição de homem. Somente tenho interesse e compreender as engrenagens do patriarcado, e a partir daí perceber os pontos que preciso mudar. MainsNesta perspectiva, esse livro trás um panorama histórico interessante, começando lá nos filósofos gregos e avançando até chegarmos na contemporaneidade. Conhecer a história é imprescindível para não repetimos os erros do passado

site: https://www.instagram.com/p/BrVrQj7HIpU/

Mc Brendinha Carvalhão 14/06/2021

Legal
Leitura simples, objetiva e rápida, fala de forma básica sobre o feminismo, mas ainda assim necessário que se fale.

Lucas B. 12/10/2020

O que é feminismo - não o único, mas um livro ainda útil atualmente
Este livro, "O que é feminismo", é uma proposta de introdução ao feminismo escrito no início da década de oitenta, período no qual parte do referencial teórico essencial do feminismo ainda estava sendo desenvolvido e, portanto, é evidente que algumas referências faltam ao livro, começando pela autora não utilizar a categoria "gênero". Mesmo assim, o intento de introdução ainda é válido em nossos dias. Em sua proposta, as autoras passam por um resumo da história das mulheres no Ocidente, vindo da Grécia e Roma até à sua contemporaneidade, década de oitenta. Apesar de informações sucintas, há muitas passagens instigantes, a exemplo do que é abordado em relação à condição da mulher na modernidade, especialmente nos períodos revolucionários americano e francês. Nestes períodos vemos uma grande mobilização das mulheres reivindicando direitos iguais aos que estavam sendo conquistados pelos homens; é um momento de ampliação da consciência das mulheres sobre a sua condição, sobre o sistema da dominação masculina. A abordagem sobre o século XX e o efetivo surgimento do feminismo e das frentes e bandeiras que este movimento social ergue também é interessante, dando ao leitor uma visão clara sobre as propostas do feminismo; uma clareza ainda útil e necessária nos dias atuais, onde as agressões aos movimentos feministas e as distorções das suas propostas é tão constante na sociedade brasileira.

Inaiara.LAbo 20/06/2020

É um livro que pode servir a quem não sabe nada sobre feminismo e quer uma leitura rápida, com uma linguagem simples traz um histórico da vida das mulheres em sociedade desde a Grécia Antiga até o fim do século XX(trata, portanto, de um ponto de vista estritamente ocidental).
Mas é um livro bem raso, não fala de raça, classe ou de mulheres trans, por isso considero uma leitura desatualizada e não necessária. Outro ponto desatualizado é que ao falar de violência à mulher só fala de violência física, e hoje temos bastante material que já aborda além disso (mas foi interessante notar que houve essa mudança nas discussões feministas).
Compreendo que é uma obra do fim do século passado e por isso possui limitações, mas vale lembrar que à mesma época Angela Davis já publicava "Mulheres, Raça e Classe", e que é ainda uma leitura atual, por isso não acho que o livro seja realmente necessário mesmo para quem não sabe nada sobre feminismo.

Luane.Kelles 29/05/2020

O que é feminismo
Livro básico e introdutório sobre a luta pela igualdade de direitos.

Sara @desanuvie 16/04/2020

Traz um bom embasamento histórico sobre o assunto, ótimo para quem quer uma introdução clara e com boa linguagem

Cris 04/02/2020

Interessante, mas dispensável
A obra cumpre o papel a que se propõe: o de guiar os primeiros passos em relação à temática do feminismo. As autoras resgatam alguns dados históricos interessantes, mas as principais lutas das mulheres (como direito ao voto, ao estudo e à equidade nas oportunidades de trabalho) estão mais do que difundidas nos dias atuais - restando, obviamente, que sejam devidamente valorizadas. Para quem deseja uma reflexão mais profunda, não agrega tanto. Mas se você não sabe nem por onde começar para entender o feminismo, algumas poucas horas são suficientes para matar esta leitura.

Graziella 01/09/2019

Leitura didática
Livro extremamente didático, indico principalmente para quem está começando a aprender sobre como surgiu o feminismo. Está recheado de referências a mulheres feministas que marcaram a história mas foram silenciadas. Leitura fácil, cativante e você termina e nem percebe.