spoiler visualizarThaty Ferreira 22/01/2013
Educação Infantil: Fundamentos e métodos
O livro "Educação Infantil: Fundamentos e Métodos" foi escrito pela Doutora E livre-docente Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Neste livro é abordado alguns dos fundamentos e métodos presentes nas creches e pré-escola ao longo dos últimos anos. O livro é dividido em dezenove capítulos que vão tratar de temas diversos, porém muito pertinentes para os profissionais das creches e pré-escolas.
O primeiro capítulo faz uma introdução ao tema tratando mostrando a confusão feita no papel da creche e pré-escola, onde a primeira normalmente é vista como meramente uma instituição assistencialista e a segunda como apenas uma introdução ao Ensino Fundamental. Já no segundo capítulo é feita uma discussão sobre as funções dessas instituições, que vão muito além do assistencialismo.
No terceiro capítulo serão discutidos alguns dos primeiros passos para a construção de uma ideia de Educação Infantil, onde são vistos alguns de seus pioneiros como Comênio, Rosseau e Pestalozzi. No capítulo quatro tem-se um panorama da educação infantil europeia no século XX, na qual trazem médicos como Montessori e Decroly quanto biólogos como Jean Piaget, o que marca a chamada 'pedagogia experimental'. No capítulo cinco é abordado o início da educação infantil no Brasil, a criação dos primeiros jardins de infância e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, marco na educação brasileira. Já no capítulo seis é visto o rumo da educação infantil no período do governo militar pós-1964, onde se tem as instituições públicas de educação infantil, criação a Lei de Diretrizes e Bases - LDB - e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e o reconhecimento das instituições como locais onde as crianças podem se desenvolver globalmente.
A partir do capítulo seis será dado destaque maior a alguns dos fundamentos que regem a educação infantil atualmente. Neste capítulo serão vistos os novos tópicos na história da educação infantil no Brasil. Já no capítulo sete será vista a construção social da criança à luz de Vygotsky a Wallon. No capítulo oito é visto que o desenvolvimento humano é uma tarefa conjunta e recíproca (como diz o título de capítulo) e serão vistos os tipos mais variados de interações. No capítulo nove se vê como se desenvolvem a motricidade, a linguagem e a cognição. No capítulo dez será feita uma abordagem sobre a brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e criatividade e como o professor pode colaborar com isso. Uma breve discussão sobre a parceria família-escola é discutida no capítulo onze.
Do capítulo doze em diante o tema é mais voltado para a própria proposta pedagógica. O capítulo treze faz uma abordagem do tema educação e saúde, enquanto o capítulo quatorze trata dos ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos. A pedagogia interacional na educação infantil é o tema do capítulo quinze tratando novamente das interações, tanto da criança-professor quanto da interação criança-criança. O capítulo dezesseis trata do conhecimento enquanto redes de significações, Já o capítulo dezessete trata da organização de atividades culturalmente significativas como auxílio para o desenvolvimento do aluno. O capítulo dezoito traz a importância do trabalho com alunos de inclusão na educação infantil enquanto o capítulo dezenove faz uma breve abordagem sobre como dever ser feita a avaliação na educação infantil.
O livro apresenta uma dinâmica muito interessante, pois além de deixar a bibliografia utilizada para a elaboração de cada capítulo no final dos mesmos ele também apresenta uma proposta de atividade relacionada ao tema de cada capítulo, tornando-o mais dinâmico. Trata-se de uma leitura recomendada para todos os professores que desejam atuar na área de educação infantil.