A Tulipa Negra Alexandre Dumas

Resenhas - A Tulipa Negra

Elton.Oliveira 16/03/2024

Romance histórico
Cheguei aqui através de Zafón, referenciou tão bem Dumas e fez diversos elogios!

Nesse romance medieval, Dumas acertou em tudo ! Um protagonista bem construído , um vilão que usará de todas artimanhas maléficas e covardes para tentar lograr êxito na sua inveja mortal ! Acompanhamos também o nascer do amor entre Cornelius e Rosa que trará também um destaque cativante ao enredo.

A história se inicia com uma forte cena , originada por uma briga política, vamos ver uma sequência maravilhosa de perseguição, armação de emboscadas e mortes cruéis de personagens secundários ! Foi excitante o decorrer de tudo isso !!! Foi nessa introdução que pude ver a genialidade de Dumas !

Concomitante à isso , acompanhamos uma competição, que será o assunto principal da trama , a criação de uma inédita Tulipa Negra que premiará o seu campeão com 100 mil florins! Presenciaremos a rivalidade entre um primoroso tulipista , Cornelius Van Baerle e seu rival Boxtel que viverá armando planos para atrapalhar a vida do nosso protagonista.

A história foi muito bem feita , adorei a dinâmica de Dumas , apresentando deixas nos finais de cada capítulo, fazendo pequenas revelações e envolvendo o leitor diretamente! O desfecho pra mim não deixou a desejar , teremos as dívidas acertadas e os pingos nos is!

Foi uma ótima experiência! Que venha mais Dumas para minhas listas !!!

Recomendo.
CPF1964 16/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Elton.

Regis 17/03/2024minha estante
Já quero ler esse, Elton, sua resenha ficou perfeita! Parabéns.???

Elton.Oliveira 17/03/2024minha estante
Prezado Cassius, obrigado! ????

Elton.Oliveira 17/03/2024minha estante
Vlw Regis !!! Eu achei realmente envolvente essa trama de Dumas ! Estou me preparando para Monte Cristo !!

CPF1964 17/03/2024minha estante
Após terminar o Conde de Monte Cristo você irá entender qual o motivo de inventarem o microondas......?

CPF1964 17/03/2024minha estante
De terem inventado soa melhor....

Elton.Oliveira 17/03/2024minha estante
No compreendo ! ?.. mas tô ansioso pra ler Monte Cristo e Os três mosqueteiros (que vc já me disse que são 4 ) !!! ???

Regis 17/03/2024minha estante
Agora fiquei curiosa. Já conheço a história por causa das adaptações, mas mesmo vasculhando a memória ainda não entendi qual a relação. ???

CPF1964 17/03/2024minha estante
A vingança é um prato que..... Régis ?

??????

CPF1964 17/03/2024minha estante
Você achou infame, Regis ?

Só você, Cassius... ????

Regis 17/03/2024minha estante
Não mesmo, Cassius. Só me achei meio burra por não ter feito a associação. Ri muito aqui. Rsrsrs

Elton.Oliveira 17/03/2024minha estante
???... Os comentários de Cassius são sempre modo irônico ativado !

Regis 17/03/2024minha estante
Eu adoro isso nele, Elton. ??

?????

Yasmin V. 17/03/2024minha estante
O Conde de Monte Cristo tem vários ganchos pros capítulos seguintes tbm!! A leitura é viciante por isso hahaha
Adorei a resenha! Não conhecia esse livro e fiquei bem interessada!

Quanto ao comentário do Cassius sobre microondas kkkkkkkkkk nada a declarar ?

Yasmin......??

CPF1964 17/03/2024minha estante
Nada a declarar... Quem cala consente.... Obrigado pelo suporte.

CPF1964 17/03/2024minha estante
Suporte.. Microondas... Tudo a ver....

mpettrus 17/03/2024minha estante
Esse diálogo me arrancou altas gargalhadas, galera!!!

Rindo muito com essa associação do microondas kkkkkkkkkkkkk

O Cassius não existe ?????

Regis 17/03/2024minha estante
Eu pensei sobre, perguntei para as pessoas e quando ele falou a resposta, pareceu tão óbvio, mpettrus que me senti muito boba e ri horrores. ???

???? Regis e Mpettrus

Fabio 19/03/2024minha estante
Belíssima resenha, meu amigo!
Parabéns!!!???
E as listas só aumentam!!!!

Joalano 21/03/2024minha estante
Leitura envolvente, triste e comovente. Um dos livros que fica vivo na memória.

Núbia Cortinhas 17/01/2024

Valeu a pena vencer os primeiros capítulos!
Holanda, séc. XVII, os holandeses estavam no auge da paixão pelo cultivo e comercialização das tulipas. E essas flores mais do que uma paixão nacional, eram também um ótimo negócio para os produtores holandeses.
     Ter uma flor como esta no jardim era sinônimo de luxo e status social. Os preços eram tão altos que os milionários da época chegavam a pagar o valor de uma casa na capital por uma única tulipa, para você ter uma ideia do quão importante e o luxo que representavam as tulipas.

Então, imagine ter a honra de criar uma tulipa negra, sem manchas, o que a tornava raríssima... A partir daí, você já pode imaginar a trama intrincada que será desenvolvida. Um enredo repleto de paixões, obsessões, inveja, ciúmes, intrigas, amor, heroísmo, tudo isso através de um pano de fundo político que realmente aconteceu na Holanda daquela época.

E esse fundo político que nos é apresentado de uma maneira inicialmente confusa, Dumas vai narrar a que ponto chegou a intolerância política de um povo, o total estado de cegueira e neurose onde é impossível pensar diferente ou até mesmo manter o vínculo com alguém perseguido, o que dirá receber ou guardar algo deste alguém, correndo o risco assim de ser delatado como um traidor.

E vencidos esses primeiros capítulos confusos na sua escrita, e que vale muito a pena insistir e não abandonar o livro, entraremos no romance em si. Aí, a fluidez dominará a leitura, a curiosidade em querer saber o que acontecerá com as personagens reinará até o fim.

E vou parando por aqui, pois é muito fácil escapulir um spoiler! E já deixo aqui a minha recomendação deste grande clássico; e uma coisa é certa, é impossível não se apaixonar pelas tulipas, que flor linda! Pesquisem as suas variedades. ? ?
auroras 17/01/2024minha estante
Ótima resenha, Núbia. Despertou a minha curiosidade para ler esse livro.

Núbia Cortinhas 18/01/2024minha estante
Obrigada, Aurora! Leia sim, esse livro foi uma grata surpresa. ?

AndrAa58 19/01/2024minha estante
Esse estava completamente fora do meu radar. Obrigada pela resenha, Núbia. Agora vou ter que ler ?

Núbia Cortinhas 19/01/2024minha estante
Obrigada, Andrea. Kkk, espero que goste desse romance tulipeisco. ??

@tigloko 19/01/2024minha estante
Sua resenha me instigou demais a ler, já vai pra lista??

Núbia Cortinhas 20/01/2024minha estante
Tiago, muito obrigada pelo elogio, se quiser ficar mais por dentro da trama leiam a sinopse, escrevi no trabalho essa resenha apressadamente, daí os primeiros parágrafos são só para situá-los no contexto histórico do que representava a tulipa para o holandês.

Claire Scorzi 17/12/2010

Já não se escrevem livros assim....
O que diferencia este folhetim de Alexandre Dumas dos besta-sellers da hora e das telenovelas de enésima qualidade (não seja preconceituoso: há telenovelas acima da média)?
Em primeiro lugar: estamos diante de um contador de histórias. E isso não é pouca coisa. O autêntico contador de histórias nos faz vibrar, torcer, temer, nos apresenta heróis e heroínas com os quais nos identificamos e a quem amamos. Uma boa história - vá lá, é possível. Mas de quantos livros de aventura se pode dizer que fazem vivos seus protagonistas?
Em segundo, um pano de fundo histórico pouco divulgado - as escaramuças entre França e Holanda no século XVII, enquanto o país de Rembrandt e Van Gogh cultivava a mania das tulipas. O linchamento sanguinolento narrado nas páginas iniciais aconteceu de fato.
Em terceiro: um herói apolítico, um precursor dos cientistas Oexcêntricos que grassaram e ainda surgem no cinema americano dos séculos XX e XXI - alguém que ama suas flores, dedica-se a elas e em criar a sonhada e então inexistente "tulipa negra", e nada mais. Inocente, Cornelius Van Baerle é vítima de inveja e calúnia. Como já apontou Umberto Eco a propósito de outro sucesso de Dumas, "O conde de Monte Cristo", a inocência injustiçada é sempre cativa os leitores. Ver um justo sofrer por intrigas é tema que conquista e atrai de imediato as simpatias do público.
Quarto, uma narrativa que equilibra diversos elementos: política, ação, violência (mas sem excessos; Dumas, que devia ensinar isso aos escritores de hoje, guarda a descrição de violência na medida, nunca a banaliza), humor, diálogos românticos, pitadas de ironia (a começar do título do primeiro capítulo: um povo agradecido...), sem cansar e sem parecer apressada: perfeita.
O romance é um excelente exemplar da escola do Romantismo, evidente na caracterização dos herói e heroína e ao descrever o amor entre eles. Vale dizer ainda que Dumas, colocando-se no lugar do leitor, de vez em quando nos 'alivia' das injustiças contra Van Baerle, ridicularizando o invejoso inimigo deste.
Ah, Dumas sabia das coisas...
Lela Tiemi 17/12/2010minha estante
Vou colocar na lista de prioridades de leitura, pelo oq vc escreveu acho q tb vou gostar mto deste livro! Ainda não li nada de Dumas, acho q está mais do na hora...rs. Bj.

Nícolas 19/02/2012minha estante
Uma ótima resenha a sua. Meus parabéns!

Silvana Barbosa 02/06/2013minha estante
Boa resenha , Claire ! Vi esse filme faz séculos (produção da BBC - coisa boa)e tinha me apaixonado , agora procurando o livro , achei seu comentário e animei tbm procurar o livro .

Vera 14/07/2013minha estante
Preciso ampliar minha biblioteca depois da excelente resenha desse livro. Esta na minha lista.

kakau 16/09/2013minha estante
alguem tem o livro e poderia me passar o capitulo 13 e 14

claryzc23 27/08/2021minha estante
vc acha que da para um pessoa que 14 anos ler?

Aline 19/06/2019

A Tulipa Negra
E eu estou muito feliz pela leitura desse livro. Meu primeiro Alexandre Dumas.

A história se passa na Holanda no século XVII mais precisamente entre o início de 1672 e 15 de maio de 1673. Injustamente acusado de traição Cornelius Van Baerle médico e cultivador de tulipas é preso, apaixonando-se por Rosa a bela filha do carcereiro. Esse amor quase impossível se entrelaça com outro feito também quase impossível: a produção de uma tulipa negra desafio proposto pela Associação Hortícola de Haarlem com o vultuoso prêmio de cem mil florins. Dumas entrelaça fatos históricos (como o assassinato dos irmãos De Witt e a especulação econômica em torno da tulipa) com uma história de amor e aventura. E quantas aventuras e reviravoltas ele consegue imaginar em torno do dia-a-dia de um prisioneiro!

Linda história. Fica aqui minha indicação pra vocês. Leiam!!!
Eu ri, me emocionei, gargalhei, levei sustos, botei várias vezes a mão no coração, suspirei e terminei a leitura bem satisfeita.
Alê 30/06/2019minha estante
Achei fantástico tb! Alexandre Dumas é sensacional. Não deixe de ler O Conde de Monte Cristo! Bjos

Aline 05/09/2019minha estante
Eu amo o filme, o livro com certeza é ainda melhor. Vou ler??

Aline 05/09/2019minha estante
Eu amo o filme, o livro deve ser melhor ainda. Vou ler sim ???

Aline 15/02/2020minha estante
Vou ler ?

Beatriz 01/07/2011

A tulipa negra
história é um romance e se passa no sul da Holanda em uma cidade chamada Dordrecht.Nessa época Holanda e Portugal davam grande importância ao cultivo da tulipa.Muita gente cultivava tulipa e a flor era a mais especial para todos.As tulipas de Van Baerle se destacavam pelas cores,ele havia se tornado um grande plantador de tulipas após a morte de seu pai,fez disso um estilo de vida.Dedicava todo seu tempo ao cultivo da flor e não permitia que ninguém chegasse perto de suas flores (nem os empregados).
Um dia a Associação Hortícola de Haarlem ofereceu um prêmio para a pessoa que produzisse a primeira tulipa negra.A flor devia ser totalmente negra sem um risco de outra cor.Van Baerle ficou animado com o concurso e resolve tentar.Depois de muitas tentativas frustradas,e algumas confusões pelo caminho ele finalmente consegue criar um bulbo que acredita ser inteiramente negra.Mais quando consegue o pobre Van Baerle é preso injustamente,e pede ajuda a filha do carcereiro da prisão para poder cultivar a primeira tulipa negra.A pobre moça não sabia ler nem escrever,então disse que não poderia ajuda-lo,pensando nisso e vendo que a moça era sua única chance de criar a tulipa negra,ensina todas as noites,escondido a pobre moça a ler e escrever.
Então com o passar do tempo eles vão se unindo cada vez mais para a criação da flor,ela lhe contava tudo sobre a flor que crescia em seu quarto escondido.A flor finalmente cresce,mais é roubada por um invejoso que seguiu Van Baerle e levou a flor para receber o prêmio.Rosa enfrenta todos (incluindo o pai) para impedir essa injustiça e consegue.Depois de muita consfusão,brigas e disputas Van Baerle consegue provar que é o verdadeiro criador da tulipa negra e ganha o prêmio.Van Baerle e Rosa se unem no cultivo ficando assim,juntos e dedicando todo o tempo para novas cores e tipos da flor.
Marlene 20/03/2012minha estante
Li este livro há 20 anos atrás e gostei de lembrar de todo o enredo através de sua resenha. Valeu.

Celso 20/01/2018minha estante
Aprendi muitas coisas sobre a Holanda e as tulipas lendo esse livro. Alexandre Dumas era realmente um grande escritor.

Raquel Lima 19/01/2009

Romance " Capa e espada"
Muito simples no enredo, puro romance " capa e espada"...ou pior ...para enrendo de novela da Record.
Nícolas 19/02/2012minha estante
Pois é Raquel, nesse aspecto devo concordar contigo, embora adore o estilo de Dumas, realmente, seus enredos são pouco profundo, na verdade, isso é que me agrada nele, mas que é simples é.

ana 17/05/2021

"sofre-se tanto na vida que ninguém pode dizer que, de fato, é uma pessoa feliz."
Thay 20/05/2021minha estante
Chorei nesse livro??

Alê 30/06/2019

A tulipa Negra
Achei os primeiros capítulos um pouco morosos, mas ao insistir na leitura tive uma festa surpresa com o desenrolar de uma história intrigante e inteligente. Ri,senti raiva, me emocionei e amei o final. Como li aqui, um pouco clichê, mas não menos maravilhoso!
Edilene.Klock 30/06/2020minha estante
Que bom que você fez esta resenha, porque eu desisti de ler o livro por duas vezes. Achei entediante. Mas vou recormeçar. Obrigada.

Mariane 16/12/2009

O Conde de Monte Cristo e A Tulipa Negra se parecem muito.

É uma história que possui um fundo político, na qual o personagem principal, que modifica as tulipas, é vítima de inveja e traição, é preso, sofre e também deseja justiça [ou vingança].
Alexandre Dumas nunca deixou, pelo menos nas histórias que eu já li ou conheço, de tocar nesses assuntos. É uma coisa até meio óbvia, pois morar na França na época de Napoleão e não se interessar por política era difícil.

A estrutura de O Conde de Monte Cristo é a mesma, mas infinitamente melhor, talvez porque eu o li primeiro, mas A Tulipa Negra também é um livro bom.
Anne 18/06/2012minha estante
- Concordo plenamente com você. A estrutura é muitíssimo parecida com O Conde de Monte de Cristo.

clarice 27/05/2023minha estante
Carvalho q tal vc lembrar q o skoob existe, seria ?

Carol 28/02/2022

Tulipa Negra
Vou falar que antes de ler julguei muito o livro, mas é um livro incrível!!!
Primeiramente falando sobre Rosa, uma personagem feminina mt batalhadora e forte. Que mulher meus amigos, que mulher!!
Um livro que te desperta muitas emoções, de uma maneira indescritível.
Leitura muito gostosa e fluída!!
Esse é um livro que fala muito sobre a inveja, falsidade, injustiça, amor e muita coragem!!

O livro fala basicamente sobre uma disputa pela criação de uma tulipa preta, em um concurso. O cultivador Van Baerle e Isaac Boxtel estão determinados a ganhar esse concurso. Também é uma história de amor. Um livro com muitas reviravoltas.
Larinha 17/03/2022minha estante
COMEÇEI AGR

Juju 11/01/2024

A Tulipa ou a Rosa?
Uma leitura cativante, história bem rápida e deliciosa de ler!
Primeiro contato com Dumas e já recomendo muito! Escrita impecável!
Só no início é um pouco confuso, mas logo começa a fluir.
A Tulipa Negra de Cornélio e sua Rosa, são bem preciosas e dão muita emoção a leitura!
Núbia Cortinhas 16/01/2024minha estante
Adorei a resenha! ?

Alex 11/01/2024

Um pequeno tratado da injustiça
Dumas é brilhante no retrato social de sua época e da pretérita. Me agrada muito a forma que ele expressa, rememora e tece suas obras, com essa tecitura da sociedade que ele vivia ou que o antecedeu.

Em A Tulipa Negra não é diferente, ele trata de temas universais, a injustiça, a inveja humana, o amor e a fé. Durante todo o percurso desse curto romance, esses elementos irão surgir, se entrelaçar e findar de alguma forma, feliz ou não.

Quanto à injustiça, ele nos apresentará através da transição do antigo regime político e os desdobramentos cruéis e insensatos... não falo mais que isso para não entregar nada da trama. Mas, sem prejudicar um futuro leitor, posso dizer que o ser humano, com irracionalidade e ira, comete injustiças já no início do livro. Mas também, retrata a injustiça penal, tema que lhe é muito caro, e estava em voga pelos autores dessa época. Dumas, denuncia a ausência de um julgamento justo, a ausência de um juiz natural, a execução de forma indiscriminada, entre outros temas.

A inveja é retratada do começo ao fim. Sem folga, de forma genial e convincente. A inveja é sempre direcionada à alguém muito próximo e, a vítima, geralmente não sabe nada do que se passa. No livro isso é magistralmente retratado, carrega toda a trama.

O amor, está presente, surge como os amores mais leves, inesperadamente, cresce com o cuidado e a rega e, floresce de forma peculiar.

E por fim, a fé, que, aqui foi utilizada como um recurso literário mesmo, Deus ex machina, a fé salva, resolve e até diminui o trabalho do autor. Eu não gosto desse recurso, parece coisa de preguiçoso, mas tudo bem, ficou muito bem encaixado no livro.

Por fim, apesar de tudo, não vale 5 estrelas por ter final feliz, feliz demais. E na vida, não há finais felizes. Logo, perde uma estrela por esse motivo, mas é ´pura opinião pessoal, há aqueles que irão amar o desfecho.

Recomendo a leitura, é muito diferente Do conde de Monte Cristo, mas ainda assim, é muito parecida à forma com que Dumas conta a história e tece seu retrato social de época.
Núbia Cortinhas 16/01/2024minha estante
Adorei a resenha! Disse tudo! ?? ?? ??

Dan Pontes 15/08/2018

Mestre Alexandre Dumas
"Desprezar as flores é ofender a Deus. Quanto mais bela é a flor, mais se ofende a Deus, desprezando-a. A tulipa é a mais bela de todas as flores. Logo, quem despreza a tulipa ofende enormemente a Deus."
(Alexandre Dumas)

Livro extremamente bem escrito. Tem uma cadência perfeita, porém começa um pouco confuso.
Dado o prelúdio e contextualização da obra as coisas começam a fazer sentido e quando percebemos já estamos imersos naquela atmosfera da Holanda de 1672. O livro começa bem político mas vai se tornando mais romântico e novelesco conforme a leitura flui. Aborta traição, dedicação, inveja, injustiça, amor e todo drama que podemos esperar de um livro deste gênero. Gostei bastante.
Cílio Lindemberg 01/09/2018minha estante
Wow! Preciso colocar na lista.

Daniel 21/04/2017

Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2017/04/a-tulipa-negra-la-tulipe-noire-de.html