Odisséia

Odisséia Frederico Lourenço

Resenhas - A Odisséia de Homero

Quincas Borba 09/07/2023

Prefiro a Ilíada, mas...
Ainda assim, a Odisseia valeu a pena.
Antes de tudo, um resumo da obra:

(Talvez, ou muito provavelmente não) escrita por Homero, a Odisseia é uma sequência a Ilíada. Conta a história de Odisseu (Ulisses é meu ovo), um bravo guerreiro, herói da Guerra de Tróia, que passa mais de duas décadas tentando voltar ao seu reino, Ítaca. A trama se divide entre Odisseu tentando voltar para casa e a sua família (sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco) lidando com pretendentes nojentos e soberbos.

Embora eu prefira a Ilíada, a Odisseia tem um ritmo mais rápido, sendo mais episódica, tanto nas aventuras de Odisseu quanto a Telêmaco e sua mãe lidando com os pretendentes;
A história é mais focada nas tradições gregas culturais, no povo, em contraste com a natureza militarista da Ilíada, algo que eu gostei bastante;
O protagonista, Odisseu, é bem carismático. Mesmo sabendo que ele eventualmente voltará para casa, você fica torcendo por ele e espera que ele atinja seus objetivos;
Tirando os personagens centrais (Odisseu, Penélope e Telêmaco), os personagens secundários são bem divertidos também. O meu favorito é o Eumeu, o porqueiro;
As aventuras de Odisseu são bem divertidas e icônicas, e ainda agonizantes, já que a cada aventura dele, ele parece mais distante de casa;
Os temas tratados, principalmente a família, são bem legais;

De reclamações, eu apenas diria que se estende muito (a Ilíada tem esses problemas, mas muito menos); o final um pouco arrastado (tem um díalogo sem sentido no Hades no último canto); e uma falta exorbitante dos deuses (os únicos que tem destaque são Poseidon, Zeus e Atenas). Tirando isso, é uma obra quase perfeita.

Dito isto pela quinquagésima vez, é inferior a Ilíada. Mas recomendo a leitura (tenha um dicionário ou um resuminho de cada Canto do lado, você pode precisar).