Psicologia Budista

Psicologia Budista Monge Ryotan Tokuda Igarashi

Resenhas - Psicologia Budista

Cayo 08/11/2016

A simplicidade do Mestre Tokuda
Como psicologo, me percebi esperando mais um livro sobre psicologia no modelo que conheço. Explicações teóricas, clínicas e observações cientificas. Porém, Mestre Tokuda lembrou-me do real significado da palavra psicologia — Reflexão e estudo sobre a consciência. Estudo lato sensu da mente.

O livro consiste na transcrição de cinco palestras promovidas pelo Mestre Tokuda sobre Yuishiki (japonês) ou Vijna Matravada (sâsncrito) que é a psicologia budista. Ou seja, a explanação teórica de como funciona, se relaciona e se manifesta as consciências, a psiquê, nos seus sentidos amplos. Ao final de cada palestra ele responde perguntas diversas sobre budismo, esclarecendo e incentivando os ouvintes da palestra sobre suas próprias questões.

Contraditoriamente Mestre Tokuda consegue percorrer um caminho de profunda complexidade de maneira simples e tranquila. Ler Mestre Tokuda é entender sua disponibilidade em fazer o ocidente entender e, sobretudo, praticar o Zen.