Mar inquieto

Mar inquieto Yukio Mishima

Resenhas - Mar Inquieto

Olgen 27/02/2024

Muito bem escrito, lindo e poético. O estilo amável e cândido do texto desenha o romance dos personagens e te afunda na realidade da ilha que o livro se passa. Por ser casto, completamente heterossexual, e ter temas levers, é muito diferente de tudo que li de Mishima. Nem por isso esse é um livro ruim, apenas funciona como um "descanso" de toda a obra.

LaAs198 09/01/2024

Legalzinho pra passar o tempo
A primeira metade entregou muito, mas ficou um pouquinho desinteressante na segunda metade porque eu achei que fosse acontecer mais coisas. Mas de maneira geral, foi legalzinho e é curtinho

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Um romance para contemplar
Livro em prosa e muito poético. Lindas descrições de uma região e comunidade de pescadores. Uma história bela para apreciar.

Monica Grezzi 17/09/2023

Romance gostoso e bem leve, a história se passa numa vila pesqueira pequena, onde um pescador conhece a filha do burguês da cidade e se apaixona. Esse romance adolescente é alvo de ciúmes e intrigas, o que faz eles se distanciarem. Porém, uma disputa marítima sela o destino do casal, que recebe aprovação dos pais e se casam.

Ellie 12/09/2023

Leveza
O amor de uma maneira calma, sem pressa e sem cobranças. A paciência, o contato com a natureza e com o mar faz com que o final seja o esperado.

Didi Zamunel 20/08/2023

Uma história de amor inocente
Bonita a construção da história de amor do casal principal.
Retrata um período diferente do que estamos acostumados, e de como funcionavam a questão de hierarquia das famílias.
Também retrata a vida em alto mar e as dificuldades.
Um livro cativante e inocente.
Recomendo.

Luiz Souza 26/07/2023

Bora pescar o peixe !!!
O livro conta a história de Shinji e Hatsue que vão formar um casal mas eles terão que lutar contra o pai da moça que vai desaprova essa união e ainda tem que lidar com as vilanias de Yasuo um jovem que também gosta de Hatsue e faz de tudo para se casar com a jovem.

A história se passa numa ilha , a Ilha Utajima , o livro mostra o cotidiano do lugar como as pescas no alto mar.

Uma parte engraçada do livro foi quando Hiroshi irmão de Shinji voltou de sua viagem e não falava nada de sua visita aos pontos turísticos e só reclamava do trabalho enervante kkk.

Gostei bastante do livro , primeiro lido de um autor japonês.

Ótima leitura.
Rubens.Memari 26/07/2023minha estante
Quero ler. Coloquei na minha lista.

Luiz Souza 27/07/2023minha estante
Tenha uma boa leitura ?

Pri de La Forge 18/07/2023

Leitura calma
Mais que a história de amor de Shinji e Hatsue, Mar Inquieto é uma declaração de amor a própria ilha de Utajima, seus habitantes e suas rotinas inerentes, sempre voltadas ao próprio sustento e ao respeito que os mesmos tem pela natureza.

iara 21/05/2023

Mar inquieto é de uma delicadeza sem igual. estou começando a me aventurar de verdade nos clássicos da literatura japonesa e, de longe, esse livro do mishima é o mais leve e ao mesmo tempo delicado que já li até agora. o romance entre shinji e hatsue é gostoso de se acompanhar, tem aquele quê adolescente e o lance de ser um romance "proibido" o deixa ainda mais envolvente. além disso, yukio mishima ainda era diretor/dramaturgo e essa profissão dele acaba influenciando a escrita, quando a descrição dos cenários e paisagens lembra muito a lente de uma câmera varrendo o espaço em que se derramam os acontecimentos.
Rosie 22/05/2023minha estante
Esse livro é de uma poesia surreal, cada elemento dele é magnífico. Sou apaixonada

Rosie 09/04/2023

Não pensei que esse livro acabaria sendo meu favorito haha

A escrita do Yukio é muito poética e lírica. Me senti acolhida o tempo todo durante a leitura.
Os personagens são comuns e vivem vidas simples e cotidianas.
A pequena comparação com o Romeu e Julieta de Shakespeare, mas contada de forma contemporânea e com personagens asiáticos também é um charme para esse livro.

A todo momento eu torcia para que Shinji e Hatsue pudessem desfrutar do amor simultaneamente. O romance deles foi rápido, o que não é algo incomum de se ver em romances asiáticos onde tudo é muito muitoooo rápido, mas ao mesmo tempo foi um amor que cresceu de forma saudável e gradualmente. Ambos adolescentes, ambos ingênuos e ambos descobrindo as sensações pela primeira vez. O pai de Hatsue foi muito perspicaz quando tomou a atitude de separar os jovens apaixonados.

E mais que tudo, a ambientação litorânea da ilha de Utajima foi o mágico dessa história. A cereja do bolo para mim. Não poderia imaginar uma história igual em Osaka ou Tokyo, por exemplo.

Infelizmente darei 4 estrelas pelo motivo de que acho que seria justo +100 páginas no mínimo para um desenvolvimento melhor do Yasuo. Acredito que ficou um pouco (muito) aberto o final dele.

- Quero ler mais livros desse autor, já tenho até alguns na listinha.
- Tenho uma sensação estranha ao gostar desse autor, já que ele foi uma pessoa meio problemático enquanto vivo, mas as melhores artes são de pessoas problemáticas (infelizmente?)

"O justo sempre vence, mesmo sem se justificar."

obg por ler, se cuide ;)

bjs bjs

Marcos606 24/03/2023

O mar fez com que o menino encontrasse a menina em uma ilha japonesa autossuficiente, Uta Jima. O herói, Shinji, um jovem e pobre pescador de caráter nobre, apaixona-se por Hatsue, bela e boa filha do rico marinheiro mercador Terukichi. O ciúme complica o romance quando a infeliz estudante Chiyoko retorna de suas férias em Tóquio.

É o exterior de uma história de amor, o barulho ao seu redor, como o som das próprias ondas. É a obra mais acessível de Mishima

lAvia494 23/03/2023

"E estando ele próprio num determinado ponto dessa cadeia natural, como não haveria de entender a ordem exata da natureza?"

Alicia 10/08/2022

Trata-se de uma narrativa curta, bem escrita e contextualizada.
Todos os personagens são bem explicados e a leitura flui muito bem.
Gostei muito da leveza da história, da inocência dos personagens, do romance e do desenrolar da história.
Para além disso, gostei também da relação dos personagens com a natureza, da rotina simples e as belas paisagens tão bem descritas.
Leitura leve e envolvente, vale a pena!